20.5.08

Maio de 68: a questão da exploração dos trabalhadores foi o eixo das reivindicações estudantis ( texto de João Bernardo)

Texto retirado de:
www.jornalmudardevida.net/


Uns jovens interessantes, embora um tanto ou quanto estouvados, erguendo barricadas e lançando pedras à polícia em nome de ideias generosas mas completamente impraticáveis − eis como o Maio de 1968 tem sido frequentemente apresentado na avalanche de artigos e conferências que celebram os quarenta anos passados sobre o acontecimento. Muitos comentadores simpatizam com esse movimento na medida em que o consideram utópico e, portanto, inofensivo. Simpatizam mais ainda quando só vêem estudantes envolvidos, cujos protestos e desordens não punham directamente em perigo a base económica do sistema. Mas Maio de 68 não foi um movimento utópico, foi um movimento derrotado, o que é muito diferente; e mesmo durante a fase inicial, restrita ao meio estudantil, a questão da exploração dos trabalhadores foi determinante.

Os estudantes

Maio de 68 teve um único grande tema: a recusa de uma universidade ao serviço do capitalismo. Aquela contestação é hoje geralmente apresentada como uma luta entre gerações, jovens reivindicando a libertação sexual e de costumes e pondo em causa a autoridade dos mais velhos. Mas isto vinha já a suceder na prática e desde há vários anos. Foi outro o eixo das reivindicações estudantis, o lema que inspirou as principais palavras de ordem lançadas durante a greve. Os estudantes recusavam-se a ser técnicos superiores destinados a enquadrar e disciplinar a classe trabalhadora.

O Movimento do 22 de Março, uma das organizações mais expressivas da época, composta por libertários e por maoístas espontaneístas, proclamou num panfleto de 4 de Maio: «Nós batemo-nos […] porque recusamos tornar-nos: - professores ao serviço da selecção no ensino, selecção feita à custa dos filhos da classe operária, - sociólogos fabricantes de slogans para as campanhas eleitorais governamentais, - psicólogos encarregados de fazer “funcionar” as “equipas de trabalhadores” segundo os interesses superiores dos patrões, - cientistas cujo trabalho de pesquisa será utilizado de acordo com os interesses exclusivos de uma economia de lucro. […] Recusamo-nos a melhorar a universidade burguesa. Queremos transformá-la radicalmente para que de agora em diante ela forme intelectuais que lutem ao lado dos trabalhadores e não contra eles […] Queremos que os interesses da classe operária sejam defendidos também na universidade».

Esta declaração tinha um valor geral e as outras correntes políticas partilhavam a mesma opinião, tanto os maoístas da União das Juventudes Comunistas Marxistas-Leninistas (UJCm-l) como os trotskistas da Juventude Comunista Revolucionária (JCR), que seguiam a orientação de Mandel, e os trotskistas da Federação dos Estudantes Revolucionários (FER), que seguiam a orientação de Lambert. Como afirmou o Action nº 1, de 7 de Maio, o jornal da insurreição estudantil: «Aqueles que lutam contra a universidade capitalista encontraram-se lado a lado com aqueles que lutam contra a exploração capitalista».

Se havia unanimidade na rejeição de uma universidade ao serviço do capital, a divisão entre as várias correntes políticas contestatárias fez-se relativamente à questão da aliança entre estudantes e trabalhadores − e bastaria isto para confirmar que os problemas da classe trabalhadora foram determinantes no movimento. A FER considerava que a aliança dos estudantes com os trabalhadores se devia realizar mediante negociações entre a direcção da União Nacional dos Estudantes de França (UNEF), uma espécie de sindicato estudantil, e as direcções das várias centrais sindicais operárias. Para a FER tratava-se mais de estabelecer acordos entre burocracias sindicais do que de forjar uma comunidade de interesses nas lutas práticas. Para as outras correntes contestatárias as lutas práticas eram determinantes, mas enquanto a UJCm-l defendia que os estudantes se deviam colocar sob a condução política da classe trabalhadora, a JCR e o Movimento do 22 de Março defendiam que a convergência entre as lutas estudantis e as lutas operárias se devia fazer na rua, nos confrontos contra a polícia, e que deste modo o próprio movimento faria surgir uma vanguarda comum. Para estas duas organizações não se tratava de subordinar os estudantes aos trabalhadores mas de construir uma unidade de base.

