3.8.10

Encontro europeu dos viajantes à boleia realiza-se este ano em Portugal (em Sines, de 6 a 9 de Agosto)


Convidam-se todos os que gostam de andar à boleia, aventureiros destemidos, viajantes experientes e ainda os que procuram uma primeira experiência de boleia para um encontro onde se possam conhecer uns aos outros e trocar histórias e experiências, divertir-se e tornar-se parte desta nossa comunidade crescente!

Este ano o encontro dos viajante das boleias realiza-se em Sines, Portugal, entre 6 e 9 de Agosto

Sines está situada na costa, a cerca de 160Km de Lisboa, e dispõe de um excelente local para acampamento no centro da cidade, com árvores, sombra, wc grátis, chuveiros, acesso a água e com praia apenas a 10 min a pé.


http://hitchgathering.org/



Para arranjar boleias:

http://www.deboleia.com/

http://www.hitchhikers.org/index.cgi?lang=pt





Já por duas vezes centenas de viajantes à boleia se reuniram para promover a boleia na Europa. O primeiro encontro foi em Paris em 2008, em que acampámos debaixo da Torre Eiffel! Em 2009 realizou-se em Odessa, na Ucrânia, num acampamento na praia. Este ano o encontro dos viajantes à boleia realiza-e em Sines, Portugal!

Como tudo começou

Um pequeno grupo de viajantes entusiastas das boleias decidiu no início de 2008 organizar a primeira Semana Europeia das Boleias. Começou por ser um projecto artístico mas rapidamente se transformou em algo maior e mais abrangente à medida que várias pessoas se juntavam.
O objectivo passou a ser escolher um local e uma data para um encontro, e divulgar o evento a todos os adeptos de boleia do mundo. O local escolhido foi o “Champ de Mars” em frente à Torre Eiffel em Paris, França, às 8 da manhã do dia 08/08/08, passando-se por isso a chamar “projecto 888”.
Cento e cinquenta viajantes europeus apareceram e ficaram por três dias. Foi uma intensa troca de experiências, sorrisos e vinho francês.

Odessa 2009

Foi muito bom repetir a experiência no ano seguinte. A comunidade cresceu entretanto e mais pessoas apareceram. Desta vez queríamos uma localização mais a leste, onde pudéssemos encontrar-nos com viajantes russos (e para onde existissem menos restrições em relação à atribuição de vistos para todos). O local escolhido foi Odessa, no mar negro ucraniano.
O desafio foi bastante mais exigente desta vez. Paris era um destino fácil para a maior parte de nós mas a Ucrânia era muito mais longe. Muitos embarcaram numa viagem à boleia de vários dias, alguns sem parar e outros encontrando-se pelo caminho em encontros prévios que foram sendo organizados.
Acabámos por reunir um pouco mais que uma centena de adeptos da boleia de toda a Europa, a maior parte já com experiência. Alguns não chegaram ao destino por ser tão afastado. Passámos três dias juntos conversando, celebrando e partilhando conhecimento. Organizámos oficinas e encontros espontâneos.

2010
Esperamos que este ano de 2010 sejamos ainda mais em Portugal!

Participa

Todos estão convidados para contribuir com histórias, fotografias e vídeos. O encontro vive dos seus participantes e claro que queremos a participação de todos, quer seja a organizar um encontro prévio, traduzindo texto para outra língua ou simplesmente divulgando ao mundo este projecto! Se tiveres uma ideia, és tu que a podes fazer acontecer!

Deixa a tua ideia no fórum e procura ajuda junto dos outros participantes

Podes ajudar este encontro a ser o melhor possível.

O Encontro é auto-organizado pelos participantes de um modo transparente e igualitário. Todos são convidados a ajudar e ninguém recebe por isso.
Para começar, não precisas de perguntar a ninguém, ou de fazer alguma coisa em especial. Simplesmente encontra algo que precise de ser feito, fá-lo, e comunica que foi feito. Para simplificar tudo temos um “painel da evolução" :

onde se mostra o que precisa de ser feito e o que já foi feito

Os nossos objectivos
• Promover o conceito de boleia na sociedade europeia
• Estimular a comunidade de adeptos da boleia
• Divertir-nos a fazer os dois últimos, enquanto viajamos e encontramos velhos amigos



Pre-gatherings

Foram programados pré-encontros em várias rotas. E outros locais de pré encontros são discutidos no forum, onde podem adicionar encontros que queiram organizar na vossa própria cidade.

Organizar um pré-encontro é fácil: estabeleçam um período de 1 ou 2 dias para as pessoas chegarem e encontrarem um local onde se possa descansar e ter acesso a banho.
Dêem o vosso contacto e já está!
Podem usar o fórum para propor workshops, flash mobs, actuações, ou para encontrar companhia para a viagem.


Boleia ou carona ( no Brasil) é uma forma de transporte em que uma ou mais pessoas são levadas de um ponto a outro por um terceiro de forma gratuita no seu veículo.

Através da boleia fazem-se entre amigos e trocam-se conhecimentos Por vezes, as despesas decorrentes da viagem podem ser rateadas entre todos ou então pode ser cobrado um valor fixo, pré-determinado. As boleias são pode pedidas tradicionalmente nas margens das ruas e estradas, fazendo aquele gesto praticamente universal com uma das mãos à frente do corpo com o polegar apontando a direção que se deseja tomar. Ultimamente as boleias são solicitadas em websites criados para o efeito na Internet.

Pedir boleia pode ser, em alguns locais, completamente proibido, ou perigoso


Como andar à Boleia

Viajar à boleia é a nossa maneira preferida de andar por aí! Adoramos a boleia por várias razões. Alguns de nós pela aventura, outros para conhecer gente e outros ainda porque consideram que é a melhor maneira de conhecer novos lugares e os seus habitantes.

És novo nas boleias e queres mais informação? Consultar:

http://www.women-on-the-road.com/female-hitchhikers.html