19.9.09

Imaginação ao poder ou todo o poder à imaginação

Votar neste programa: carro + emprego + consumo + casa ???

Mas será que não têm algo de mais original ?



A imaginação é uma arma

A imaginação é uma força

A imaginação é o que fica ao homem quando o espoliam de tudo

A imaginação conquistará o poder



O poder da imaginação leva-nos ao infinito


Vamos limpar o Mundo 2009 ( limpar o Tejo, promover a biodiversidade: acção em Vila Velha de Rodão, no dia 20 de Setembro)



http://www.cleanuptheworld.org/en/

“Vamos Limpar o Mundo 2009”
20 de Setembro em Vila Velha de Ródão.


Limpar o TEJO, promover a Biodiversidade

A Quercus associou-se a esta campanha e no próximo dia 20 de Setembro iremos percorrer o rio Tejo e algumas ribeiras, junto a Vila Velha de Ródão, de forma a sensibilizar a população e recolher o lixo aí encontrado.

O objectivo é recolher o máximo de lixo possível que no final será pesado numa báscula e colocado em contentores adequados. No final da actividade, haverá uma acção de sensibilização para os utilizadores daquele troço de rio que alertará para os perigos que representa o lixo em ambientes naturais, tais como, o risco de incêndio e o perigo para a fauna.
Todos os anos milhares de animais morrem ou ficam mutilados devido a ingestão de lixo como plásticos, redes, etc.
Na região é frequente darem entrada nos centros de recuperação de fauna, cegonhas e outros animais mutilados e com lesões devido à presença de lixo no meio natural. Este lixo, que muitas vezes é transportado para os ninhos destas aves, pode provocar a morte das crias. O lixo também causa impacto visual, numa zona onde se pretende potenciar o turismo de natureza.
No dia 20 de Setembro serão organizados vários grupos de participantes que irão percorrer de barco, canoa e a pé as margens do Rio Tejo, as ribeiras de Açafal, Enxarrique e ribeira de Vilas Ruivas assim como a “ilha dos pescadores”, recolhendo lixo e diverso material aí encontrado assim como sensibilizando os utilizadores das margens do rio e os pescadores.

A participação nesta actividade é gratuita e as inscrições podem ser efectuadas através dos e-mails: castelobranco@quercus.pt ou portalegre@quercus.pt com o envio da ficha de inscrição em anexo.

A campanha “Vamos Limpar o Mundo” (Clean Up the World)

Trata-se de um projecto que anualmente reúne inúmeros voluntários para a realização de tarefas como a remoção de lixo e melhoramento de espaços.
Esta campanha é um dos maiores programas internacionais destinado a mobilizar pessoas para a limpeza do nosso planeta sendo apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
A campanha começou em 1989 na Austrália numa acção no Porto de Sidney onde centenas de voluntários removeram da água e da praia o lixo que aí se encontrava. Tornou-se internacional em 1993 e Sidney passou a ser o centro de operações desta campanha.
Desde então, todos os anos, em todo o mundo, ao longo de centenas de Km de praias do interior ao litoral, voluntários trabalham para acabar com a poluição provocada pelos comportamentos negativos da população.
Acreditamos que este pequeno gesto pode ter um impacte positivo na consciência ambiental dos participantes possibilitando a médio prazo mudanças de atitudes e hábitos individuais.

Programa

9h00- Encontro dos participantes no cais de Vila Velha de Ródão.
9h30- Acção de limpeza nas margens do Rio Tejo, nas ribeiras de Açafal, Enxarrique e ribeira de Vilas Ruivas assim como a “ilha dos pescadores”
11h30- Regresso ao cais de Vila Velha de Ródão
12h30- Almoço
14h30- Continuação da acção de limpeza
18h00- Acção de sensibilização dos utilizadores do rio.
Para a realização desta actividade será conveniente levar calçado e roupa confortável, chapéu ou impermeável (dependendo do estado do tempo), água e luvas resistentes.


QUERCUS - Associação Nacional de Conservação da Natureza
Núcleo Regional de Portalegre
Apartado 163, 7301-901 PORTALEGRE, Telefs: 96 010 70 80 / 96 020 70 80
E-mails: portalegre@quercus.pt / quercus.portalegre@gmail.com
Web page: www.quercus.pt