27.5.09

Corujão da Poesia

Corujão da Poesia Leblon é um evento de literatura e música que acontece todas as terças-feiras na livraria Letras & Expressões do bairro Leblon. Rio de Janeiro/RJ, a partir da meia-noite

São já três anos de existência do Corujão da Poesia Leblon.

No início de 2008 foi criado, entretanto, o Corujinha para que as pessoas que não pudessem acompanhar as sessões durante a madrugada pudessem usufruir também de um espaço democrático, criativo e aglutinador de amantes dos livros e da leitura.

O nosso único alerta é o seguinte: esteja sempre preparado com a suaapresentação/performance/leitura, tal como manda a nossa democrática e libertária tradição.
O microfone está sempre aberto aos poetas, músicos, actores, escritores e todos demais amantes da arte da palavra.

A entrada é sempre franca.

Quando o relógio bate as 24 badaladas, nós nos locomovemos para a Livraria Letras&Expressões, onde o nosso evento prossegue até as quatro horas da manhã com microfone e até as seis da manhã no tête-à-tête.

Tornamo-nos um MOVIMENTO PLURAL, real, dinâmico, acolhedor e com desadobramentos no cenário socio-cultural do estado do Rio de Janeiro e com repercussão em todo o país.

Nossas metas principais: a inclusão do livro nos espaços de convivência e a formação do prazer da leitura individual e colectiva, tendo a POESIA e a MÚSICA como os instrumentos de sedução. Afinal, quem resiste a um poema ou a uma canção?

O crescimento do movimento foi tanto que na metade de 2008 criamos mais duas edições: primeiro veio o Corujão Niterói e depois o Corujão Barra.

Tradicional Corujão da Poesia
Todas as terças-feiras
a partir de 00h
Na Livraria Letras & Expressões Leblon
Rua Ataulfo de Paiva, 1292
Entrada franca.


Corujinha Leblon
Todas as terças-feiras
De 21h30 a 00h
Na Pizzaria Pronto
Rua Dias Ferreira 33, Leblon

Corujão Barra - dias 11 e 25 de maio
O evento é quinzenal.
Na Livraria DiVersos
Avenida Érico Veríssimo, 843, Jardim Oceânico,
Barra da Tijuca (ao lado do Balada Mix)
A partir das 20h.

Corujão Niterói - dias 01 e 15 de junho
O evento é quinzenal.
No Bar G3
Rua Cinco de Julho, Icaraí, Niterói.
A partir de 20h30.

É a única vigília semanal de poesia, literatura e música de toda a América Latina e com o microfone aberto para todos que queiram se manifestar artisticamente. Toda semana músicos dividem a cena com dezenas de poetas iniciantes e consagrados. E o melhor de tudo é que a principal finalidade do movimento é arrecadar livros para a construção de bibliotecas solidárias em pontos de extrema necessidade do estado do Rio de Janeiro ou mesmo de outros estados

Estudantes brasileiros lêem apenas 1,7 livro/ano espontaneamente - segundo a pesquisa Retrato da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-livro em 28/05/2008. Um dos maiores entraves à leitura é a falta de acesso ao livro. Há um ano o Corujão iniciou uma campanha de doação que culminou na criação de 35 BIBLIOTECAS SOLIDÁRIAS em pontos de necessidade do estado do Rio de Janeiro e até mesmo de outros estados. Vamos DOAR em prol da LEITURA! Permanentemente recebemos doações de livros usados e/ou novos tanto no dia do evento quanto por telefone.

http://corujaodapoesiaedamusica.blogspot.com/



Bastidores - Corujão da Poesia
















Corujão da Poesia Matinê Pronto
Tico Santa Cruz (Detonautas) cantando Cazuza e Raul Seixas ao lado de Jorge Benjor, Marcelo Yuca e Glad Azevedo, no restaurante Pronto, Rua Dias Ferreira 33, Leblon