1.4.12

Vandalismo urbano versus vandalismo financeiro


Vandalismo de rua não é nada comparado com o vandalismo financeiro

Apesar disso, os governos, a polícia e os míopes de sempre acusam e perseguem os primeiros e esquecem ( e até encobrem) os segundos.

Para ver mais cartoons:
http://ardibeltz.blogspot.pt/


Carta Aberta da Es.Col.A do Alto da Fontinha, espaço colectivo autogestionado

CARTA ABERTA


A promessa de suspensão do despejo do Es.Col.A revelou-se um logro. Politicamente forçada a dialogar com os ocupantes da antiga Escola Primária do Alto da Fontinha, a Câmara Municipal do Porto (CMP) mais não queria do que anunciar que o despejo se mantinha, embora adiado. Em reunião com dois delegados da Assembleia do Es.Col.A, os representantes da câmara exigiram que o projecto assinasse a sua sentença de morte, traduzida num contrato de aluguer com fim em Junho. A continuidade imediata do Es.Col.a dependeria da assinatura desse papel.

Recapitulando: a 10 de Abril de 2011, um grupo de pessoas ocupou a antiga escola primária do Alto da Fontinha, devoluta e abandonada há mais de cinco anos pelo município que a devia manter. Depois de um mês de ocupação do espaço e já com inúmeras actividades a decorrer, a CMP mandou a polícia despejar violentamente os ocupantes e emparedar o edifício. Depois de um longo processo negocial, o Es.Col.A voltou à Escola da Fontinha onde se mantém até hoje, com a indiferença da CMP.

Esta farsa é, para nós, inaceitável, tal como o é o despejo em si - seja agora, em Junho, ou em qualquer altura. Perante quem tem, repetidamente, falhado no cumprimento da sua própria palavra e que entende o ultimato como forma de negociação, a posição do Es.Col.A só pode ser a de não aceitar a decisão de despejo. Fazê-lo seria desistir do sonho com que partimos para esta aventura, o de transformar as nossas vidas com as nossa próprias mãos, ensinando e aprendendo com quem se cruza connosco, nas ruas da Fontinha. Porque o Es.Col.A, muito mais do que uma escola, é um laboratório dum mundo já transformado, resistiremos.

Precisamos do sentido solidário de toda a gente que se identifica com o projecto. Em todo e qualquer lado, que a ocupação e a libertação de espaços sejam a resposta generalizada ao ataque às iniciativas de emancipação popular dum sistema que prefere a propriedade, mesmo que abandonada, ao usufruto, mesmo que colectivo.
Que a moda pegue! ai, ai

http://escoladafontinha.blogspot.pt/

Acampada e fim de semana com concertos e debates na Es.Col.A da Fontinha (31/3 e 1 /4)

Um fim de semana cheio de actividades e de concertos de música na Es.Col.A da Fontinha (Porto)

http://escoladafontinha.blogspot.pt/



Os últimos dias têm sido muito  preenchidos para os lados da Fontinha!



De quarta-feira a domingo está a realizar-se uma acampada no pátio da Es.Col.A. em defesa do projecto e com a presença de muitos amigos. Ao mesmo tempo decorre um grande numero de actividades que têm contado com a participação de todos!

28 março:Todo o dia: inicío da acampada


20h30: filme mudo "Bancarrota jazz" + apresentação do livro "O Jazz da Bancarrota e outros contos (nem sempre) grotescos" de Paul van Ostaijen.


29 março:
Todo o dia: acampada + workshops e debates a confirmar

30 março:
Todo o dia: acampada + workshops e debates a confirmar


Lançamento "Buraco" - pasquim satírico pró-lirico de ilustrações e afins


19h00: banca de serigrafia da oficina Arara


19h00: performance RADIO JOQUEI Gueto Blaster Orquestrada + Mécanosphère


20h00: jantar comunitário


21h00: projeção do filme "Avesso"


31 março:

14:00 Concertada de rua (música invade as ruas do Porto)


17h00: Sessão de esclarecimento de economia


18h00: Concertos de hip-hop:


Rey e a seita do bairro


Ex-Peão


Chullage

 1 Abril:

15h00: Feira livre


16h00: Assembleia extraordinária


18h00: Concertos


Ashtray John


Missing Dog Head


Pedro e Diana

FlashMob no Chiado - Vamos ao Chiado pintar cartazes ( dia 2 de Abril, às 18h.)


FLASHMOB NO CHIADO – Contra a repressão policial e em solidariedade com as mulheres da ComuniDária!

Em defesa do direito de manifestação e da liberdade de expressão, vamos manifestar apoio e denunciar o caso do pequeno grupo de mulheres que - no sábado passado, dia 24, pintava um cartaz no Chiado - e foram "advertidas" e "notificadas" por 2 polícias que se arrogaram o papel de reprimir os cidadãos como no tempo da outra senhora.
Não podemos permitiir que isso se torne norma implícita. Defendamos os nossos direitos constitucionais.

Levamos cartões, tintas e pincéis e câmaras de filmar. E ain da impressos os nossos direitos, caso tenhamos que os invocar.




O vídeo do incidente com 2 polícias a violar leis e a Constituição Portuguesa