A aliança com os trabalhadores foi anunciada desde o começo da greve estudantil. As palavras de ordem da manifestação de 6 de Maio foram tanto «Liberdade para os nossos camaradas» e «A Sorbonne para os estudantes» como «Estudantes solidários com os trabalhadores», e na grande manifestação de 7 de Maio, avaliada em 50.000 pessoas, a faixa que encabeçava o desfile proclamava «Os estudantes com os trabalhadores». Entretanto, as ocupações das Faculdades eram apresentadas pelos estudantes radicais como a reprodução de uma forma de luta caracteristicamente operária.

Num panfleto emitido a 6 de Maio, o Movimento do 22 de Março afirmou que «os estudantes utilizam de agora em diante os métodos de luta dos sectores mais combativos da classe operária». Mais tarde, a mesma organização escreveu num apelo destinado a estimular a formação de Comités de Acção Revolucionária: «Seguindo o caminho traçado pelos operários de Caen, de Mulhouse, de Le Mans, de Redon, da Rhodia [um grupo industrial centrado em Besançon], de Paris, os alunos das universidades e dos liceus e os trabalhadores que se manifestaram contra a repressão do Estado policial na noite de sexta-feira, 10 de Maio de 1968, lutaram na rua durante várias horas contra 10.000 polícias. […] A 13 de Maio, estudantes e operários encontraram-se de novo na rua, iniciaram uma discussão política conjunta e, para prossegui-la, ocuparam permanentemente as faculdades da Universidade de Paris. A partir de então multiplicaram-se as greves com ocupação das fábricas. Para que triunfem as reivindicações de todos os trabalhadores, para atingirmos realmente os nossos objectivos, para prepararmos na acção quotidiana a tomada do poder pelo proletariado, trabalhadores e estudantes, organizemo-nos nos locais de trabalho em comités de acção revolucionária».

A data evocada neste panfleto, 13 de Maio, marcou uma ampliação decisiva do movimento, porque começou nesse dia a maior greve geral da história da França, que chegou a mobilizar entre 9 e 10 milhões de grevistas.

A greve geral

Estava convocada para 13 de Maio uma manifestação que reuniu cerca de um milhão de pessoas, a maior realizada até então em Paris, onde se operou a junção entre estudantes e trabalhadores. À frente ia uma faixa proclamando «Estudantes, professores, trabalhadores solidários», e o facto mais significativo é que esta faixa só pôde encabeçar o cortejo depois de várias escaramuças entre os estudantes e os dirigentes da Confederação Geral do Trabalho (CGT), a maior central sindical, hegemonizada pelo Partido Comunista, que era francamente oposto à luta estudantil e a qualquer tentativa de aproximação entre estudantes e trabalhadores.

Durante esta manifestação a CGT tentou enquadrar os trabalhadores e impedi-los de contactarem com os estudantes, mas não o conseguiu e os estudantes inseriram-se no cortejo operário. Estava anunciado o tema das semanas seguintes, porque enquanto durou a greve geral os estudantes tentaram repetidamente ligar-se aos trabalhadores na acção prática e os dirigentes da CGT fizeram tudo o que podiam para impedir essa convergência. Aliás, convém deixar claro que esta atitude caracterizou unicamente a CGT, porque a Confederação Francesa Democrática do Trabalho (CFDT), uma central sindical de origem cristã, apoiou a aliança entre trabalhadores e estudantes e no dia 20 de Maio realizou uma conferência de imprensa em conjunto com a UNEF, sublinhando que a luta dos estudantes e a dos trabalhadores era uma só.

A 16 de Maio cerca de mil estudantes dirigiram-se às grandes fábricas Renault de Billancourt, que se haviam juntado à greve, e a CGT opôs-se ao contacto dos estudantes com os operários com o curioso argumento de que «recusamos qualquer ingerência externa». A solidariedade era apelidada de «ingerência». No dia seguinte numerosos estudantes regressaram à Renault-Billancourt, e de novo a CGT os impediu de conviver com os grevistas.

