18.10.07

Concerto único em Grândola para assinalar a criação do Observatório Mundial da Canção de Protesto

Para assinalar a criação em Grândola do Observatório mundial da Canção de Protesto vai-se realizar no próximo dia 21 de Outubro um concerto único com a presença de José Mário Branco, Francisco Fanhais e Paco Ibanez




Projecto do Observatório Mundial da Canção de Protesto em marcha
O Observatório Mundial da Canção de Protesto está a nascer em Grândola, pela mão da Câmara Municipal.
Os resultados do estudo de viabilidade serão revelados dia 21 de Outubro, às 14,30 horas, em Grândola, pela autarquia.

No mesmo dia, a música de intervenção vai ser homenageada com um colóquio sobre José Afonso, onde participará a sua filha, e um concerto que juntará em palco, ao fim de 30 anos, Francisco Fanhais, José Mário Branco e Paco Ibañez.

Observatório Mundial da Canção de Protesto

O Observatório Mundial da Canção de Protesto em Grândola, que terá como elemento de união Zeca Afonso, tem como objectivo estratégico tornar-se na centralidade internacional no que a este tipo de música diz respeito.

Mas há outros pontos a ter em atenção, entre outros:

Investigar, registar, estudar, defender e promover as canções de protesto desde tempos imemoriais;

Estabelecer as condições necessárias para ser criado um Centro de Documentação com site próprio, cuja principal referência, sejam as canções de protesto, debaixo de todos os suportes e representações e tudo aquilo que lhes diga respeito;

Criar prémios de investigação e promover a publicação de teses, trabalhos e artigos científicos nessa área;

Investigar ou inquirir da existência no mercado livre ou na posse de entidades públicas ou privadas de documentos, de espécies fonográficas, bibliográficas, iconográficas, artefactos e objectos ou colecções de manifesto interesse, adquirindo-os sempre que possível;

Ser um lugar de realização de festivais, espectáculos, simpósios, congressos, exposições, festas, desfiles e acontecimentos culturais cuja referência maior sejam as canções de protesto;

Ser um lugar de planeamento e desenvolvimento de acções e projectos nas áreas da educação, ciência e cultura, tendo como elemento matricial as canções de protesto;

Ser um lugar de encontro de cantores, músicos, letristas, poetas, investigadores que à canção de protesto dediquem atenção e estudo;

Ser um espaço cultural onde se combata a iliteracia e se fomentem e salientem os elementos históricos e sociais que estão na génese das canções de protesto.

Para que estes objectivos se concretizem, o observatório poderá instalar um estúdio-laboratório fonográfico polivalente, uma Sala Multimédia, salas de audições e promover a exposição de uma colecção permanente e de mostras temporárias.


http://www.aja.pt/


Começa hoje o DocLisboa 2007, com forte presença de documentários de cariz social e político



http://www.doclisboa.org/

O doclisboa é o único festival de cinema em Portugal exclusivamente dedicado ao documentário. Em 2006, na sua quarta edição, o doclisboa apostou na capitalização do renovado interesse dos espectadores portugueses pelo documentário e conseguiu trazer às salas da Culturgest um público muito numeroso e entusiasta.
O documentário “foi assunto” e criou-se uma nova consciência da sua enorme riqueza, diversidade e potencialidades. O doclisboa aposta também na descoberta de novos territórios, na grande diversidade, e na vitalidade do cinema do real.

Em 2007 o festival mantém os principais objectivos das edições anteriores:
• Mostrar ao público português filmes importantes e multi-premiados internacionalmente que ainda não chegaram às salas de Lisboa;
• Permitir uma reflexão mais aprofundada sobre temas contemporâneos e de actualidade;
• Dar a conhecer de forma mais sistemática a cinematografia de outros países;
• Organizar debates que mobilizem o público em torno de filmes importantes e de temas transversais, presentes em várias obras.
O doclisboa 2007 trará novamente a Lisboa, em primeira-mão, o melhor da produção nacional e internacional de documentário: onze dias de projecções em regime intensivo, ainda com mais filmes, mais secções e mais actividades complementares do que nas anteriores edições.

Em Outubro, o doclisboa será então outra vez um ponto de encontro privilegiado do público com realizadores e outros profissionais nacionais e estrangeiros do documentário (produtores, distribuidores, programadores, críticos...) e um fórum aberto de reflexão e discussão sobre o estado do mundo e a situação do cinema documental contemporâneo.



Programação diária dos primeiros quatro dias

18 DE OUTUBRO - QUINTA-FEIRA

18 OUT. 19.00 - CULTURGEST (GRANDE AUDITÓRIO)
28 OUT. 11.00 - CINEMA SÃO JORGE (SALA 1)
Taxi to the Dark Side
de Alex Gibney
105´ EUA 2007

A morte de um taxista afegão detido por militares americanos é o ponto de partida deste documentário pertubador sobre aquilo que o governo de Bush designa por "técnicas de interrogação de suspeitos", mas que o realizador e as leis internacionais chamam pelo seu verdadeiro nome: tortura. A autópsia revelou que o taxista tinha sido pendurado ao tecto pelas mãos e que foi depois pontapeado brutalmente até à morte durante cinco dias. O novo filme do realizador de "Enron: The Smartest Guys in the Room" não poupa nada nem ninguém em busca de uma explicação para o facto de as forças americanas terem deixado de respeitar a Convenção de Genebra. Os depoimentos exclusivos de militares americanos e representantes da Administração Bush são fundamentais para dar a conhecer a nova política de segurança dos Estados Unidos, que legalizou e promoveu o uso da tortura no Afeganistão, no Iraque (Abu Ghrabi) e na base de Guantanamo. Só no Iraque
há centenas de casos de morte nas prisões reconhecidos tecnicamente pelos médicos do exército americano como homicídios.


18 OUT. 22.00 - CULTURGEST (GRANDE AUDITÓRIO)
20 OUT. 14.00 - CINEMA LONDRES (SALA 2)
Enemies of happiness [VN]
de Eva Mulvad
58´Dinamarca 2006

Malalai Joya, uma mulher afegã de 28 anos, é candidata às eleições da assembleia nacional afegã. Trata-se da primeira eleição parlamentar democrática no Afeganistão em 30 anos. Rodeada de seguranças, a candidata tenta defender as suas ideias políticas apesar de ter sobrevivido a quatro tentativas de assassinato e receber constantemente ameaças de morte. Ao longo da campanha, encontra-se todos os dias com mulheres que lhe fazem parte da sua vida e das suas dificuldades diante da câmara. Um retrato único das condições de vida no Afeganistão, destruído pela guerra, e onde as tradições têm ainda um peso determinante. Como pode a democracia vingar num país onde os votos são comprados e onde as mulheres não têm condições para votar livremente? Um filme que nos recorda que a democracia não pode ser imposta pela simples presença de diplomatas e de soldados ocidentais. Vencedor do Grande Prémio do Júri no Festival de Sundance em 2007.


18 OUT. 22.00 - CULTURGEST (PEQUENO AUDITÓRIO)
Zoo [RE]
de Dan Berger
75´ EUA 2006

Na madrugada do dia 2 de Julho de 2005, um homem moribundo foi deixado nas urgências de um hospital numa zona rural dos Estados Unidos. Tendo identificado a matrícula do carro que o deixou no hospital através de uma câmara de vigilância, a polícia seguiu a pista até uma quinta onde foram descobertas centenas de cassettes de vídeo mostrando homens de todo o mundo fazendo sexo com puros-sangue árabes. A causa da morte do homem foi um cólon perfurado. Alvo de uma cobertura mediática sensacionalista, o caso foi abordado por Robinson Devor de maneira completamente diferente. "Zoo" adopta a perspectiva dos homens que frequentavam a quinta e obriga-nos a reflectir sobre os limites da perversão que estamos dispostos a tolerar nos outros.


26 OUT. 20.45 - CULTURGEST (PEQUENO AUDITÓRIO)
18 OUT. 18.30 - CINEMA LONDRES (SALA 1)
East of Paradise
de Lech Kowalski
105´ França 2005

A biografia da mãe de Lech Kowalski é o último tomo da sua trilogia europeia intitulada "The Fabulous Art of Surviving", começada em 2000 com "The Boot Factory" e continuada em 2002 com "On Hitler's Highway". Um regresso às origens, primeiro através das memórias da sua mãe (num relato perturbante sobre como foi feita escrava num campo de trabalho na Sibéria durante a Segunda Guerra Mundial) e depois através das próprias vivências de Kowalski em Nova Iorque. Uma chave de entrada possível para o universo cinematográfico do realizador e uma análise controversa de uma biografia marcada pela sobrevivência.


