20.8.07

Gaia ( grupo de acção e intervenção ambiental) apoia a acção do movimento Verde Eufémia e responde a certas acusações


COMUNICADO DE IMPRENSA do GAIA ( grupo de acção e intervenção ambiental)
20 de Agosto de 2007
Para mais informações:
Pedro Jorge Pereira - 934476236

GAIA apoia acção do Movimento Verde Eufémia e responde a acusações da imprensa

O GAIA apoia a acção do Movimento Verde Eufemia, por considerar o uso de desobediência civil e acção directa não violenta uma estratégia válida na luta pelos direitos sociais e ambientais da população. É com agrado que o GAIA vê outros grupos preocupados com os riscos provocados pelo cultivo de OGM.

O GAIA mantém continuamente uma campanha de consciencialização sobre os riscos dos OGM. Enquanto as nossas actividades se centram em distribuir programas educacionais, recolhendo informação, espalhando actividades e promovendo acções criativas, o GAIA espera que esta actividade específica sirva para provocar o debate social sobre os OGM de forma a que as ameaças inerentes à utilização de OGM recebam a atenção devida. O GAIA está convencido que diferentes abordagens e estratégias relativas aos problemas dos OGM caracterizam uma sociedade civil verdadeiramente activa.

Por outro lado, o GAIA pretende clarificar algumas acusações que recentemente surgiram na comunicação social, ligando o Movimento Verde Eufémia ao evento Ecotopia, que por sua vez foi promovido pelo GAIA.
Quanto a isto, o GAIA manifesta que:
• O Ecotopia é um encontro internacional de activistas que decorre anualmente e que na sua 19ª edição decorreu pela primeira vez em Portugal, coordenado pelo GAIA. O encontro foi um grande sucesso, tendo sido um dos mais participados do último ano, com mais de 500 pessoas a passarem por Aljezur, de vários países da Europa, mas com uma maioria de participantes portugueses. No Ecotopia foram discutidos e debatidas temáticas sociais e ambientais e partilhadas experiências no sentido de construir uma sociedade mais justa e sustentável.
• É natural que alguns participantes na acção e no Movimento Verde Eufémia tenham participado no Ecotopia. No entanto, não é razoável, como veio referido nalguma comunicação social, constituir uma ligação entre ambas a iniciativa Ecotopia e a acção do Movimento Verde Eufémia.
• São completamente desprovidas de sentido as tentativas de questionar e acusar de cumplicidade com a acção as entidades públicas que apoiam uma associação que tem vindo a desenvolver iniciativas de cariz ambiental e social, pelo bem público, há mais de 11 anos
• Este ano o IPJ não forneceu qualquer apoio ao GAIA, ou a qualquer outra associação juvenil, apesar de ter vindo a fazê-lo em anos anteriores e com resultados que o GAIA considera muito positivos. Isso prende-se com o facto de os prazos de candidaturas se terem atrasado de forma absolutamente inadmissível, o que é revelador da falta de atenção dada às iniciativas e à participação activa dos jovens por parte das entidades competentes.

http://gaia.org.pt/