9.7.09

Vídeos e debate sobre a obra e o pensamento de M. Foucault na livraria-bar Gato Vadio ( neste Domingo, dia 12, às 17h.)


GATO VADIO - Livraria. Atelier de Design. Café-bar
Rua do rosário, 281 – Porto
telefone: 22 2026016
email: gatovadio.livraria@gmail.com
http://gatovadiolivraria.blogspot.com/

Hoje à noite há cinema e café zapatista na livraria-bar Gato Vadio ( documentários sobre Chiapas, no México, e sobre os povos indígenas do Peru)


Hoje, quinta-feira, dia 9 de Julho, às 22h. na Livraria-bar Gato Vadio ( na Rua do Rosério nº 281, Porto), vai passar o filme A Placed Called Chiapas (México), integrado no ciclo de cinema dedicado à América Latina que está a decorrer naquele espaço. Entretanto, antes do filme, vai ser exibido um pequeno vídeo sobre o Massacre em Bágua, A Selva não se vende, a Selva defende-se. Ao longo da noite haverá ainda Café Zapatista e debate!


Livraria-bar Gato Vadio
Rua do rosário, 281 – Porto
telefone: 22 2026016


Na Amazónia peruana vivem, desde milénios, mais de 1500 comunidades nativas, que habitam em cerca de 10 milhões de hectares. Sem contar com os grupos chamados de não contactados, que por decisão própria vivem afastados de todo o contacto com o homem branco ocidentalizado.

Além do mais, conta com áreas naturais protegidas pelas leis nacionais e internacionais, tomando em conta que são uma garantia para o frágil equilíbrio ecológico da terra e património com a maior diversidade do planeta em termos biológicos e culturais.

O desenvolvimento sustentável, conceito usado pelos governos auto-proclamados desenvolvidos, para uma responsável e racional exploração de recursos, brilha pela sua total ausência. Na Amazónia peruana, a negligência usada em nome do progresso social, tecnológico e económico de um país, promove a escandalosa devastação dos territórios das comunidades indígenas, da sua cultura e do modo de vida indígena. E alimenta a base da exploração com que se sustentam os aparelhos de Estado e as multi-nacionais.

Tecnocratas e capitalocratas mutilam o património da Amazónia, convertendo as florestas em produção permanente. Lotes de hidrocarbonetos e recursos minerais que são leiloados em milionárias concessões petro-mineiras para as maiores corporações internacionais.

Petrobras, Barret, Burlington, Pluspetrol, Ramshorn, Oxy, Nocol, Repsol, Hess, Loon, Sapet, Hunt Oil, Pan Andean, True energy e outras mais, podem agora usufruir de mais de 70 % da selva amazónica peruana em concessões para a exploração de todos os tipos, incluindo a maior parte dos territórios indígenas outrora legalmente considerados intangíveis.
No seguimento do Tratado de Livre Comércio assinado com os EUA, pouco antes de George Bush sair da presidência, o governo peruano aprovou e executou os Decretos Legislativos que provocaram o protesto e descontentamento popular, que se estenderam por todo o país, especialmente em Loreto, San Martín, Amazonas, Ucayali, Huánuco, Cuzco e Madre de Dios.

Alterações na lei que permitem o acesso à Amazónia Peruana ainda não capitalizada das multinacionais petroleiras e mineiras e de empresas dedicadas a produção de biocombustíveis.
As comunidades nativas (awajún-wampis, kichuas, arabelas, huaronis, pananujuris, achuar, murunahus, entre outras) uniram-se e reagiram contra o pacote legal por considerar que ele afecta os seus direitos e ameaçam o ecossistema da Amazónia, onde vivem.

Além do mais, o governo decidiu promulgar essas leis sem consultas, desrespeitando o Convénio 169 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que obriga à auscultação das comunidades nativas antes da definição de uma norma legal que possa afectá-los, transformando as leis em inconstitucionais.

A negativa do governo em derrogar as leis tornou impossível o diálogo com os indígenas e os protestos converteram-se em greves por tempo indeterminado que duram por mais de 60 dias, bloqueio das principais estradas e vias que ligam o país, ocupação de locais estratégicos, exigências e reclamações.

Como resposta, numa tentativa de calar a voz indígena, no início de Junho, o governo de Garcia suspendeu as Liberdades Civis, declarou estado de emergência e enviou militares para actuar sobre os protestos na região de Bagua.