26 OUT. 16.15 – CULTURGEST (PEQUENO AUDITÓRIO)
18 OUT. 21.00 - CINEMA LONDRES (SALA 1)
My Body [VN]
de Margreth Olin 26´Noruega 2002

Neste seu "auto-retrato a nu", Margreth Olin despe-se literalmente em frente da câmara para contar a sua história de vida. "Os teus dentes são feios", "os teus pés são tortos", "as minhas orelhas..." Como é que ao longo da vida se criam e se ultrapassam complexos e vergonhas? A realizadora usa o seu corpo como um espelho e uma janela para as relações, acontecimentos e experiências que dão sentido às circunstâncias trágicas e felizes que fazem uma vida. Em todas as suas revelações Olin consegue transformar a sua própria história num filme que, apesar de tão privado, consegue ser também universal.


26 OUT. 16.15 - CULTURGEST (PEQUENO AUDITÓRIO)
18 OUT. 21.00 - CINEMA LONDRES (SALA 1)
All about my father [VN]
de Even Benestad
71´Noruega/Dinamarca 2002

"All about my father" é o retrato íntimo de um respeitado médico e travesti de uma pequena cidade norueguesa muito religiosa. O documentário é particularmente perturbante por ser realizado pelo seu próprio filho: a pessoa mais indicada para contar esta história com afecto, humor e verdade. Usando uma pequena câmara de vídeo e velhos filmes de família em Super-8, Even Benestad tomou a iniciativa de contar a história do pai travesti, que é também uma celebridade mediática em toda a Noruega.


22 OUT. 18.15 - CULTURGEST (PEQUENO AUDITÓRIO)
18 OUT. 23.00 - CINEMA LONDRES (SALA 1)
Family [VN]
de Sami Martin Saif e Phie Ambo
91´Dinamarca 2001
Após a morte da mãe e do irmão (dinamarqueses), o jovem Sami decide que precisa de conhecer o pai (iemenita), de quem já não tem qualquer memória. As primeiras etapas da sua procura são um quebra-cabeças sem solução mas, de repente, após uma de série de telefonemas (sequência absolutamente única na história do documentário). Sami e a namorada partem para o golfo pérsico e são adoptados por uma família muito calorosa e inesperada. Isto não quer no entanto dizer que Sami consiga encontrar logo o pai... "Family" é um dos filmes mais perturbantes alguma vez feitos sobre um individuo em busca das suas origens e da sua identidade. Vencedor do grande prémio Joris Ivens (IDFA) em 2001.


19 OUT. 14.30 - CULTURGEST (GRANDE AUDITÓRIO)
18 OUT. 18.00 - CINEMA LONDRES (SALA 2)
Their Frozen Dream [VN]
de Jan Troell
60´Suécia, 1997
Na sequência de uma ficção multipremiada e nomeada para o Oscar de melhor filme estrangeiro ("Flight of the Eagle" - a história de três exploradores suecos que, no final do século XIX, tentaram atingir o pólo norte em balão), Jan Troel realizou o documentário "Their Frozen Dream", sobre o mesmo tema. Com a voz de Max von Sydow que lê excertos dos diários desta aventurosa viagem, o filme é construído a partir de documentos autênticos (cartas, fotografias e textos) descobertos em 1930, entre os vestígios da expedição numa ilha do Oceano Árctico, após 32 anos enterrados no gelo.


23 OUT. 23.00 - CULTURGEST (GRANDE AUDITÓRIO)
18 OUT. 20.30 - CINEMA LONDRES (SALA 2)
Cherkasy [CI]
de Raúl Bartolomé Estebaranz
11´ Espanha 2006
"Cherkasy" é um silencioso filme-visita (que terá decorrido numa manhã) aos corredores e salas de um orfanato ucraniano, situado a poucos quilómetros de Chernobyl.


23 OUT. 23.00 - CULTURGEST (GRANDE AUDITÓRIO)
18 OUT. 20.30 - CINEMA LONDRES (SALA 2)
Artel [CI]
de Sergei Loznitsa 20´ Rússia 2006

"Artel" mostra-nos um dia no quotidiano de uma comunidade piscatória no Mar Branco, um braço do Mar de Barents na costa noroeste da Rússia. Numa paisagem gelada, os homens consertam as redes. Ao fundo, apenas algumas cabanas. O retrato de uma actividade intemporal.


23 OUT. 23.00 - CULTURGEST (GRANDE AUDITÓRIO)
18 OUT. 20.30 - CINEMA LONDRES (SALA 2)
Scythian Suite [CI]
de Alexander Gutman
26´ Rússia 2006

"The Scythian Suite" é a história de Nikolai Chukrov, um homem sem passado nem futuro. Nikolai nasceu num gulag e ainda hoje vive na zona onde se concentrava a maior parte daqueles campos de trabalho do tempo de Estaline. O realizador liga a biografia de Nikolai à história da preparação de um concerto onde seria tocada a "Suite Cita" de Sergei Prokofiev, que morreu no mesmo dia que Estaline, e ainda a um conjunto de imagens de arquivo mostrando a construção dos campos.


23 OUT. 23.00 - CULTURGEST (GRANDE AUDITÓRIO)
18 OUT. 20.30 - CINEMA LONDRES (SALA 2)
1937 [CI]
de Nora Martirosyan
44´Arménia/França 2007

"1937" conta a mesma história em duas épocas diferentes: primeiro, em 1937, as purgas estalinistas na aldeia de Erevan, na Arménia, então parte da União Soviética e a prisão do pai de Nora Dagabian, membro da oposição; e depois, em 2006, o relato pormenorizado daquela prisão feito por uma idosa, Baboulia, que se recorda da sua infância. Ao registo ficcional da primeira parte junta-se ao relato documental da segunda para nos proporcionar um filme fragmentário sobre a experiência da perda de um pai, sobre a memória e sobre a inevitabilidade do envelhecimento.


23 OUT. 18.30 - CULTURGEST (GRANDE AUDITÓRIO)
18 OUT. 22.30 - CINEMA LONDRES (SALA 2)
Winners and Losers
de Lech Kowalski
80´ EUA/França 2007
Filme de encerramento do último Festival de Locarno. "Winners and Losers" mostra a final do Campeonato do Mundo de Futebol de 2006 exclusivamente a partir das reacções dos espectadores italianos e franceses que seguem a partida pela televisão. O mais recente filme de Lech Kowalski leva-nos a "rever" aquele jogo como se nos estivéssemos a ver ao espelho durante toda a partida.








20 DE OUTUBRO - SÁBADO

20 OUT. 14.30 - CULTURGEST (GRANDE AUDITÓRIO)
24 OUT. 14.30 - CINEMA LONDRES (SALA 1)
Three comrades [I]
de Masha Novikova
99´Holanda 2006

Ruslan, Ramzan e Islam eram três amigos chechenos que levavam vidas normais na Grozny do início dos anos noventa. Mas o colapso da União Soviética e a luta pela independência da Chechénia mudaram tudo: de um dia para o outro, os três amigos viram-se no meio de um dos conflitos mais violentos das duas últimas décadas. As suas principais preocupações passaram então a ser a protecção das respectivas famílias e a simples sobrevivência numa cidade em ruinas. Ruslan ajudou Ramzan (professional de televisão) a filmar os ataques russos e Islam trabalhou como médico num hospital onde também pôde testemunhar de perto as atrocidades da guerra. A guerra aproximou-os e separouos, levando dois deles para sempre. A partir de entrevistas aos seus familiares e das imagens filmadas por Ramzan, "Three Comrades" reconstitui o modo como a guerra da Chechénia destruiu uma geração.


20 OUT. 16.30 - CULTURGEST (GRANDE AUDITÓRIO)
21 OUT. 14.00 - CINEMA LONDRES (SALA 2)
Convicções [P]
de Julie Frères
55´Portugal/França 2007

Em Fevereiro de 2007, os Portugueses foram chamados a votar pela ou contra a despenalização do aborto. Partindo do quotidiano de quatro mulheres de convicções totalmente opostas, o filme segue de perto a campanha do referendo, nos bastidores, na rua e nos media.


20 OUT. 18.30 - CULTURGEST (GRANDE AUDITÓRIO)
22 OUT. 14.00 - CINEMA LONDRES (SALA 2)
Era preciso fazer as coisas [P]
de Margarida Cardoso
52´Portugal 2007

Alguns dias de Outono durante os ensaios de “O Tio Vânia” de Tchékhov. Actores e encenador procuram o caminho para a construção de qualquer coisa em comum. As suas vozes interiores, as suas dúvidas, confundem-se com as das personagens que tentam alcançar. A casa, o tempo, a idade, a frustração. Não estaremos todos à procura de sentido?


20 OUT. 18.30 – CULTURGEST (GRANDE AUDITÓRIO)
22 OUT. 14.00 - CINEMA LONDRES (SALA 2)
Metamorfoses [P]
de Bruno Cabral
48´Portugal 2007

Tó e Tuxa fazem parte da Companhia Crinabel Teatro há 20 anos. Carolina é muito mais nova e tem muitas ambições. Nelson passou o casting para protagonizar a próxima peça, inspirada na “Metamorfose”, de Kafka. Os laços entre os membros desta companhia atípica são muito fortes: todos têm constrangimentos e fragilidades. Num ambiente de grande envolvimento, os ensaios começam.


