31.3.10

Redes em Rede: construindo alternativas ao capitalismo ( encontro de activistas ibéricos em Ruesta, Arágon, de 1 a 4 de Abril)


Convocatória para os activistas do decrescimento, da permacultura, da agro-ecologia, das cidades e das aldeias em transição, da autogestão, do anarcosindicalismo e de outros sindicalismos combativos, da ecologia social, da economia solidária, da autonomia, e da vida sem capitalismo. Assim como a todos quantos se sentem envolvidos neste processo.

Encontro de 4 dias para pôr em comum e coordenar as redes e movimentos que trabalham e apostam por alternativas ao capitalismo, ao autoritarismo e ao patriarcado.

Queremos conhecermo-nos uns aos outros e aprender a trabalhar de forma coordenada, tanto no âmbito global como nas múltiplas áreas sectoriais. Temos como denominador comum a nossa oposição ao sistema capitalista e a aposta em dar prioridade na construção de alternativas.

O objectivo é partilhar em conjunto e alimentar práticas que significam outra forma de viver. Exemplificar e multiplicar os projectos e as coordenações para avançar na senda de novos modelos socio-económicos.

O local do encontro é em Ruesta, aldeia da provincia de Zaragoza, em Arágon, a oeste da península ibérica, perto dos Pirinéus. Recorde-se que a população de Ruesta foi expropriada e desalojada por causa da construção da represa de Yesa. Desde 1988 a confederação anarcosindicalista CGT ( Confederación General del Trabajo) autogestiona a recuperação de Ruesta, após a sua cedência pela Confederación Hidrográfica del Ebro.

Todo o encontro seguirá segundo dinâmicas assembleárias, com um programa que incluirá áreas temáticas, áreas transversais e reuniões territoriais. Serão tratadas matérias como a habitação, economia alternativa e solidária, trabalhao asalariado, ecologia prática, soberania alimentária, educação, energia, transportesm saúde, relações humanas e vida comunitária, comunicação alternativa, centros sociais e ócio.

Participam activistas dos seguintes movimentos e associações: Podemos vivir sin capitalismo, Ecologistas en Acción, Red de Permacultura Ibérica, CGT, Movimiento Zeitgeist, Xarxa pel Decreixement, Caracol Zaragoza red de personas por la autonomía zapatista, REAS - Red de Redes de Economía Alternativa y Solidaria

Inscrições:
http://www.sincapitalismo.net/es/node/4066

Transição para uma economia e cultura pós-carbono: colóquio em Pombal (10 de Abril)

COLÓQUIO: "TRANSIÇÃO PARA UMA ECONOMIA E CULTURA PÓS-CARBONO"

Chegou o tempo da Transição. Pombal será o palco do início de uma reconstrução cultural, na busca de formas de ser e estar, realmente sustentáveis, e que tragam bem-estar ao maior número possível de seres humanos, mas também a todas as formas de vida existentes na Terra.Em que mundo vivemos? Qual é de facto o diagnóstico da situação? Quais são as soluções?


OBJECTIVOS

Consciencializar as pessoas para os limites aos crescimento,as alterações climáticas e a dependência da nossa Civilização dos combustíveis fósseis abundantes e baratos;

Alertar para a insustentabilidade a médio/longo prazo dos actuais sistemas de produção, distribuição e consumo de bens e serviços;

Identificar factores estruturais de mudança: redução energética, uma nova organização do espaço e das relações territoriais, sociais e económicas;

Sugerir que estilos de vida com menor consumo energético, cuidado com o Ambiente, e sobretuto mais integrados nas comunidades locais, conduzem à subida dos níveis de bem-estar;

Divulgar e sensibilizar para um conjunto de iniciativas em curso de estímulo à mudança de paradigma de desenvolvimento: as Iniciativas de Transição (Transition Towns): porquê, para quê e como?;

Partilhar boas práticas existentes que estão de acordo com espírito da Transição no contexto português;

Discutir a ideia do desenvolvimento de uma Iniciativa de Transição-piloto no concelho de Pombal: que ameaças e oportunidades, a definição de um conceito, a identificação de parceiros, a dinamização de um grupo de trabalho.