A intervenção militar resultou em confrontos sangrentos (5 de Junho), onde morreram cerca de 30 indígenas. A polícia foi acusada de recolher e queimar corpos para esconder a chacina e de disparar de helicóptero para os indígenas armados com lanças. Estima-se que mais de 50 pessoas tenham sido mortas neste massacre.

Devido às proporções trágicas e ao mediatismo do conflito, uma semana após o massacre, o Congresso aceitou revogar dois dos decretos presidenciais questionados pelos indígenas, levantando os bloqueios dos protestantes.

De nada serviu para interditar as aspirações petroleiras, pois 13 dias depois do massacre, o governo de Alan Garcia deu luz verde para que uma empresa anglo-francesa perfure a Amazónia peruana em busca de petróleo.

O projecto da empresa Perenco está localizado numa região habitada por duas tribos de índios isolados. O projecto é considerado a maior descoberta de petróleo do Peru nos últimos 30 anos. A empresa Perenco, que é uma das maiores abastecedoras de petróleo do Reino Unido, negou anteriormente que índios isolados vivessem na região.

Se estas leis se mantêm, em curto prazo, as terras amazónicas passarão para as mãos das corporações petroleiras, mineiras, de água, madeireiras, produtoras de biocombustíveis, e a médio prazo, a Amazónia estará irreversivelmente destruída e as populações indígenas destroçadas.

A luta contra estas leis, é uma luta pela sobrevivência das comunidades amazónicas e da sua cultura.



A Place Called Chiapas
Nettie Wild,

Documentário (México)

Chiapas e a resistência Zapatista

Em 1993, o governo federal mexicano assinou o acordo de comércio livre da América do Norte (NAFTA) com os EUA e anunciou ao povo mexicano que a penetração livre das corporações americanas na economia promoveria um inusitado e exótico salto do México do 3º para o 1º mundo.


Depois de o povo indígena ter lutado durante anos para ganhar representação política e justiça económica, em resposta ao acordo e à linha dura do mercantilismo, uma facção político-militar, liderada por um homem misterioso conhecido apenas por subcomandante Marcos, insurgiu-se numa insurreição armada na região de Chiapas no dia 1 de Janeiro de 1994, dominando quatro municípios e cerca de 650 ranchos privados, que historicamente tinham provocado a deslocação de nativos.


As acções do exército Zapatista de libertação nacional (EZLN) em protesto contra a ratificação do acordo NAFTA, exigiam o "controlo sobre as nossas vidas e a nossa terra" como forma de garantir a autonomia e a sobrevivência das comunidades indígenas.


Como resposta receberam as investidas do exército federal. Em 1999 ....ambas as facções acordaram um desconfortável cessar-fogo e trégua. Pese embora, um quarto do exército mexicano continue ainda hoje instalado nas redondezas das comunidades Zapatistas, fazendo um cerco às aldeias e cidades da cultura indígena de Chiapas.


Instando os cidadãos a uma guerra pacífica, o subcomandante Marcos usa os media como misseis de longo alcance para manter afastados os 30.000 militares mexicanos que rodeiam o território Zapatista. As suas comunicações no mundo virtual, desafiam o governo mexicano e desmascaram o sistema capitalista internacional.

A sua poesia e a sua retórica, corteja os mexicanos com sonhos de uma nova democracia.
Com o intuito de realizar um documentário sobre esta revolução na zona de Chiapas, Nettie Wild, esteve lá nove meses, numa das zonas mais pobres do México, e seguiu as actividades dos rebeldes zapatistas e do grupo paramilitar opositor Partido Paz e Justiça.


"A place called Chiapas" ganhou o prémio de melhor documentário em 1998 no festival internacional de Los Angeles.
A Place Called Chiapas


Nettie Wild
1998
tempo: 89 min
México

Concentração de anarquistas em Lisboa e Porto em solidariedade com a luta dos povos indígenas do Peru


Respondendo ao apelo internacional feito pela União Socialista Libertária do Peru para o próximo dia 8 de Julho, algumas dezenas de anarquistas e anti-autoritários concentraram-se na Praça Camóes, em Lisboa, em solidariedade com a luta dos povos indígenas no Perú.
Foram distribuídos panfletos à população em que, para além de se denunciar a situação vivida pelos indígenas do Perú, se indicava de uma forma muito clara que se estava em luta ...
"Contra o capitalismo e a destruição do nosso mundo natural, solidariedade com a luta dos povos indígenas!!! ", e que ... "Nenhuma agressão sem resposta", assinado por "Anarquistas por uma terra livre".