20 OUT. 21.00 - CULTURGEST (GRANDE AUDITÓRIO)
21 OUT. 16.30 - CINEMA LONDRES (SALA 1)
Retour en Normandie [CI]
de Nicolas Philibert
109´ França 2006

Em 1975, Nicolas Philibert, então como 24 anos, foi assistente de realização de René Allio no filme "Moi, Pierre Rivière, ayant égorgé ma mère, ma soeur et mon frère...". Rodado na Normandia a partir do livro homónimo de Michel Foucault, o filme de Allio recorreu quase exclusivamente a actores não profissionais escolhidos entre os habitantes da região para recriar o triplo homicídio que ali tivera lugar 140 anos antes. O realizador de "Être et Avoir" regressa agora ao local da rodagem do seu mestre em busca destes não-actores. Mas o significado de "Retour en Normandie" é muito mais vasto. Ultrapassando o que poderia ser o tema inicial do filme (o re-encontro com o mestre Allio, com todo um percurso de vida, com pessoas que existem para além das personagens), Philibert conta-nos uma história de múltiplos níveis e
oferece claramente o seu auto-retrato enquanto cineasta.


20 OUT. 23.00 - CULTURGEST (GRANDE AUDITÓRIO)
22 OUT. 18.30 - CINEMA LONDRES (SALA 1)
Santiago [CI]
João Moreira Sales
80´ Brasil 2007

"Santiago" é um filme sem igual. Poderia ser um documentário sobre um filme falhado. Santiago era o mordomo argentino da luxuosa mansão onde o realizador cresceu no Rio de Janeiro. Em 1992, João Moreira Salles tentou fazer um primeiro filme sobre Santiago, mas não conseguiu. A sua relação com o antigo mordomo ainda estava presa ao passado e, durante toda a rodagem, Salles não parou de dar ordens e instruções a Santiago sobre como ele deveria comportar-se em frente da câmara. Anos depois, Salles regressa ao material rodado e tenta fazer um filme sobre a identidade, a memória e a própria natureza do documentário. Mas acaba também por construir uma homenagem (em forma de penitência) ao falecido mordono, figura tutelar da sua infância, transformando a obra no mais curioso dos auto-retratos.


20 OUT. 23.00 - CULTURGEST (GRANDE AUDITÓRIO)
22 OUT. 18.30 - CINEMA LONDRES (SALA 1)
The first day [CI]
de Marcin Sauter
20´ Polónia 2007

De uma beleza de cores e paisagens impressionante, "The First Day" é uma história sobre um dos momentos mais importantes na vida de qualquer pessoa, o primeiro dia de aulas. Neste caso trata-se de um internato onde um conjunto de crianças da tundra, habitadas a viver em tendas, entre animais e pescarias, descobrem que fazem parte de uma outra grande nação, multinacional, a Rússia, que tem um hino que aprendem a cantar e um grande presidente, Putin.


20 OUT. 11.00 - CULTURGEST (PEQUENO AUDITÓRIO)
Morceaux de conversation avec Jean-Luc Godard [SE]
de Alan Fleischer
125´ França 2007

Filmado na casa do realizador em Rolle (Suiça), no Studio National des Arts Contemporains em Le Fresnoy e no Centro Pompidou em Paris, "Morceaux de conversation avec Jean-Luc Godard" é uma sucessão de encontros entre JLG e Dominique Païni, André S. Labarthe, Jean Narboni, Jean-Marie Straub e Danièle Huillet onde se conversa sobre história, política, o cinema, as imagens e o tempo. Muitas das conversas têm como pretexto ou como referência mais imediata a preparação do projecto (entretanto abandonado) "Collage(s) de France, archéologie du cinéma, d'après JLG", pensado em parceria com a escola de Le Fresnoy (de que Alan Fleisher é director), bem como a preparação de "Voyage(s) en utopie", exposição em torno da obra de Godard comissariada por Païni no Centro Pompidou em 2006.


20 OUT. 14.15 - CULTURGEST (PEQUENO AUDITÓRIO)
Le Ravissement de Natacha [RE]
de Marcel Hanoun
22´França 2007

Seduzido pela história de Natacha Kampusch, a rapariga austríaca raptada durante oito anos, "Le Ravissement de Natacha" tenta imaginar o que terá pensado e sentido o raptor antes de se suicidar. Frente à câmara, uma mulher lê e interpreta um texto que o raptor poderia ter escrito, interrompida de vez em quando pela voz em off do realizador. Um exercício fiel não só aos princípios de economia narrativa que caracterizam os filmes de Marcel Hanoun, mas também à própria experiência do encarceramento de Natacha. Longe de explorar o lado mais psicológico e sensacionalista de um caso tão mediático, o filme sugere antes uma reflexão sobre o próprio acto cinematográfico, esboçando uma comparação entre a relação de poder que existe entre um realizador e o objecto filmado com a outra relação de poder que existiu entre Natacha e o seu raptor.


20 OUT. 14.15 - CULTURGEST (PEQUENO AUDITÓRIO)
Tentative d'epuisement d'un lieu parisien [RE]
de Jean Christian Riff
73´França 2007

Tendo como partida o texto homónimo de Georges Perec onde o escritor francês faz uma descrição meticulosa da Place Saint-Sulpice, em Paris, o filme de Jean-Christian Riff procura responder a uma pergunta aparentemente simples: o que pode acontecer "entre" aquele texto e a sua representação cinematográfica? À escrita perscrutadora de Perec e à sua atenção permanente aos mais pequenos detalhes, o realizador responde com um registo documental de uma banalidade obsessiva e de onde nenhum pormenor em particular parece poder destacar-se. Voluntariamente constrangido pelo tempo da leitura do texto de Perec e pela filmagem exacta daquilo que o mesmo descreve, "Tentative d'Épuisement d'un Lieu Parisien" é um trabalho sobre o intervalo entre a literatura e o cinema e uma dupla tentativa de exploração exaustiva, pelo texto e pela imagem, de um mesmo espaço.


20 OUT. 16.15 - CULTURGEST (PEQUENO AUDITÓRIO)
Sablé-sur-Sarthe, Sarthe [DF]
de Paul Otchakovsky-Laurens
95´ França 2007

Paul Otchakovsky-Laurens chegou a Sablé-sur-Sarthe muito novo e pouco tempo depois da morte do pai. Anos depois, descobre um segredo de família. Libertar-se do peso de um segredo implica normalmente expô-lo à vista de todos. Mas quando esse segredo se confunde com a forma de uma cidade é ela que se torna o obstáculo a ultrapassar e que é necessário exumar e desmontar pacientemente. O primeiro filme do fundador da editora francesa P.O.L., que apoiou a criação da revista "Trafic" por Serge Daney em 1999, é simultaneamente uma investigação sobre uma cidade de província, uma história familiar e um álbum de recordações autobiográficas.


20 OUT. 18.15 - CULTURGEST (PEQUENO AUDITÓRIO)
23 OUT. 21.00 - CINEMA LONDRES (SALA 1)
Nocturno [RE]
de João Nisa
27´Portugal 2007

Descrição fragmentária do espaço abandonado da antiga Feira Popular de Lisboa, durante o período que decorreu entre o seu encerramento e a definitiva demolição das suas instalações. Um conjunto de longos planos fixos, atravessados por pequenos movimentos, apresenta alguns dos elementos existentes no local (fachadas encerradas ou semidestruídas, divertimentos parcialmente desmontados), reconstituindo através da sua sucessão um percurso no interior do recinto. Um trabalho que pretende forçar a concentração da percepção e explorar a relação entre a experiência temporal e o modo de apreensão visual e sonoro de um lugar específico.


20 OUT. 18.15 - CULTURGEST (PEQUENO AUDITÓRIO)
Posthume [RE]
de Ghassan Salhab
28´ Líbano 2007

"(Posthume)" é uma oração feita por um país morto, o Líbano. Filmado durante a ofensiva israelita de 2006, o último filme de Ghassan Salhab continua uma reflexão cinematográfica sobre o Líbano contemporâneo que o realizador vem fazendo desde "Terra Incognita" (1992), "Beyrouth Fantôme" (1988) e "Le Dernier Homme" (2006).


20 OUT. 18.15 - CULTURGEST (PEQUENO AUDITÓRIO)
Un jour à Marseille [RE]
de Mauro Santini
51´ Itália 2007

"Un Jour à Marseille" tem como ponto de partida "Flòr da Baixa", outro filme de Mauro Santini também rodado em Marselha. O realizador italiano organiza quatro histórias, ou quatro maneiras de ver a cidade, a partir de material rodado nas ruas, usando os transeuntes como actores involuntários do seu filme.