Esta obstrução não fez desistir os estudantes mais radicais, que continuaram a procurar a ligação com as empresas em luta. A Moção Política Geral aprovada na Assembleia Geral realizada na Sorbonne a 20 de Maio considerou «que o objectivo político é o derrube do regime pelos trabalhadores e que a ocupação [das Faculdades] deve ser realizada nesse quadro político; que, com efeito, o ensino só corresponderá às necessidades da população quando esta tiver realmente derrubado o poder capitalista; que não podendo a remodelação da universidade ser concebida fora deste quadro, ela não deve, por conseguinte, ser prosseguida somente pelas pessoas que aí trabalham hoje, mas pelo conjunto dos trabalhadores» e concluiu recordando que «a tarefa essencial dos estudantes é ligarem-se ao combate da classe operária contra o regime».

Nesta perspectiva, a 31 de Maio um comunicado da Coordenação dos Comités de Acção, um organismo estudantil de base, insistiu: «A nossa força reside nas ocupações de fábrica». E a 1 de Junho um comunicado da UNEF incitou os estudantes a dirigirem-se às fábricas em greve da Renault e da Citroën.

Em 6 de Junho 4000 polícias fortemente armados ocuparam as fábricas Renault em Flins e expulsaram os piquetes de greve. No dia seguinte numerosos estudantes mobilizados pela UJCm-l e pelo Movimento do 22 de Março foram apoiar os piquetes estacionados nas ruas e estradas de acesso às fábricas. A CGT denunciou então os bandos «organizados militarmente» que «intervieram» em Flins, referindo-se não aos polícias mas aos estudantes, o que não impediu que naquele mesmo dia 7 de Junho, num comício em Elisabethville, junto às fábricas Renault de Flins, se consumasse a ligação dos estudantes aos trabalhadores.

Graças à exigência dos operários, e apesar da oposição dos burocratas da CGT, dois representantes da contestação estudantil tomaram a palavra no comício, ao lado dos oradores operários. Durante quatro dias, foi junto com os estudantes que os operários resistiram às cargas da polícia, até que em 11 de Junho as autoridades se viram obrigadas a fechar as fábricas Renault de Flins.

A comuna de Nantes

Os artigos e conferências dedicados ao Maio de 68 concentram-se geralmente no sucedido em Paris e nos subúrbios desta cidade, mas foi noutro lugar que o movimento atingiu o auge.

O número de 5 de Junho da Tribune du 22 mars, o jornal do Movimento do 22 de Março, descreveu o sucedido em Nantes, uma cidade do oeste da França.

«Enquanto em Paris, e sem demasiadas esperanças, incitamos à constituição do duplo poder, quer dizer, do poder das massas, da base auto-organizando-se frente ao poder estabelecido, enquanto exigimos a autogestão, eis que esta, ou pelo menos um esboço auspicioso, existe já à escala de uma cidade, em Nantes. […] Um comité intersindical estabelecido na Câmara Municipal dirige praticamente a cidade. Ele assegura não só a distribuição da água, do gás e da electricidade mas também o abastecimento de todos os grossistas, em colaboração com as organizações camponesas e com algumas aldeias vizinhas. Além disso, durante vários dias este comité intersindical distribuiu, devidamente certificados, vales de gasolina e vales de alimentação. Mais ainda, o comité controla os preços na cidade, os seus delegados inspeccionam os mercados e as lojas a retalho, obrigando os comerciantes a manter os seus preços. É isto o duplo poder. Também foram criados comités de bairro que, em colaboração com aldeias vizinhas, se ocupam do abastecimento das famílias dos grevistas, no que diz respeito aos bens essenciais. Os caponeses, sobretudo da CDJA [organização de jovens agricultores], vendem ao preço de custo, o que significa que assistimos concretamente, ainda que em escala reduzida, à supressão dos intermediários! Mas a originalidade de Nantes não se limita ao duplo poder. Há algo de surpreendente, e por isso de reconfortante. Trata-se da aliança real e concreta entre os trabalhadores, os camponeses e os estudantes, quer dizer, entre as classes revolucionárias e os estudantes revolucionários. Esta aliança ocorre sobretudo na base, os estudantes e os operários vão ajudar os camponeses nos seus trabalhos, os estudantes apoiam os piquetes de greve operários, todos agindo, na prática, de mãos dadas. Mas esta aliança ocorre igualmente ao nível das organizações. No comité intersindical estão representadas a CGT, a CFDT, a CGT-FO [central sindical de direita], a FEN [federação de sindicatos de professores], a UNEF (dirigida por anarquistas), a CDJA e a FDSEA [organização de agricultores].»

