23.1.07

Reedição do livro Socialismo Libertário ou Anarquismo, de Silva Mendes

A Livraria Letra Livre acaba de reeditar, numa tiragem limitada, o livro de Silva Mendes «Socialismo Libertário ou Anarchismo» a mais importante obra escrita sobre anarquismo em língua portuguesa.
.
Esse livro de 1896, hoje raro, escrita por um jovem licenciado em Direito, teve um importante papel na divulgação das teorias libertárias na Universidade de Coimbra, contribuindo para formar a geração da Greve Académica de 1907, mas também os militantes socialistas e sindicalistas do final do século XIX e começos do século XX.
.
A apresentação será feita na Livraria Letra Livre sábado, dia 27 de Janeiro, pelas 18.30h.
.
Livraria Letra Livre
Calçada do Combro, 139 (Bairro Alto)
1200-113 Lisboa
.

Morreu Abbé Pierre, o Gandhi francês

Abbé Pierre, o Gandhi francês, fundador das comunidades Emmaus, morreu ontem aos 94 anos.

Abbé Pierre, do seu verdadeiro nome Henri Antoine Groués, nasce em Lyon a 5/1/1912, numa família numerosa e socialmente bem colocada, e entra aos 19 anos para os franciscanos, transitando depois para a Ordem dos Capuchos que é de todas e a congregação mendicante mais pobre.

Como vigário da Catedral de Grenoble envolveu-se na resistência anti-nazi, arriscando a sua vida na ajuda aos judeus perseguidos, e transportando ele próprio refugiados judeus para a Suiça. Foi nessa época que adoptou o cognome de Pierre. Organizou mesmo uma grupo armado no seio da Resistência francesa à ocupação nazi.
No final dos anos 40 fundou a Comunidade Emmaus vocacionado para a ajuda aos sem-abrigo e aos pobres e marginalizados em geral. A comunidade Emmaus espalhou-se entretanto por vários países e ganhou uma dimensão internacional de fraternidade e partilha. A 1 de Fevereiro de 1954 lança pela rádio o célebre apelo «A insurreição da bondade» a favor dos pobres e dos grupos sociais carenciados. Infatigável na sua luta pelos mais fracos e desprotegidos, ele tornou-se uma figura conhecida e respeitada pelos franceses e até a nível internacional. Era o porta-voz dos párias, dos humilhados e ofendidos. Merece pois o nosso reconhecimento. Nele o amor pelos outros, o respeito pelos outros, o bem para os outros não eram só palavras. Ele personificava o homem que combatia a favor do outro, e dava voz à cólera dos que pediam justiça.
Ao lado de Josué de Castro, participou da fundação da Associação Mundial de Luta Contra Fome (Ascofam), em 1957, e de diversos congressos e reuniões internacionais a favor do bem estar dos excluídos
É o fundador da Comunidade Emmaus ("O nome Emmaus corresponde a uma localidade da Palestina onde alguns desesperados voltaram a encontrar esperança. Esse nome evoca em todos crentes ou não, nossa comum convicção que só o amor pode nos unir e permitir avançar juntos”). As Comunidades de Emmaus são compostas por pobres que, através do trabalho de recuperação e reutilização daquilo que é lançado fora, adquirem o seu próprio sustento e ajudam quem se encontra em condições piores.

Independentemente da sua ligação à Igreja e da sua fé católica, Abbé Pierre merece o nosso reconhecimento por tudo o que fez a favor dos mais pobres e dos mais fracos. Defensor dos direitos humanos, ele não hesitava em intervir em prol das causas justas contra a iniquidade e a opressão. Será recordado como um homem bom que lutava pela vitória da justiça no mundo.