20 OUT. 20.45 - CULTURGEST (PEQUENO AUDITÓRIO)
Tentatives de se Décrire [DF]
de Boris Lehman
165´ Bélgica/França/Canadá 2005

O mais prolífico e provocador cineasta belga realizou dezenas de filmes, na sua esmagadora maioria ensaios autobiográficos. "Tentatives de se Décrire" é um filme sobre a representação. Sobre como é possível, através do cinema, descrevermo-nos a nós próprios e descrever os outros. Com a câmara como espelho e terceiro olho. Um filme epistolar, uma investigação e uma viagem concebidos como uma colagem, entre o documentário e a ficção. Um retrato de Boris Lehman entre 1989 e 1995.


24 OUT. 18.15 - CULTURGEST (PEQUENO AUDITÓRIO)
20 OUT. 14.30 - CINEMA LONDRES (SALA 1)
Born to Lose: The Last Rock and Roll Movie
de Lech Kowalski
100´ EUA 2001

Vinte anos depois de "D.O.A.", Lech Kowalski voltou ao punk rock. "Born to Lose" conta-nos a história da vida do seu amigo Johnny Thunders, destacado protagonista da cena punk da Nova Iorque dos anos setenta e oitenta e percursor do som que influenciaria bandas punk de todo mundo. Guitarrista e vocalista, tocou com os New York Dolls, os The Heartbreaker e a solo. Dizia-se que o seu abuso de drogas envergonharia o próprio William Burroughs. Morreu vítima de uma overdose em 1991, em circunstâncias ainda não inteiramente esclarecidas. Uma personagem singular cuja vida ninguém poderia ter retratado melhor do que Kowalski.


22 OUT. 21.00 - CULTURGEST (GRANDE AUDITÓRIO)
20 OUT. 16.30 - CINEMA LONDRES (SALA 1)
Le Papier ne Peut pas Envelopper la Braise [SE]
de Rithy Panh
86´França 2006

O mais recente filme de Rithy Panh escuta um conjunto de jovens mulheres que vivem juntas na mesma casa, no centro de Phnom Penh. Todas elas têm de entregar à dona da casa o dinheiro que fazem ao venderem-se à noite aos homens que as procuram. Para o realizador cambodjano, o sinal mais evidente da falência social de um país devastado por décadas de guerra é o modo como são explorados económica e politicamente os corpos daqueles que não têm nada: os soldados mortos deixaram sozinhas crianças que se entregaram a trabalhos mal pagos ou à prostituição. "Le Papier ne Peut pas Envelopper la Braise" põe-nos em contacto com pessoas e não com personagens, contrariando através do cinema a objectificação dos seus corpos e permitindo que a sua própria voz reinvindique uma humanidade e uma individualidade que lhes é negada todos os dias.


24 OUT. 14.15 - CULTURGEST (PEQUENO AUDITÓRIO)
20 OUT. 18.30 - CINEMA LONDRES (SALA 1)
On Hitler's Highway
de Lech Kowalski
81´ França/Polónia 2002

"On Hitler's Highway" é um "road-movie" filmado ao longo da estrada construída pelos nazis nos anos trinta para facilitar a invasão da Europa de Leste. Um olhar sobre o passado e o presente da Polónia e sobre as relações entre o Oriente e o Ocidente. Ao longo da estrada, Kowalski filma pessoas que tentam sobreviver como podem: um velho vende cogumelos, algumas crianças lavam os pára-brisas dos carros, prostitutas búlgaras fazem uma pausa para fumar um cigarro, um homem que vende gnomos de jardim recorda com saudade os tempos do comunismo. Prémio Especial do Júri no Festival Internacional de Cinema Documental de Amesterdão em 2003, "On Hitler's Highway" é o segundo tomo da trilogia europeia do realizador, "The Fabulous Art of Surviving", começada em 2000 com "The Boot Factory" e concluída com "East of Paradise" (2005).


20 OUT. 21.00 - CINEMA LONDRES (SALA 1)
Sobre o Lado Esquerdo [SE]
de Margarida Gil
50´ Portugal 2007

O universo literário de Carlos de Oliveira é reconstruido em estúdio com os seus objectos pessoais e os seus manuscritos, e com Luís Miguel Cintra e Fernando Lopes, que o representam. Filmado com o objectivo de documentar a sua obra tal como Carlos de Oliveira documentou a sua Gândara de origem, este filme usa toda a liberdade expressiva que a nova tecnologia digital permite para recriar raccords visuais e sonoros, também presentes no trabalho poético do escritor e poeta.


20 OUT. 23.00 - CINEMA LONDRES (SALA 1)
Karima [SE]
de Clarisse Hahn
98´França 2003

Clarisse Hahn acompanha durante um ano Karima, uma dominatrix argelina. O filme alterna as sessões de pedagogia sadomasoquista com cenas da vida familiar de Karima, sempre com uma televisão ligada em pano de fundo. Um retrato completo das relações pessoais, familiares e profissionais de uma jovem cujo trabalho está sujeito a diversos preconceitos sociais.


20 OUT. 14.00 - CINEMA LONDRES (SALA 2)
Beth's Diary [VN]
de Kent Klich e Mikala Krogh/Beth
33´Dinamarca 2006

O fotógrafo sueco Kent Klich documentou a vida de Beth, uma antiga prostituta e toxicodependente, durante mais de 20 anos. Recentemente, Beth manteve um video-diário durante um ano e partilhou com a câmara as suas antigas histórias de amor, drogas e abuso sexual. Combinando sequências animadas de fotografias e as imagens filmadas pela própria Beth, este filme, que lembra por vezes o universo da fotógrafa americana Nan Goldin, mostra-nos os esforços empreendidos por uma mulher para se convencer que ainda merece ser amada.


18 OUT. 22.00 - CULTURGEST (GRANDE AUDITÓRIO)
20 OUT. 14.00 - CINEMA LONDRES (SALA 2)
Enemies of happiness [VN]
de Eva Mulvad
58´Dinamarca 2006

Malalai Joya, uma mulher afegã de 28 anos, é candidata às eleições da assembleia nacional afegã. Trata-se da primeira eleição parlamentar democrática no Afeganistão em 30 anos. Rodeada de seguranças, a candidata tenta defender as suas ideias políticas apesar de ter sobrevivido a quatro tentativas de assassinato e receber constantemente ameaças de morte. Ao longo da campanha, encontra-se todos os dias com mulheres que lhe fazem parte da sua vida e das suas dificuldades diante da câmara. Um retrato único das condições de vida no Afeganistão, destruído pela guerra, e onde as tradições têm ainda um peso determinante. Como pode a democracia vingar num país onde os votos são comprados e onde as mulheres não têm condições para votar livremente? Um filme que nos recorda que a democracia não pode ser imposta pela simples presença de diplomatas e de soldados ocidentais. Vencedor do Grande Prémio do Júri no Festival de Sundance em 2007.


19 OUT. 18.15 - CULTURGEST (PEQUENO AUDITÓRIO)
20 OUT. 16.00 - CINEMA LONDRES (SALA 2)
The Monastery [VN]
de Pernille Rose Gronkjaer
84´Dinamarca 2006

"The Monastery" conta a história de um velho solteirão, o senhor Vig, que nunca se apaixonou e tem um desejo imperioso: transformar o seu castelo semi-abandonado, onde vive sozinho, num mosteiro ortodoxo. Escreve ao patriarca de Moscovo, que envia para a Dinamarca uma pequena embaixada de freiras russas com o objectivo de estudar o pedido do senhor Vig e negociar condições. O conflito entre caracteres e culturas é inevitável. Durante largos meses, o castelão dinamarquês e as freiras russas discutem os mais pequenos detalhes da transformação do local - desde os tubos de aquecimento até à localização do altar da Igreja. As freiras têm as suas próprias ideias e o senhor Vig é obrigado a perceber que o caminho para a concretização do seu sonho será bastante diferente daquilo que tinha imaginado. Vencedor do grande prémio Joris Ivens (IDFA) em 2006.


26 OUT. 11.00 - CULTURGEST (PEQUENO AUDITÓRIO)
20 OUT. 18.00 - CINEMA LONDRES (SALA 2)
Sin - A Documentary on Daily Offences [VN]
de Virpi Suutari e Susanna Helke
36´Finlândia 1996

"Sin" parte da ideia dos sete pecados mortais para apresentar uma sucessão de "confissões" filmadas de pessoas escolhidas através de um anúncio publicado na imprensa pelas realizadoras. Os "pecados" confessados para a câmara são delitos quotidianos mais ou menos banais. As "confissões", embora autênticas, foram cuidadosamente encenadas, transformando assim estes pecadilhos em verdadeiros "quadros vivos" da vida contemporânea na Finlândia.