E depois?

Apesar dos esforços da CGT e do Partido Comunista para fraccionar a greve geral numa multiplicidade de greves particulares, desmobilizar os grevistas e convencê-los a regressar ao trabalho, a 14 de Junho havia ainda cerca de um milhão de grevistas. Nos dias 13 e 15 de Junho o governo proibiu todas as manifestações e 11 organizações de extrema-esquerda foram dissolvidas, as suas publicações proibidas e os seus militantes presos ou perseguidos. Estabeleceu-se assim o Estado de Direito tal como vigora hoje, baseado na generalização e na institucionalização das medidas de excepção.

Maio de 68 teve duas outras consequências a longo prazo. Por um lado, chamou a atenção dos trabalhadores franceses, e mesmo dos trabalhadores de outros países, para as greves com ocupação das empresas. As lutas autogestionárias foram fortemente impulsionadas por este exemplo e têm voltado a surgir sempre que existem condições concretas para levá-las a cabo. Aliás, as ocupações de empresas em Portugal em 1974 e 1975 podem ser analisadas nesta perspectiva.

Além disso, Maio de 68 ditou o declínio e a irrelevância do Partido Comunista Francês, que se opusera frontalmente à contestação, e embora a CGT seja ainda a principal central sindical francesa, ela detém esta posição num país onde hoje só estão sindicalizados cerca de 8% da força de trabalho. É certo que houve militantes comunistas a participar activamente no movimento e que muitos filiados na CGT defenderam o prosseguimento da greve e pronunciaram-se a favor dos estudantes, mas não foi esta a atitude dos dirigentes nacionais de ambas as organizações. A oposição dos dirigentes comunistas franceses ao Maio de 68 condenou-os perante a esquerda anticapitalista, sem que a direita ordeira lhes agradecesse o serviço prestado.

O FAPAS vai comemorar o dia internacional da Biodiversidade (21 de Maio) em Santa Maria da Feira


O FAPAS (Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens), no próximo dia 21 de Maio, em parceria com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e com a colaboração do Museu de História Natural da Universidade do Porto e da Aspea vai desenvolver uma série de actividades para comemorar com a comunidade educativa, o Dia Internacional da Biodiversidade.

O programa consta de acções de sensibilização e de ateliers vários e poderá ser consultado na página do FAPAS (
www.fapas.pt )

Ainda há lugar para mais algumas inscrições.

Escolas interessadas devem contactar o FAPAS.


FAPAS

Rua Alexandre Herculano, 371, 4ºDtº

4000-055 Porto

Tel: 22 2002472; FAX: 22 2087455

Email:
fapas@claranet.pt ;







22 de Maio, Dia da Biodiversidade


Para o Fapas, todos os dias são dias da Terra e da Biodiversidade. Todos os dias há que fazer opções, tomar atitudes, definir comportamentos ambientalmente compatíveis com a sustentabilidade da vida na Terra.
Ao contrário, quem devia velar pelo Ambiente no nosso pais não consegue seguir as recomendações do Protocolo de Quioto, não cumpre as directivas sobre a conservação da natureza, promovendo grandes obras em áreas protegidas, não cumpre as directrizes da iniciativa countdown2010, para parar a perda de diversidade, ao mesmo tempo que anuncia pomposamente que está a cumprir!
De qualquer modo, devemos comemorar o dia de forma positiva.



O fapas, este ano, organiza actividades para as escolas, com a colaboração da Câmara, ICNB, Museu de História Natural da Universidade do Porto e ASPEA.


