21.4.10

Programa para o 25 de Abril de 2010 no Porto - O faz falta é defender e cumprir Abril


Festa popular a lembrar o cantor Zeca Afonso na celebração do 25 de Abril

A celebração do 25 de Abril no Porto estará associada, este ano, ao 80.º aniversário do nascimento do cantor Zeca Afonso. O poeta e música será lembrado na noite da festa popular, que antecede o dia do feriado nacional, pela voz de vários artistas.

A Comissão Promotora das Comemorações Populares do 25 de Abril reserva, ainda, uma surpresa para jovens com menos de 30 anos.

Pela primeira vez, como especifica João Torres, membro da referida comissão, realizar-se-á uma visita guiada às instalação da antiga PIDE na Rua do Heroísmo, no Porto. Esta viagem ao passado será conduzida pela dirigente sindical Maria José Ribeiro, que chegou a estar presa naquele local antes do 25 de Abril de 1974, e tem destinatários especiais.

"Esta visita é só para jovens até aos 30 anos. Foi pensado que as pessoas mais velhas, que viveram a Revolução dos Cravos, já têm um conhecimento do que foi a actuação da polícia política. Queremos ter uma atitude pedagógica em relação aos mais jovens que não experimentaram situações de falta de liberdade", sublinha João Torres. Os interessados poderão inscrever-se na Casa Sindical. A visita terá lugar às 15 horas de sábado e é limitada a 25 pessoas.

A noite será de festa popular na Avenida dos Aliados. A partir das 21.30 horas, haverá música e poesia com evocação de Zeca Afonso. O Coral de Letras, o Canto Décimo, José Luís Guimarães e Gabriela Marques serão alguns dos artistas presentes. A celebração fecha com fogo-de-artifício.

No dia seguinte, o Largo de Soares dos Reis será, às 14 horas, cenário da homenagem aos resistentes anti-fascistas. Daí partirá o desfile até à Avenida dos Aliados onde será feita uma intervenção pela Associação 25 de Abril. Também haverá música.

Fonte: http://vejambem.blogspot.com/