26 OUT. 11.00 - CULTURGEST (PEQUENO AUDITÓRIO)
20 OUT. 18.00 - CINEMA LONDRES (SALA 2)
The Idle Ones [VN]
de Virpi Suutari e Susanna Helke
81´Finlândia 2001

"The Idle Ones" acompanha um ano e meio da vida de um grupo de jovens que deram os estudos por terminados. Sem perspectivas de trabalho, os protagonistas têm entrevistas regulares no centro de emprego local e o resto do tempo vagueiam ociosamente pela cidade. Temperado com algum humor, "The Idle Ones" é um retrato de jovens cheios de vitalidade que atravessam um período de transição, à espera que aconteça qualquer coisa. Para alguns, a vida parece começar a reduzir-se a esse compasso de espera. Também é um filme crítico sobre as divisões sociais e económicas de um país que geralmente estamos habituados a ver como um caso de sucesso.


24 OUT. 14.30 - CULTURGEST (GRANDE AUDITÓRIO)
20 OUT. 20.30 - CINEMA LONDRES (SALA 2)
These Girls [CI]
de Tahani Tached
66´ Egipto 2006

Estreado no festival de Cannes 2006, "These Girls" leva-nos até ao universo das raparigas adolescentes que vivem nas ruas do Cairo. Estas mulheres, crianças ou mães - e por vezes tudo isso ao mesmo tempo - desafiam diariamente os mais variados perigos e preconceitos sociais.
As ruas e os jardins onde dormem são um universo de violência, medo e liberdade. As protagonistas expõem as suas emoções e surpreendemnos tanto pela força de carácter, como pelo sentido de humor. Têm sempre de se proteger dos rapazes que também vivem na rua, dos homens, da polícia, da família, das instituições e ganham pouco o nosso respeito. Apesar de se saberem marginalizadas, tentam viver cada dia como uma festa.


24 OUT. 14.30 - CULTURGEST (GRANDE AUDITÓRIO)
20 OUT. 20.30 - CINEMA LONDRES (SALA 2)
The mall [CI]
de Yonatan Ben Efrat
12´ Israel 2006

"The Mall" mostra-nos centenas de trabalhadores palestinianos ilegais vivendo seis pisos abaixo da superfície nas fundações de um centro comercial inacabado e abandonado nos arredores de Tel Aviv. Não têm electricidade, nem água, nem casas de banho. O ar é nauseabundo. De dia procuram trabalho no "mercado de escravos", perto dali. Aqueles seis pisos infernais permitem-lhes viverem invisíveis em Israel.


27 OUT. 14.30 - CULTURGEST (GRANDE AUDITÓRIO)
20 OUT. 22.30 - CINEMA LONDRES (SALA 2)
My Country, My country [I]
de Laura Poitras
90´EUA 2006

Nomeado para o Óscar de Melhor Documentário em 2007, "My Country, My Country" não é apenas um filme sobre o estado da democracia iraquiana, mas também é um inquérito sobre a pertinência da política exterior americana. Ao longo de oito meses, a realizadora segue os preparativos para as primeiras eleições no Iraque depois do afastamento de Saddam Hussein. A personagem principal do filme é o Dr. Riyadh, um médico sunita, que descobrimos na prisão de Abu Ghraib – onde presta apoio aos detidos. "Será possível organizar eleições democráticas num país em guerra? Poderá um exército militar estrangeiro impor uma democracia ocidental num país muçulmano?", pergunta, com ironia, o Dr. Riyadh. Muito crítico em relação à ocupação americana, mas em contradição com o seu grupo religioso (que decidiu boicotar as eleições) o Dr Ryadh não se cansa de defender a importância do acto eleitoral para o futuro do país, e obriga todos os que consegue a irem votar. Apesar do prédio tremer a toda a hora, apesar das más notícias que chegam de toda a parte (em casa e no consultório), apesar das ameaças de morte, a família Riyadh vive coesa, com visível esperança. O que lhe restaria como alternativa? Emigrar?





21 DE OUTUBRO - DOMINGO

21 OUT. 14.30 - CULTURGEST (GRANDE AUDITÓRIO)
23 OUT. 16.30 - CINEMA LONDRES (SALA 1)
He Fengming [CI]
de Wang Bing
184´ China 2007

Agasalhada com um casaco vermelho, uma mulher atravessa um bloco de apartamentos e entra em casa. Lá dentro, He Fengming, de 60 anos, instala-se num cadeirão e começa a recordar o passado. As suas memórias fazem-nos recuar até à revolução de 1949, ponto de partida para o relato de uma história de vida prodigiosa que se confunde com a própria história da China comunista. Filmado admiravelmente (limitando-se a um plano fixo quase ininterrupto de Fengming no seu cadeirão falando para a câmara), "He Fengming" é o segundo documentário de Wang Bing. Vencedor do Prémio Georges Beauregard no Festival Internacional de Documentário de Marselha em 2007.


21 OUT. 18.30 - CULTURGEST (GRANDE AUDITÓRIO)
22 OUT. 20.30 - CINEMA LONDRES (SALA 2)
Adeus, até amanhã [P]
de António Escudeiro
60´Portugal 2007

António Escudeiro nasceu, cresceu e trabalhou em Angola, até ao dia em que se viu forçado a vir embora, contra a sua vontade. Jurou voltar. Mas esse regresso a casa só se tornou realidade 32 anos depois. "Adeus, até Amanhã" é o documentário deste regresso onde se cruzam e confrontam dois universos visuais. As memórias do realizador e a Angola hoje. Há tempos diferentes, encontros e reencontros. Alguns nunca imaginados. Escudeiro percorre, durante 25 dias, a sua geografia angolana - Lobito, Huambo, Huíla. Para no fim ficar a saber melhor o que já sabia: que Angola é a sua terra, que África é o seu continente.


21 OUT. 21.00 - CULTURGEST (GRANDE AUDITÓRIO)
Sicko [SE]
de Michael Moore
74´EUA 2007

O novo filme de Michael Moore combina o humor com o horror para denunciar as debilidades do sistema de saúde americano, minado por décadas de subfinanciamento público e pela concorrência dos seguros privados. Recorrendo mais uma vez ao seu estilo de investigação muito particular, Moore revela os casos de doentes americanos cujas vidas foram destruídas e compara o sistema americano com o de outros países, como o Canadá, França ou Cuba, acabando por concluir que a melhor maneira de permanecer saudável nos Estados Unidos é mesmo não adoecer.


21 OUT. 23.00 - CULTURGEST (GRANDE AUDITÓRIO)
24 OUT. 16.30 - CINEMA LONDRES (SALA 1)
Umbrella [CI]
de Du Haibin
100´ China 2007

No passado, a agricultura era a principal actividade económica na China e a mais importante forma de subistência da sua população. Actualmente, a industrialização do país obriga milhares de pessoas a deixar os campos para procurar trabalho nas grandes cidades. "San" ("Umbrella") usa o chapéu de chuva, omnipresente devido ao caprichoso clima chinês, como fio condutor desta investigação sobre o modo como a modernização chinesa se fez à custa das condições de vida dos trabalhadores rurais, ainda maioritários no país, e aumentando cada vez mais o fosso entre ricos e pobres. Prémio da sessão horizontes do Festival de Veneza 2007.


21 OUT. 14.15 - CULTURGEST (PEQUENO AUDITÓRIO)
Notes on Marie Menken [RE]
de Martina Kudlacek
67´ Áustria/EUA 2006

"Notes on Marie Menken" explora a história quase esquecida de um dos nomes mais importantes do cinema underground americano entre os anos quarenta e sessenta, influenciando realizadores tão conhecidos como Stan Brakhage, Andy Warhol, Jonas Mekas ou Kenneth Anger. Musa inspiradora do romance "Who's Afraid of Virgina Wolf" de Edward Albee, Marie Menken (1909-1970) foi uma figura ímpar da cultura nova-iorquina, tendo realizado dezenas de filmes e participado em várias obras de Andy Warhol. Com música original de John Zorn, o documentário de Martina Kudlácek inclui vários filmes inéditos de Menken, incluindo um "duelo cinematográfico" entre a realizadora e Warhol.


21 OUT. 16.15 - CULTURGEST (PEQUENO AUDITÓRIO)
Elegy of Life: Rostropovich, Vishnevskaya [SE]
de Aleksandr Sokurov
110´Rússia 2006

O último filme de Sokurov (nona das elegias iniciadas em 1985) homenageia o lendário violoncelista Mstislav Rostropovich, falecido aos 80 anos em Abril passado, e a sua mulher, o soprano Galina Vishnevskaya. Numa sucessão de conversas com o realizador de "Mãe e Filho", o casal recorda alguns dos melhores e dos piores momentos de uma vida em comum em que a política foi quase tão importante como a música. Ponto incontornável desse percurso foi, em 1978, a revogação da cidadania de ambos pelo regime soviético devido ao apoio que tinham prestado a um dos mais famosos dissidentes russos, o romancista Alexandr Solzhenitsyn.