A
Associação Rio Vivo, com o apoio da Fundação Vox Populi, e o Projecto Coisas do Vizinho, estão a organizar o Colóquio: "Transição para uma Economia e Cultura Pós-carbono", em Pombal (Auditório Crédito Agrícola), dia 10 de Abril (Sábado).Inscrições e mais informações, aqui.



A nossa Sociedade enfrenta hoje grandes desafios, provenientes da escassez de recursos, dos problemas ambientais e da globalização do mercado. Daí a necessidade de promover o estudo das questões relacionadas com a sustentabilidade do desenvolvimento, mormente as relativas ao clima, à energia, e à poluição.


É nosso objectivo apoiar a nivel local a criação de Comunidades de Transição:

• Respeito pela Natureza

• Moderação na utilização dos Recursos

• Respeito pelos Valores Tradicionais

• Valorização da Produção Local



O Colóquio: ” Transição para uma Economia e cultura Pós Carbono “ é uma forma de:

• Alertar para a insustentabilidade, a médio/longo prazo dos actuais sistemas de produção, distribuição e consumo de bens e serviços .

• Divulgar e sensibilizar para as iniciativas de estimulo à mudança de paradigma de desenvolvimento - Transição (Transition Towns).

• Partilhar boas práticas existentes em Portugal no ambito do modelo Transição.

Inscreva-se no COLÓQUIO “TRANSIÇÃO” EM POMBAL, 10 DE ABRIL 2010

Inscreva-se enviando para o e-mail
a.rio.vivo@gmail.com , os seguintes dados: Nome, Morada, Código Postal, Localidade e Ocupação Profissão. Faça o pagamento ( 10 euros por cada inscrição) por transferência Bancária NIB 0033 0000 45390079509 05. Na transferência indique sempre, como referência, Transição e o 1º e último nomes.

Ou desloque-se à Loja Coisas do Vizinho em Pombal, no Largo do Cardal, Rua Almirante Reis (Tunel do Cardal) Loja E2, 3100-443, onde pode fazer a sua inscrição e o pagamento (10 euros por cada inscrição) directamente.



PROGRAMA do COLÓQUIO “TRANSIÇÃO” EM POMBAL , 10 DE ABRIL 2010


• 9H30 – 10H30 - RECEPÇÃO

• 10H30 - 10H50 - ABERTURA

Oradores: João Leitão/Luís Queirós

• 10h50 – 11H40 – QUEM SOMOS? VALORES E CRENÇAS

Orador: Vitor J. Rodrigues ;



• 11H40 – 12H00 – PAUSA CAFÉ

• 12H00 – 13H20 – LIMITES AO CRESCIMENTO, SITUAÇÃO ENERGÉTICA E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

Oradores: Tomás Marques/Luís de Sousa/Luísa Schmidt/Ana Horta ;

Moderador: Luis Queirós



• 13H20 – 15H00 – PAUSA ALMOÇO

• 15H00 – 16H00 – PERMACULTURA E INICIATIVAS DE TRANSIÇÃO

Oradores: David Avelar/Sérgio Maraschin/Carmen Maraschin –

Moderador: Nelson Avelar



• 16H00 – 16H20 – PAUSA CAFÉ

• 16H20 – 18H25 – BOAS PRÁTICAS DE TRANSIÇÃO EM PORTUGAL

Oradores: Vanessa Sayers/Paula Queirós/Alfredo Sendim/João Gonçalves/Mauricio Umman/Filipa

Santos/Cristopher Ripley/Vera Filipa/Manuela Araujo

Moderador: João Leitão



• 18H25 – 19H00 – PRÓXIMOS PASSOS


(AUDITÓRIO DA CAIXA DE CRÉDITO AGRICOLA, JARDIM DA VARZEA, POMBAL)