Iraque - 8 anos de ocupação
O Movimento Pela Paz organiza uma sessão no Porto sobre o tema Iraque - 8 anos de ocupação, com a presença de Haifa Zangana.
Dia 28 de Março, 2ª feira, às 18 horas, no SINAPSA (Rua Breiner, 259, Porto)
Haifa Zangana (nascida em 1950 em Bagdad) é uma escritora, artista e activista política iraquiana. Cresceu em Bagdad e licenciou-se em 1974 na faculdade de Farmácia da Universidade de Bagdad. No início da década de 1970, enquanto membro do Partido Comunista Iraquiano, foi presa pelo regime dirigido pelo Partido Baas. Depois de libertada permaneceu no Iraque e terminou os estudos. Integrou-se na Organização de Libertação da Palestina, tendo sido responsável pela equipa farmacêutica, deslocando-se então entre a Síria e o Líbano em 1975. Foi para o Reino Unido em 1976. Como escritora e como pintora, colaborou, nos anos 1980, em várias publicações europeias e norte-americanas e participou em exposições colectivas e individuais em Londres e na Islândia.
Publicou as seguinte obras:
City of Widows, An Iraqi Woman\\\'s Account of War and Resistance (2008),
Seven Stories Press NY War With No End (2007),
Verso Not One More Death (2006),
Verso Women on a Journey: Between Baghdad and London (2001)
Keys to a City (2000)
The Presence of Others (1999)
Beyond What the Eye Sees (1997)
Through the vast halls of memory (1991)
Colabora regularmente em publicações europeias e árabes como The Guardian, Red Pepper, Al Ahram e Al Quds (onde publica comentários semanais).
É membro fundador da Associação Internacional de Estudos Iraquianos Contemporâneos. Faz parte do conselho consultivo do Tribunal de Bruxelas sobre o Iraque (Brussel’s Tribunal on Iraq). Integra a organização Women Solidarity for an Independent and Unified Iraq (WSIUI). Em nome desta organização e da Iraq Occupation Focus (IOF), apresentou, em Setembro de 2009, perante o Comité dos Direitos Humanos das Nações Unidas, em Genebra, o documento A report on the situation of women and children in occupied Iraq (Um Relatório sobre a Situação das Mulheres e das Crianças no Iraque Ocupado).