21 OUT. 18.15 – CULTURGEST (PEQUENO AUDITÓRIO)
Compilation, 12 Instants d'Amour non Partagé [DF]
de Frank Beauvais
40´França 2007

Quando Frank Beauvais conheceu Arno, apaixonou-se logo por ele. Arno não. Para voltar a vê-lo, convidou-o a participar no projecto que deu origem a este filme: todos os dias, durante três meses, Arno foi a casa de Frank para ouvirem música juntos. A música tornou-se a única forma de diálogo entre os dois, revelando os sentimentos de Frank e provocando, acalmando ou irritando ainda mais Arno.


21 OUT. 18.15 - CULTURGEST (PEQUENO AUDITÓRIO)
De son appartement [DF]
de Jean-Claude Rousseau
70´ França 2007

Vencedor do Grande Prémio do Festival Internacional de Documentário de Marselha em 2007, o último filme de Jean-Claude Rousseau aplica à letra o princípio dramático de "fazer uma tragédia com a maior simplicidade de acção possível" adoptado por Racine em Bérénice (1670). Igualmente fiel à simplicidade que caracteriza o cinema de Jean-Claude Rousseau, "De Son Appartement" mostra o realizador sozinho em casa, lendo trechos de Bérénice enquanto executa as suas tarefas domésticas.


21 OUT. 20.45 - CULTURGEST (PEQUENO AUDITÓRIO)
24 OUT. 22.30 - CINEMA LONDRES (SALA 2)
Ironeaters [CI]
de Shaheen Dill-Riaz's
85´ Alemanha 2007

Durante a sua infância, o local de brincadeiras preferido do realizador era a praia de areia branca de Chittagong, no Bangladesh. Hoje, a mesma praia é um gigantesco cemitério de navios onde trabalham milhares de pessoas, incluindo alguns dos seus amigos de infância, usando ferramentas improvisadas para retirar dos velhos cascos todos os materiais que ainda possam ter algum valor. A imagem poderosa que nos fica após a visão deste filme é quase infernal, a de centenas de homens-formigas a devorarem gigantescos barcos petroleiros cheios de ferrugem. "Quando tens fome, comes qualquer coisa", diz Karim, um antigo colega de escola de Shaheen, "até ferro." Enquanto os meios de comunicação ocidentais noticiam a destruição do meio ambiente e as perigosas condições de trabalho, para os "comedores de ferro", o mais importante é assegurar a sobrevivência diária.


21 OUT. 22.45 - CULTURGEST (PEQUENO AUDITÓRIO)
19 OUT. 18.00 - CINEMA LONDRES (SALA 2)
Ghosts of Cité Soleil [VN]
de Asger Leth e Milos Loncarevic
88´Dinamarca 2007

Rodado como um vídeo-clip num universo apocalíptico, o filme causou enorme polémica aquando da sua estreia nos Estados Unidos. Vários críticos perguntaram: "como é que o realizador sobreviveu à rodagem?". O bairro de lata "Cité Soleil", no Haiti, transformou-se durante os últimos meses da turbulenta presidência de Jean-Bertrand Aristide no local mais perigoso do planeta. Asger Leth, filho do realizador Jørgen Leth, acompanha dois irmãos cujos gangs, financiados e armados por Aristide, controlam pelo terror toda a população do bairro. "2pac" tem o rapper americano Tupac como modelo e parece começar a questionar a sua lealdade a Aristide; Billy é um apoiante incondicional do presidente e tem mesmo algumas aspirações políticas. À medida que a posição de Aristide é posta em causa, a situação dos dois irmãos torna-se cada vez mais perigosa.


24 OUT. 23.15 - CULTURGEST (GRANDE AUDITÓRIO)
21 OUT. 14.30 - CINEMA LONDRES (SALA 1)
At the datcha [CI]
de Thierry Paladino
26´Polónia 2006

"At the Datcha" acompanha uma família de surdos-mudos num fim-de semana passado fora da cidade, na sua "datcha". A felicidade de todos é manifesta e ninguém se parece importar muito com a falta de conforto. Um filme cómico e burlesco que se inspira nas comédias dos primeiros tempos da história do cinema e que vai revelando gradualmente o grande afecto que o realizador sente por esta família.


24 OUT. 23.15 - CULTURGEST (GRANDE AUDITÓRIO)
21 OUT. 14.30 - CINEMA LONDRES (SALA 1)
School Scapes [CI]
de David McDougall
77´Austrália 2007

Inspirado pelo cinema dos irmãos Lumière e pelas ideias do pedagogo indiano Jiddu Krishnamurti, o realizador australiano David MacDougall, nome fundamental do "cinema etnográfico", rodou este filme experimental na Rishi Valley School, no sul da Índia. Fundada por Krishnamurti, a escola é conhecida por aplicar os seus métodos de aprendizagem centrados na observação do mundo. Foi essa mesma premissa que marcou o início do cinema e que mais entusiasmou os primeiros espectadores. "Schoolscapes" tenta recapturar essa frescura da observação do mundo através de uma série de planos dedicados ao acto, tão simples, de olhar o que está à nossa volta.


20 OUT. 21.00 - CULTURGEST (GRANDE AUDITÓRIO)
21 Out. 16.30 - Cinema Londres (Sala 1)
Retour en Normandie [CI]
de Nicolas Philibert
109´ França 2006

Em 1975, Nicolas Philibert, então como 24 anos, foi assistente de realização de René Allio no filme "Moi, Pierre Rivière, ayant égorgé ma mère, ma soeur et mon frère...". Rodado na Normandia a partir do livro homónimo de Michel Foucault, o filme de Allio recorreu quase exclusivamente a actores não profissionais escolhidos entre os habitantes da região para recriar o triplo homicídio que ali tivera lugar 140 anos antes. O realizador de "Être et Avoir" regressa agora ao local da rodagem do seu mestre em busca destes não-actores. Mas o significado de "Retour en Normandie" é muito mais vasto. Ultrapassando o que poderia ser o tema inicial do filme (o re-encontro com o mestre Allio, com todo um percurso de vida, com pessoas que existem para além das personagens), Philibert conta-nos uma história de múltiplos níveis e
oferece claramente o seu auto-retrato enquanto cineasta.


25 OUT. 16.30 - CULTURGEST (GRANDE AUDITÓRIO)
21 OUT. 18.30 - CINEMA LONDRES (SALA 1)
In the House of Angels [VN]
de Margreth Olin
97´Noruega 1998

"In the House of Angels" retrata de forma respeitadora e muito sensível a vida quotidiana num lar para a terceira idade na Noruega. É um local que oferece aparentemente condições excelentes, mas onde as pessoas sabem que esperam apenas a morte. As personagens aproximam-se da câmara e, uma vez sozinhas com a equipa de filmagem, usam-na como uma amiga a quem podem confessar-se, exprimir o seu desespero ou simplesmente as suas opiniões. Também é um filme provocador que confronta o público com a sua atitude em relação não apenas à velhice, mas também ao seu próprio humanismo. Um hino à terceira idade feito com humor e afecto e que questiona a ideia de estado providência. Será que a aparente incapacidade de tornar mais humana a vida quotidiana destas pessoas significa que o estado providência falhou?


21 OUT. 21.00 - CINEMA LONDRES (SALA 1)
Não me Obriguem a Vir para a Rua Gritar [SE]
de Rui de Brito
61´Portugal 2007

"Eu sou aquilo que fiz." Zeca Afonso deu-nos tanto que agora é a nossa vez de lhe darmos algo. A SubFilmes convidou vários artistas de áreas criativas contemporâneas para criarem uma obra de arte especialmente para Zeca Afonso - um filme, uma música, um desenho, uma animação de motion graphics. Este filme-homenagem revela o quanto este autor está vivo e é referência para as novas gerações. Assim, temos uma colagem de um artista de street art, uma reinterpretação de um tema do Zeca ou uma produção de teatro. Rádio Macau, Nancy Vieira, Couple Coffee, Vicious 5, Raquel Tavares - na música; a companhia de teatro Primeiros Sintomas; a dupla de videojamming Daltonic Brothers; Target e Mosaik no street art; ou os Quebra-Diskos no turntablism.


23 OUT. 20.45 - CULTURGEST (PEQUENO AUDITÓRIO)
21 OUT. 23.00 - CINEMA LONDRES (SALA 1)
D.O.A./Dead on Arrival (A Right of Passage)
de Lech Kowalski
90´ EUA 1981

Depois dos seus trabalhos sobre a indústria de cinema pornográfico americano no final dos anos setenta, Lech Kowalski realizou "D.O.A.", que tinha como ponto de partida as suas filmagens não autorizadas da mítica tournée americana dos Sex Pistols. Tão caótico como os próprios concertos, "Dead on Arrival" reflecte a hostilidade dos públicos americanos, bem como a progressiva desagregação da banda inglesa até à sua ruptura definitiva, no final da tournée.


20 OUT. 16.30 - CULTURGEST (GRANDE AUDITÓRIO)
21 OUT. 14.00 - CINEMA LONDRES (SALA 2)
Convicções [P]
de Julie Frères
55´Portugal/França 2007

Em Fevereiro de 2007, os Portugueses foram chamados a votar a favor ou contra a despenalização do aborto. Partindo do quotidiano de quatro mulheres de convicções totalmente opostas, o filme segue de perto a campanha do referendo, nos bastidores, na rua e nos media.


19 OUT. 16.30 - CULTURGEST (GRANDE AUDITÓRIO)
21 OUT. 16.00 - CINEMA LONDRES (SALA 2)
& etc [P]
de Cláudia Clemente
25´Portugal 2007

Fundada em 1973, a "& etc" é uma pequena editora que se rege por parâmetros únicos: não tem fins lucrativos, não publica obras comerciais e aposta em autores desconhecidos. Tornou-se ao longo dos anos uma referência no panorama nacional, conhecida tanto pelo lado plástico/estético dos seus livros quadrados, como pela singularidade dos autores que publica, entre os quais João César Monteiro, Adília Lopes ou Alberto Pimenta. Dois responsáveis desta editora, Vitor Silva Tavares e Rui Caeiro, recordam neste filme alguns episódios passados ao longo das três décadas de aventuras literárias.


19 OUT. 16.30 - CULTURGEST (GRANDE AUDITÓRIO)
21 OUT. 16.00 - CINEMA LONDRES (SALA 2)
Poeticamente exausto, verticalmente só [P]
A História de José Bação Leal
de Luísa Marinho
56´Portugal 2007

"Poeticamente Exausto, Verticalmente Só" é uma aproximação à vida e obra de José Bação Leal, morto em Moçambique durante a Guerra Colonial, com apenas 23 anos, e que viria a transformar-se no símbolo de uma juventude por cumprir. A sua personalidade fascinante e o seu espírito vanguardista marcaram para sempre as pessoas que lhe estavam mais próximas. Este documentário revela um poeta e pensador corajoso, injustamente desconhecido, que contestou a ditadura dentro da própria instituição militar.


25 OUT. 21.00 - CULTURGEST (GRANDE AUDITÓRIO)
21 OUT. 18.00 - CINEMA LONDRES (SALA 2)
Calle Santa Fe [CI]
de Carmen Castillo
163´ França/Chile/Bélgica 2007

O Movimento da Esquerda Revolucionária (MIR) foi fundado em Santiago do Chile em meados dos anos sessenta como a "vanguarda marxistaleninista da classe operária" chilena. Depois do golpe que derrubou Salvador Allende e levou o general Pinochet ao poder, o MIR passou à clandestinidade. No dia 5 de Outubro de 1974, Miguel Enriquez, então líder do movimento, foi assassinado em sua casa na rua Santa Fé. A sua mulher, Cármen Castillo, ficou gravemente ferida no mesmo ataque. Após 29 anos no exílio, a realizadora regressa pela primeira vez àquela casa, a partir da qual reconstituirá um novelo de memórias sobre o seu companheiro e sobre todas as outras vítimas da ditadura chilena. Terão aqueles actos de resistência valido a pena? Terão todas aquelas mortes sido em vão? O que é a condição de uma sobrevivente, mas exilada para toda a vida?


24 OUT. 21.00 - CULTURGEST (GRANDE AUDITÓRIO)
21 OUT. 22.30 - CINEMA LONDRES (SALA 2)
Cuba, Une Odysée Africaine [I]
de Jihan El Tahri
120´França/Reino Unido 2006

Entre 1961 e 1989, o continente africano foi um dos principais palcos da Guerra Fria. As nações africanas que tinham alcançado a independência, ou que lutavam ainda por ela, tiveram que enfrentar não apenas as antigas potências coloniais europeias, mas também as aspirações hegemónicas sobre o continente das duas super-potências: União Soviética e Estados Unidos. Integrando-se no bloco dos "não alinhados", os novos países africanos procuraram assumir o controlo dos seus próprios destinos e garantir a sua independência nacional através de alianças internacionais. Cuba teve um papel de liderança nesse processo, prestando auxílio aos jovens revolucionários africanos como Patrice Lumumba, Amílcar Cabral e Agostinho Neto. Da estadia frustrada de Che Guevara no Congo à batalha de Cuito Cuanavale, "Cuba, Une Odyssée Africaine" tenta compreender melhor a África contemporânea através da história destes



Para os restantes dias consultar o programa:
http://www.doclisboa.org/pt_programa_21.htm






Links interessantes de Cinema

International Film Festival Pusan (Coreia do Sul)
Cinéma du Réel (França)
Alba International Film Festival (Itália)
Visions du Réel (Suiça)
Festival International du Film Documentaire de Marseille (França)
Documenta Madrid (Espanha)
Festival de Cannes (França)
Festival dei Popoli, Firenze (Itália)
Festival International de Cinema, San Sebastiàn (Espanha)
IDFA _ international Documentary Festival Amsterdam (Holanda)
Internationale Filmfestpiele Berlin (Alemanha)
Internationales Leipziger Festival für Dokumentar- und Animationsfilm (Alemanha)
Mostra Internazionale del Cinema, Venezia (Itália)
Oslo International Film Festival (Noruega)
Sheffield International Documentary Festival (Inglaterra)
Docudays, Beirut Int. Documentary Festival (Libano)
Festival des Films du Monde, Montréal (Canadá)
FIDOCS, Festival Internacional de Documentales de Santiago (Chile)
HotDocs - Canadian Int. Documentary Festival, Toronto (Canadá)
Rencontres International du Documentaire, Montréal (Canadá)
Sundance Film Festival (Estados Unidos)
Taipei Goldenhorse Film Festival (Formosa)
Toronto International Filmfestival (Canadá)
Yamagata International Documentary Film Festival (Japão)
International Short Film Festival (Alemanha)
Karlovy Vary International Film Festival (República Checa)

13º festival internacional de cinema e vídeo de ambiente (Seia, 22 a 27 de Out.)

Cinema de temática ecológica e ambiental em Seia (Serra da Estrela)

Consultar:
http://cineeco-seia.blogspot.com/

http://www.cineeco.org/








Programa


Dia 22 Segunda Feira

CISE - Centro de Interpretação da Serra da Estrela

10:00 Horas Exibição de filmes a concurso
Bicho Preto Nasce Branco, de Ângelo Lima (Brasil) 14'
Pirinop, Meu Primeiro Contato, de Mari Correia, Karané Ikpeng (Brasil) 83'
14:30 Horas Apresentação da Exposição de Ilustração Cientifica
"Espécies e habitat's da serra da Estrela"

15:00 Horas Exibição de filmes a concurso
Rapsódia do Absurdo, de Cláudia Nunes (Brasil) 15'
Multiplicadores, de Renato Martins e Lula Carvalho (Brasil) 20'
Profetas da Chuva e da Esperança, de Márcia Paraíso (Brasil) 15'
Discretas Afinidades, de Ana Neves (Portugal) 20'
O Fogo Controlado, de Francisco Manso (Portugal) 52'
A Casa, de Paulo Cartaxana (Portugal) 51'

18:00 Horas "Dão D' Honra" (prova gastronómica de produtos locais)


SALA DE HOMENAGENS
15:00 Horas Ciclo João Batista de Andrade:
WILSINHO GALILÉIA (1978) doc (proibido pelos militares em 1978)
GREVE! (1979) doc. de 35 minutos sobre a Greve dos Metalúrgicos que revelou Lula Prémio Especial do Júri, I Fest. Latino Americano de Havana, 1979)
18:00 Horas Homenagem a Ingmar Bergman:
SÉTIMO SELO
22:00 Horas Homenagem a Michelangelo Antónioni:
BLOW UP

Cine-Teatro da Casa Municipal da Cultura de Seia


10:00 Horas SÓ ANIMAÇÃO:
DIA DE SURF (Surf's Up), de Ash Brannon e Chris Buck (EUA, 2007), com vozes de Jeff Bridges, Zooey Deschanel, etc. M/4 anos; 85 minutos; Animação; Columbia TriStar Warner.
15:00 Horas OUTRAS TERRAS OUTRAS GENTES:
PLAYTIME - VIDA MODERNA (Playtime), de Jacques Tati (França, Itália, 1967), com Jacques Tati, Barbara Dennek, etc. M/12 anos; 155 minutos; Comédia; Atalanta Filmes.
18:00 Horas CINEMA PORTUGUÊS:
BELLE TOUJOURS, de Manoel de Oliveira (França, Portugal, 2007), com Michel Piccoli, Bulle Ogier, Ricardo Trêpa, Leonor Baldaque, etc. M/12 anos; 68 minutos; Drama; Atalanta Filmes. 21:30 Horas Cerimónia de abertura oficial do Cine'Eco.
Estreia de obra de Jorge Pelicano
Fados em 24 imagens por segundos, com Cátia Garcia.
Guitarra portuguesa: Samuel Cabral; Viola: Nel Garcia; Contrabaixo: João Penedo.



