Na Guarda, a associação vai receber jogos de vários países dando corpo ao Festival Internacional de Jogos Tradicionais
Hoje, 9 Julho (Sexta–feira), realiza-se o colóquio “O Desenvolvimento do Jogo através das trocas Inter-regionais”
Um blogue sobre os movimentos sociais, a ecologia, a contra-cultura, os livros, com uma perspectiva crítica sobre todas as formas de poder (económico, político, etc)
Curso de formação - Les enjeux du théâtre aujourd'hui : Entre théâtralité et performativité
Formadora: Josette Féral (Escola Superior de Teatro da Universidade de Québec- Montréal)
12 a 16 de Julho de 2010, das 14h às 18h,
Sala de Seminários do CES, 2º Piso, Coimbra
Apresentação
Le paysage théâtral offre aujourd’hui une carte très panachée où les formes et les esthétiques cohabitent en fonction des choix artistiques et des cultures. De l’interculturel au virtuel, du postdramatique au performatif, les concepts se multiplient pour tenter de rendre compte de pratiques qui ne cessent de déborder les frontières des genres et font appel à la danse, à la musique, à la marionnette ainsi qu’au cinéma, aux arts médiatiques et aux nouvelles technologies pour renouveler leurs formes. Nous tenterons donc de comprendre les divers courants esthétiques et idéologiques permettant d'expliquer la situation du théâtre actuel.
[O actual panorama do teatro oferece um mapa muito diversificado, onde coabitam formas e estéticas com base nas escolhas artísticas e nas culturas. Do intercultural ao virtual, do pós-dramático ao performativo, os conceitos multiplicam-se para tentar explicar as práticas que não param de ultrapassar as barreiras de género e recorrem à dança, à música, às marionetas, assim como ao cinema, à arte multimédia e às novas tecnologias para renovar as suas formas. Assim, tentaremos compreender as diferentes tendências estéticas e ideológicas que poderão explicar a situação actual do teatro]
Línguas de trabalho: Francês e inglês
Coordenação: Berta Teixeira; Supervisão: João Arriscado Nunes
Destinatários - Docentes do ensino secundário e superior, estudantes do ensino secundário e superior, investigadores, agentes culturais públicos e privados, artistas, cidadãos com sabedorias específicas e público em geral.
Inscrição:Preço único: 125 Euros (inclui a inscrição no Seminário Internacional «SABEReseARTES» como Investigação)
Número limite de inscrições: 25
Inscrição online
Curso realizado no âmbito da iniciativa «SABEReseARTES» como Investigação
Trata-se de uma acção acolhida pelo NECTS que visa organizar uma série de eventos em torno das actividades/manifestações estético-expressivas (por ora, de ênfase cénica/performativa/visual) entre outros saberes.
A iniciativa enquadra-se na diversidade dos debates instigados pelo CES sobre as questões da cidadania cognitiva e das concepções transversais/interfaciais de produção e legitimação de conhecimento. Tem por objectivo principal aprofundar e diversificar tais discussões, fundamentando-as numa experiência incorporada e implicada, de modo a tornar menos tensa a adequação da formulação dos resultados de certas investigações das Ciências Sociais e Humanas e a sua expressão/comunicação, nomeadamente, promover a horizontalidade possível entre a experiência, a transformação social e sua análise.
Pretende-se ainda fomentar as condições de base para criação de círculos de intermediação, articulação e colaboração entre domínios de Conhecimentos, de Culturas e das suas plurais modalidades de Comunicação mobilizando as várias Ciências, Saberes (tradicionais/modernos e tecnológicos/artesanais), Artes e Sociedades enquanto projecto educacional, de cidadania criativa e de transformação e justeza-beleza social.
«SABEReseARTES» como Investigação tem como programa futuro, de Julho a Outubro de 2010, um Seminário Internacional e as duas acções de Formação Avançada que aqui se apresentam.
http://terralivreacores.blogspot.com/
Pela criação de um Colectivo Açoriano de Ecologistas que tenha por objectivo a reflexão-acção sobre os problemas ambientais, tendo presente que estes são problemas sociais e que a sua resolução não é uma simples questão de mudanças de comportamentos, mas sim uma questão de modelo de sociedade.