9.7.10

Tourada nos Açores provoca 16 feridos ( esta notícia foi ocultada pela RTP-Açores)



Texto e foto retirado do excelente blogue: http://terralivreacores.blogspot.com/


A CENSURA E AS TOURADAS

Nos Açores, as notícias sobre mortes e feridos nas touradas são segredo de estado.
Mesmo a nível nacional só encontramos esta notícia. Por que não se referiu a ela a RTP- Açores ou os outros órgãos de comunicação social da Região?

Toiros atiram 16 para o hospital
Por: João Saramago
As largadas de toiros de ontem em Vila Franca de Xira provocaram dez feridos ligeiros, que foram transportados pelos bombeiros voluntários locais ao Hospital Reynaldo dos Santos. A bravura dos animais levou a que os soldados da paz não tivessem mãos a medir a fazer curativos.
Na avenida Pedro Victor, Manuel Lima gemia com fortes dores, deitado no chão. Alguns minutos logo após o início das largadas fora colhido. Ao lado deste camionista da Póvoa de Santa Iria, um amigo, Manuel Letras, explicava que só por um milagre não tinha acontecido uma desgraça na 78ª edição da Festa do Colete Encarnado. 'Ele ficou entre os cornos', explicou.

Já no final da largada, dois outros aficionados foram tirados em braços com as calças rasgadas após a investida dos animais. Francisco Pereira, pedreiro na cidade, tremia após ter encarado o toiro. Na queda acabou por esfolar os braços e as pernas. Também a sangrar, Manuel Anacleto era outro dos muitos feridos que foram assistidos no local.

Com recurso a tratamento hospitalar, além dos dez aficionados de ontem foram transportados mais seis durante o sábado.
O caso mais grave foi de Nélson Carvalho Matos, de 41 anos, residente em Coimbra, que sofreu uma 'perfuração numa perna', mas que não corre perigo de vida

Fonte: