21.4.10

O que aconteceu a Portugal, do PREC ao PEC? - filme e debate no Centro de Convergência na aldeia das amoreiras, em Odemira ( dia 25 de Abril, às 16h.)

Torre Bela, velha propriedade do Duque de Lafões, uma herdade do Ribatejo com dois mil hectares, a maior herdade murada de Portugal, é ocupada por trabalhadores agrícolas sem trabalho nem terra, que, num dos momentos quentes do PREC, decidem organizar-se em cooperativa. O filme “Torre Bela”, do realizador Thomas Harlan, acompanha o processo de ocupação e constituição da cooperativa.

Após o filme, os presentes que atravessaram o PREC no meio rural serão convidados a relatar as suas experiências. Um espaço de diálogo entre gerações, com vista à reflexão sobre esse período intenso e importante da história do país.

No Centro de Convergência / GAIA Alentejo
Aldeia das Amoreiras, Odemira
Domingo, 25 de Abril, 16h00-19h00


Nota:
PREC – Processo Revolucionário em Curso
PEC - Programa de Estabilidade e Crescimento

Festa Mayday no miradouro de S. Pedro de Alcântara, no Bairro Alto ( dia 24 de Abril entre as 16h. e as 20h.)


Depois de termos invadido o Colombo em protesto contra a precariedade, juntado tantas caras diferentes para pensar como nos organizamos (aqui) e bloqueado dezenas de call centers com centenas de apelos à participação (aqui), continuamos o caminho de convocação à parada MayDay no 1º de Maio.

No próximo dia 24 de Abril, Sábado, das 16-20h no Miradouro São Pedro de Alcântara (Bairro Alto), o MaydayLisboa organiza uma Festa/Concentração para fazer ouvir as vozes da precariedade!

Concertos, dança, música, jogos populares, performances, bancas, workshops, testemunhos de precariedade e de luta... e claro muita animação!

E já que estamos numa de festa, aparece também no Arraial do 25 de Abril no Largo do Carmo, nas noites de 23 e 24 de Abril pois o Mayday vai lá estar presente com uma banca. Temos pins, jornais e muita informação para trocar!

Vem fazer parte desta luta! Querem-nos calados mas não nos rendemos!

Vamos dar a volta à precariedade!

http://maydaylisboa.net/


Entretanto, hoje à noite realiza-se a
9ª Assembleia do MayDay

4ªf, 21 de Abril, 21h,
Local: Solim ( Rua da Madalena, nº8 2ºandar)

Hoje em Coimbra debate-se a precariedade, por iniciativa do MayDay ( 21 de Abril, às 21h30)


Serão projectados filmes sobre as acções e as manifestações de vários Mayday's nos anos anteriores e ensaiar-se-á uma reflexão sobre o caminho a seguir este ano.

Vamos pensar e organizar a luta contra as vidas que nos querem impor com a recriação de mais um grito que se vai fazer ouvir em 2010.


Mayday, Mayday!!

http://maydaycoimbra.blogspot.com/

Programa para o 25 de Abril de 2010 no Porto - O faz falta é defender e cumprir Abril


Festa popular a lembrar o cantor Zeca Afonso na celebração do 25 de Abril

A celebração do 25 de Abril no Porto estará associada, este ano, ao 80.º aniversário do nascimento do cantor Zeca Afonso. O poeta e música será lembrado na noite da festa popular, que antecede o dia do feriado nacional, pela voz de vários artistas.

A Comissão Promotora das Comemorações Populares do 25 de Abril reserva, ainda, uma surpresa para jovens com menos de 30 anos.

Pela primeira vez, como especifica João Torres, membro da referida comissão, realizar-se-á uma visita guiada às instalação da antiga PIDE na Rua do Heroísmo, no Porto. Esta viagem ao passado será conduzida pela dirigente sindical Maria José Ribeiro, que chegou a estar presa naquele local antes do 25 de Abril de 1974, e tem destinatários especiais.

"Esta visita é só para jovens até aos 30 anos. Foi pensado que as pessoas mais velhas, que viveram a Revolução dos Cravos, já têm um conhecimento do que foi a actuação da polícia política. Queremos ter uma atitude pedagógica em relação aos mais jovens que não experimentaram situações de falta de liberdade", sublinha João Torres. Os interessados poderão inscrever-se na Casa Sindical. A visita terá lugar às 15 horas de sábado e é limitada a 25 pessoas.