O Programa é:

21 de Maio 2008 / Santa Maria da Feira/ Quinta do Castelo (Casa do Moinho)


(9h-18.30h) ACTIVIDADES LUDICO-PEDAGÓGICAS PARA CRIANÇAS
(O programa comporta 6 estações)


Estação 1. Biodiversidade, para quê?
Estação 2. Vamos ajudar a fauna, construindo caixas-ninho
Estação 3. Descodificar a Natureza (sons e pegadas)
Estação 4. Constrói animais (TÉCNICA DE ORIGAMI)
Estação 5. Vamos ser mochos, corujas, morcegos, cobras……….
Estação 6. Jogo da glória

II Congresso da Fauna Selvagem (23 a 25 de Maio em Mogadouo)



Organização: WAVES (Sociedade Euromediterrânea de Vigilância de Fauna Selvagem)

Data: 23 a 25 de Maio de 2008

Local: Casa da Cultura (Mogadouro)

O alojamento é gratuito para os primeiros 60 participantes estudantes!

Mais informações:
WAVES Portugal
Telefones: 91 9609273, 96 7845074, 259 350628
E-mail:
waves.portugal@gmail.com








II CONGRESSO DA FAUNA SELVAGEM
MOGADOURO Casa da Cultura
23 a 25 de Maio de 2008



Dia 22 de Maio, Quintafeira


18H00 Recepção dos participantes
Colocação de Posters


Dia 23 de Maio, Sextafeira


9H00 Distribuição de documentação aos participantes


9H30 Abertura Oficial do Congresso



Modulo I: Planeta e cidadania
10H00 Aquecimento global: Mito ou realidade?
Eng. Rui Moura
2º Orador ( orador a confirmar)


12H30 Almoço livre


Modulo II: Uso Sustentável dos Recursos Biológicos


14H30 Ganaderia y fauna selvage
Vicente González Eguren Univ. León


15H00 Modelação do habitat para a recuperação de cervídeos no sítio Freita Arada.
Estefânia Lopes


15H15 Efeitos da aquacultura de água doce na fauna selvagem.
José da Costa


15H30 Conservação de recursos piscícolas em rios do norte de Portugal: Quais os impactos dos
repovoamentos de truta nas populações selvagens.
Amílcar Teixeira


15H45 Debate


16H00 Pausa para café


16H30 Presas para grandes mamíferos
Jesus Palácios Alberti Junta de Castilla y Leon


17H00 Diferenciação do sexo em aves como ferramenta de gestão dos recursos genéticos.
Estela Bastos


17H15 Implementação de modelos de gestão do habitat para o fomento do coelhobravo
(Oryctolagus cuniculus).
Aurora Monzón


17H30 Hábitat del jabalí (Sus scrofa) en el Parque Nacional Lanín, Argentina.
Salvador Peris


17H45 Debate


22H00 Noite cósmica, observações astronómicas


Dia 24 de Maio, Sábado


Modulo III: Conservação e Recuperação da Fauna Selvagem


9H30 Reintroduções de populações de cervídeos em Portugal
Carlos Fonseca Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro/CESAM


10H00 Situação populacional do Lobo (Canis lupus) no distrito de Vila Real
Ana Guerra


10H15 Inventariação e Caracterização dos Micromamíferos no Parque Natural do Alvão.
Hélia Gonçalves


10H30 Líbelulas de Portugal, de onde vêm para onde vão.
Sónia Ferreira


10H45 Debate


11H00 Pausa para café


11H15 Lince ibérico, conservação e recuperação.
(Orador a confirmar)


11H45 Implementação de medidas compensatórias na região do Sabor exemplo de um processo
de pósavaliação com objectivo de conservação.
Inês do Rosário


12H00 Avifauna rupicola no PN/ZPE DI, situação demográfica e problemática de conservação.
António Monteiro


12H15 Monitorização do impacte do uso ilegal de venenos nas espécies ameaçadas o papel do
Programa Antídoto Portugal
Ricardo M. L. Brandão, Coordenador do Programa Antídoto Portugal


12H30 Debate


12H45 Almoço Livre



Modulo IV: Fauna Selvagem e Saúde Pública
14H30 Necrópsia de animais selvagens
Francisco Garcia Marin Universidade de León


15H00 As ferramentas “ómicas” no estudo da resistência a antibióticos em estirpes de bactérias
potencialmente patogénicas de animais selvagens.
Gilberto Igrejas Universidade de TrásosMontes e Alto Douro


15H15 Presença da brucelose em animais cinegéticos.
Cláudia Almendra CIBIO/ ICETA. Universidade do Porto.


15H30 Estudo epidemitologico da Triquinelose em javalis no Alentejo.
Catarina Valadas Instituto Nacional Saúde Dr. Ricardo Jorge


15H45 Debate


16H00 Pausa para café


16H15 Sistemas de vigilância em fauna selvagem. O enquadramento actual dos serviços oficiais e as perspectivas futuras.
Andreia Cara D’Anjo Direcção Geral de Veterinária


16H45 Micromamíferos: Importância na transmissão da leptospirose.
Maria das Neves Paiva Cardoso Universidade de TrásosMontes e Alto Douro


17H00 Caracterização de estirpes genéticas de Toxoplasma gondii isoladas de javalis e frequência da infecção em animais de abate e gatos selvagens.
Anabela Vilares Instituto Nacional Saúde Dr. Ricardo Jorge


17H15 Epidemiologia da infecção por Mycobacterium bovis no javali (Sus scrofa) em Portugal
Nuno Santos


17H30 Debate


18H00 Leitura das conclusões e encerramento do Congresso



18H30 Assembleia geral da WAVES Portugal


20H00 Jantar do Congresso


Dia 25 de Maio, Domingo


9H30 Visita á Estação Biológica Internacional de Cozcorrita e Cruzeiro Ambiental de Barco no Rio Douro (Miranda do Douro)

Curso Transfronteiriço de Etnobotânica (22 a 25 de Maio de 2008 em Vimioso, Miranda do Douro, Fornillos de Fermoselle, Mogadouro)


Programa


5ª Feira – 22/05/2008

16h00 – Recepção dos participantes (local: Casa de Turismo Rural de Vale de Algoso)
Ver informações sobre "como chegar" a Vale de Algoso aqui

16h30 – Boas vindas e apresentação do Programa
17h00 – Etnobotânica – história, objectivos e principais metodologias. Importância da conservação da biodiversidade vegetal.
18h00 – Breve síntese sobre a etnobotânica portuguesa e europeia
18:30 – Prova de Chás.
20:00 – Jantar Etnobotânico.
21:30 – Prova de licores.
Tertúlia com projecção de filme


6ª Feira – 23/05/2008

09h30 – Partida para Fornillos de Fermoselle.
10h00 – Etnobotânica de Sayago.
11h30 – Oficina de Flautas e Vassouros.
13h00 – Pausa para Almoço.
14h30 – Saída de Campo em Fariza
16h30 – Identificação, preparação e acondicionamento do material vegetal recolhido (Local: Museu Etnográfico de Miranda do Douro)
18h00 – Encerramento dos trabalhos


Sábado – 24/05/2008

09h30 – Saída de Campo
13h00 – Almoço Campestre (Local: Santuário de S. João das Arribas)
15h00 – Identificação, preparação e acondicionamento do material vegetal recolhido.
16h00 – Análise, organização e tratamento dos resultados obtidos.
16h30 – Etnobotânica de Trás-os-Montes
17h30 – O linho: do cultivo à farmacopeia tradicional. Síntese de usos em Trás-os-Montes.
18h00 – Encerramento dos trabalhos.


Domingo – 25/05/2008

09h30 – Saída para Soutelo – O ciclo do linho
12h00 – Avaliação do Curso.
12h30 – Encerramento do Curso.