A noite será de festa popular na Avenida dos Aliados. A partir das 21.30 horas, haverá música e poesia com evocação de Zeca Afonso. O Coral de Letras, o Canto Décimo, José Luís Guimarães e Gabriela Marques serão alguns dos artistas presentes. A celebração fecha com fogo-de-artifício.

No dia seguinte, o Largo de Soares dos Reis será, às 14 horas, cenário da homenagem aos resistentes anti-fascistas. Daí partirá o desfile até à Avenida dos Aliados onde será feita uma intervenção pela Associação 25 de Abril. Também haverá música.

Fonte: http://vejambem.blogspot.com/

Preservativos ao Papa. Reuniões de preparação da acção de sensibilização para a luta contra a sida no Porto (dia 28/4) e Lisboa (30/4)

Em 2008, foi declarado que 35 milhões de pessoas eram seropositivas. Por ano, a SIDA mata 2.5 milhões de pessoas, das quais 350 mil são crianças. Mais de 3/4 dessas mortes ocorrem anualmente no continente africano.

Estudos científicos demonstram que a única forma de combater esta pandemia global é através da prevenção. O preservativo, em 2010, surge como a única pequena arma contra uma doença que continua a ameaçar a população humana.

Em 17 de Março de 2009, o Papa Bento XVI na sua primeira visita ao continente africano afirmou que a "SIDA é uma tragédia a nível mundial e que a Igreja Católica está a fazer de tudo para acompanhar e travar o desenvolvimento da pandemia mas que o USO DE PRESERVATIVOS NÃO ERA PARTE DA SOLUÇÃO PARA PREVENIR A SIDA, dado que os mesmos agravam a situação e contribuem para espalhar a doença e contaminar cada vez mais pessoas."

Perante tão grande desfasamento demonstrado pelo Papa com a realidade e perante tão graves consequências que tais declarações podem trazer na luta contra a SIDA, inúmeras acções de protesto simbólicas surgiram um pouco por todo mundo.

O Papa irá encontrar-se em Portugal no próximo mês de Maio:

11 de Maio - Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa
13 de Maio - Santuário de Fátima, Fátima
14 de Maio - Avenida dos Aliados, Porto


Em nome da luta contra a SIDA, em nome dos milhões que morrem anualmente por causa desta doença, em nome das 350 mil crianças, em nome de todos nós, vimos por este meio pedir que TODOS que se solidarizam com esta causa se juntem a nós.

Propomos que nesses dias em que o Papa vai estar em Portugal, conseguir o maior número possível de pessoas nos locais onde o Papa vai realizar as missas e distribuir preservativos e/ou folhetos informativos relativos à prevenção da SIDA pelo maior número de pessoas presentes nesses locais.

Não pretendemos desrespeitar o Papa nem as crenças religiosas de ninguém. Pretendemos sim de uma forma simbólica alertar para um tão grande problema que existe e que a Igreja Católica teima em ignorar.

Sabemos que não podemos mudar o Mundo, mas como alguém um dia o disse "não custa nada tentar". Sabemos que todos juntos poderemos fazer algo mais do que simplesmente nada fazer. Juntem-se a nós em nome desta causa!


Espalhem a notícia.

Não fiquem indiferentes! Juntos poderemos fazer algo!

Reitero que pretendemos fazer algo positivo, criando uma acção de sensibilização e consciência social. Afrontas, desafios e manifestações não fazem parte do nosso objectivo e propósito.



Reunião/Encontro no Porto e em Lisboa, dia 28 e 30 de Abril!

A Acção de Sensibilização “Preservativos “ao” Papa em Portugal” vai realizar duas “reuniões” em Lisboa e no Porto. O objectivo de tais encontros é juntar não só representantes das várias Associações e ONGs mas também reunir o maior número possível de voluntários/pessoas interessadas em participar nesta iniciativa. Será uma óptima forma de nos conhecermos todos melhor e permitir a apresentação de todo o funcionamento da iniciativa e explicar como decorrerá a mesma durante os dias de Maio. Obviamente em tom completamente informal, acho que será um momento interessante e mesmo divertido e nós, enquanto organização, esperamos ver-vos todos lá.



Porto - 28 de Abril às 18h no Pridebar, sito na Rua do Bonjardim, nº1121.
Lisboa - 30 de Abril às 18h na CrewHassan, sita na Rua das Portas de Santo Antão, nº159, 1º.


http://preservativospapa.blogspot.com/