Apresentação


A estreita ligação que existe entre o homem e as plantas é antiga, e nos últimos anos tem-se assistido ao renascer do entusiasmo por um recurso natural que desde sempre acompanhou o homem nas suas manifestações culturais e religiosas, na sua alimentação, na procura de alívio para doenças, na construção de abrigos, etc.
Foi muitas vezes da tentativa de dar resposta à necessidade que surgiu o saber fazer aliado aos recursos vegetais. A Etnobotânica pode ser entendida como a ciência que estuda as inter-relações entre o homem e as plantas, e o modo como as populações dão uso aos recursos vegetais. Resulta de uma grande multidisciplinaridade, mas assenta fundamentalmente nas ciências sociais e na botânica, na tentativa de descrever a relação que une o homem com o ecossistema vegetal. As potencialidades e aplicações de várias espécies passam por domínios medicinais, aromáticos, condimentares, alimentares, e o contributo dos conhecimentos etnobotânicos é de grande utilidade para o conhecimento científico moderno, contribuindo também para o desenvolvimento local através da valorização dos recursos endógenos e da conservação da natureza e da biodiversidade.
Com este curso pretende-se dar uma panorâmica daquilo que é a investigação e pesquisa etnobotânica em Portugal e em Espanha, expressão das várias dimensões que compreende esta área do conhecimento.

Links de interesse:


Plants for a future: http://www.pfaf.org/

Le réseau de la botanique francophone:
http://www.tela-botanica.org/

Actualitées botaniques:
http://www.tela-botanica.org/actu/rubrique20.html

Wild Collection of Medicinal and Aromatic Plants:
http://www.wwf.de/fileadmin/fm-wwf/pdf_neu/Standard_Version1_0.pdf

Grupo de Trabalho em Etnobotânica Portuguesa:
http://www.etnobotanica.uevora.pt/

Journal of Ethnobiology and ethnomedicine:
http://www.ethnobiomed.com/home/

Ethnobotany Research and Applications:
http://www.ethnobotanyjournal.org/

Sistema de información sobre las plantas de España (Flora iberica):
http://www.anthos.es/

Lições de Botânica on-line:
http://www.unex.es/botanica/

Spice pages:
http://www.uni-graz.at/~katzer/engl/index.html

Fruit crops:
http://www.uga.edu/fruit/#Crops

Flora iberica:
http://www.rjb.csic.es/floraiberica/

Angiosperm Phylogeny Website:
http://www.mobot.org/MOBOT/research/Apweb/


USDA Plant database:
http://plants.usda.gov/

New Crop Resource Online Program:
http://www.hort.purdue.edu/newcrop/

Ethnobotanical leaflets:
http://www.siu.edu/~ebl/

Museu Etnobotânico de Beja
http://www.esab.ipbeja.pt/museu/


Inscrição e preço:
www.aldeia.org/portal/PT/5/EID/92/DETID/3/default.aspx

Futebol de rua versus a Indústria do Futebol



A propósito da edição do livro « Futebol De Rua: Um Beco Com Saída. Jogo Espontâneo E Prática Deliberada» de Helder Fonseca & Júlio Garganta

A actividade lúdica e espontânea do futebol de rua está a morrer. As crianças e os jovens estão a ser agora adestrados em recintos fechados, em escolas de futebol, tornaram-se bonecos amestrados de circo. O futebol tornou-se numa indústria pesada, num espectáculo alienante, monocórdico e embrutecedor, protagonizado por «jogadores-robot» telecomandados à distância…

Estão a esgotar-se os tempos em que crianças e jovens, através do denominado Futebol de rua, iniciavam de forma espontânea e sem qualquer supervisão dos adultos, a prática do Futebol. Por isso, o desaparecimento do Futebol de rua tem sido referido como uma das razões que actualmente a explicar a menor qualidade individual dos jogadores e a falta de criatividade no jogo de Futebol.

Com o desaparecimento do futebol de rua, berço da maioria dos grandes futebolistas do passado, a criança, em vez de descobrir o jogo num ambiente favorável como a rua, foi despojada do jardim de infância e submetida, em instalações desportivas, a métodos que não respeitam os seus desejos e expectativas, nem se ajustam à sua capacidade física e mental...

O Futebol de rua é uma actividade que se consubstancia em condições deveras importantes para o desenvolvimento das habilidades para jogar e para a potenciação da aprendizagem, a saber: o envolvimento prematuro com a bola e o(s) jogo(s); a elevada quantidade de horas dessa prática (jogo) acumulada; o prazer e a paixão que a criança mantém pelo jogo; a presença constante da auto e da heterocompetição; a possibilidade da criança explorar, criar e construir o jogo, sob condições de elevada variabilidade e instabilidade.