Dia 23 Terça Feira


CISE - Centro de Interpretação da Serra da Estrela

10:00 Horas Exibição de filmes a concurso
Portugal, Um Retrato Social, I, de Joana Pontes (Portugal) 61'
Portugal, a Social Portrait, 3, de Joana Pontes (Portugal) 53'
15:00 Horas Exibição de filmes a concurso
Nascente, de Helvécio Marins Jr (Brasil) 16'
Corno de Bico, de Martin Dale (Portugal) 17'
Cerrado: Quanto Custa?, de Rosa Berardo, Murilo Berardo (Brasil) 40'
Neuneinhalb: Klimawandel (Nove e meia: mudança climatérica), de Tvision Gmnh (Alemanha) 10'
Fields of Demeter (Os Campos de Deméter), de Knut Krzywinski (Noruega) 46'
Ministry Messiah, de Gints Apsits (Letónia) 4'
18:00 Horas Exibição de filmes a concurso
Los Pastores del Bosque Flotante (Os Pastores do Bosque Flutuante), de José
Carlos Diáz, Salvador Castillejos (Espanha) 60'
Galápagos en canchalagueras (Galápagos em canchalagueras), de Rosa Pérez
Almeida (Espanha) 72'
21:30 Horas Exibição de filmes a concurso
Ribbon of Sand (Fita de Areia), de John Grabowska (EUA) 27'
In The Twilight of Silence (No Crepúsculo do Silêncio), de Josef Cisarovsky
(R. Checa) 33'
Nigai Namida No Daichi Kara (Da Terra das Lágrimas Amargas), de Kana Tomoko
(Japão) 84'
CO2 or you? (CO2 ou Tu?), de Tama Gempton (Canadá) 1'


CISE - Centro de Interpretação da Serra da Estrela - SALA DE HOMENAGENS

15:00 Horas Ciclo João Batista de Andrade:
PORTINARI, UM PINTOR DE BRODÓSQUI (1968) - Único filme sobre o grande pintor Candido Portinari. Curta-metragem, 10 minutos
O HOMEM QUE VIROU SUCO (1981) (Medalha de ouro, Melhor Filme Festival de Moscovo, 1981) (com José Dumont)
18:00 Horas Homenagem a Ingmar Bergman:
MORANGOS SILVESTRES
22:00 Horas Homenagem a Michelangelo Antónioni:
PROFISSÃO: REPÓRTER


Cine-Teatro da Casa Municipal da Cultura de Seia

10:00 Horas SÓ ANIMAÇÃO:
DIA DE SURF (Surf's Up), de Ash Brannon e Chris Buck (EUA, 2007), com vozes de Jeff Bridges, Zooey Deschanel, etc. M/4 anos; 85 minutos; Animação; Columbia TriStar Warner.
15:00 Horas OUTRAS TERRAS OUTRAS GENTES:
UMA FAMILIA À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS (Little Miss Sunshine), de Jonathan Dayton e
Valerie Faris (EUA, 2006), com Greg Kinnear, Toni Collette, Abigail Breslin, Alan Arkin, etc. M/12 anos;
101 minutos; Comédia; Filmes Castello Lopes.
18:00 Horas OUTRAS TERRAS OUTRAS GENTES:
O CAIMÃO (Il Caimano), de Nanni Moretti (Itália, França, 2007), com Silvio Orlando, Margherita Buy,
Jasmine Trinca, etc. M/12 anos; 112 minutos; Comédia; Atalanta Filmes.
21:30 Horas OUTRAS TERRAS OUTRAS GENTES:
LADY CHATTERLEY (Lady Chatterley), de Pascale Ferran (França, Inglaterra, Bélgica, 2007), com
Marina Hands, Jean-Louis Coullo'ch, Hippolyte Girardot, H


Dia 24 Quarta Feira


CISE - Centro de Interpretação da Serra da Estrela

10:00 Horas Exibição de filmes a concurso
Portugal, Um Retrato Social, 2, de Joana Pontes (Portugal) 61'
Portugal, a Social Portrait, 4, de Joana Pontes (Portugal) 53'
15:00 Horas Exibição de filmes a concurso
Monte dos Carvalhos, de Tiago Delgado Cravidão (Portugal) 13'
Encontro com Milton Santos, de Sílvio Tendler (Brasil) 87'
3269 Daisy, de Kenneth Elvebakk (Noruega) 25'
Mariomotriz, de Filipa Macedo Baptista (Espanha) 18'
Ubojite Misli (Pensamentos de Guerra), de Stanka Gjuric (Croácia) 4'
18:00 Horas Exibição de filmes a concurso
Burried at Sea (Enterrado no Mar), de John Wesley Chisholm (Canadá) 50'
Die Tiger und der Monch (O Tigre e Monge), de Harald Pokieser (Austria) 51'
Die Magie der Mongolei (Mongólia Selvagem), de Heina Leger (Áustria) 51'
22:00 Horas Exibição de filmes a concurso
Thunderheads (Nuvens Carregadas), de Klaus Toft (Austrália) 52'
Juste Planète - Forêst, l' Espoir Certifié (Apenas Planeta -Floresta, a Esperança
Certificada), de Jean-Michel Vennemani (França) 52'
1907-2007 When the Vineyard sleeps... (1907-2007 Quando a vinha dorme...), de
François Manceaux (França) 58


CISE - Centro de Interpretação da Serra da Estrela - SALA DE HOMENAGENS

15:00 Horas Ciclo João Batista de Andrade:
MIGRANTES (1973) Doc. sobre migrantes nordestinos em São Paulo. Prémio de Melhor filme, Jornada de Curtas Metragens, Salvador, Bahia, 1973
RUA SEIS, SEM NÚMERO (2002) ficção (com Marco Ricca)
18:00 Horas Homenagem a Ingmar Bergman:
A MÁSCARA
22:00 Horas Homenagem a Michelangelo Antónioni:
O GRITO

Cine-Teatro da Casa Municipal da Cultura de Seia


10:00 Horas SÓ ANIMAÇÃO:
SHREK, O TERCEIRO (Shrek the Third), de Chris Miller e Raman Hui (EUA, 2006), com vozes de Mike
Myers, Eddie Murphy, Cameron Diaz, Antonio Banderas, Julie Andrews, etc. M/6 anos; 92 minutos;
Animação; Lusomundo.
15:00 Horas OUTRAS TERRAS OUTRAS GENTES:
GERAÇÃO FAST FOOD (Fast Food Nation), de Richard Linklater (EUA, Inglaterra, 2006); com Patricia
Arquette, Catalina Sandino Moreno, Greg Kinnear, Luis Guzmán, Ethan Hawke, etc. M/12 anos; 116
minutos; Drama; Lusomundo.
18:00 Horas CINEMA PORTUGUÊS:
O MISTÉRIO DA ESTRADA DE SINTRA, de Jorge Paixão da Costa (Portugal, Brasil, 2007), com
Ivo Canelas, António Cerdeira, Nicolau Breyner, José Pedro Vasconcelos, Rogério Samora, etc.
M/12 anos; Aventura/Mistério; Lusomundo.
21:30 Horas OUTRAS TERRAS OUTRAS GENTES:
SHORTBUS (Shortbus), de John Cameron Mitchell (EUA, 2006), com Sook-Yin Lee, Paul Dawson,
PJ DeBoy, Lindsay Beamish, Peter Stickles, etc. M/18 anos; 101 minutos; Drama; Lusomundo

Dia 25 Quinta Feira


CISE - Centro de Interpretação da Serra da Estrela

10:00 Horas Exibição de filmes a concurso
Portugal, Um Retrato Social, 5, de Joana Pontes (Portugal) 61'
Portugal, a Social Portrait, 6, de Joana Pontes (Portugal) 53'
15:00 Horas Exibição de filmes a concurso
Fronteiras do Tempo, de Cláudia Rodrigues, Pedro Gancho, Francisco Veiga
(Portugal) 30'
Esta Água que Vos Deixo, de Clube Audiovisuais da Escola Abranches Ferrão / Seia
(Portugal) 15'
Xingu, a Terra Ameaçada, de Washington Novaes (Brasil) 60'
As Pessoas que vivem do Lixo, de André Cywinski e João Gomez (Brasil), 8'
Dans leur Peau (Na Pele Deles), de Arnaud Malherbe (França) 22'
18:00 Horas Exibição de filmes a concurso
Global WARming (Aquecimento Global/Guerra Global), de Kathrin Gnorski
(Alemanha) 12'
Water Detectives (Detectives da Água), de David Springbett (Canadá), de 12'
Yandabad, de Mariano Agudo e Roi Guitián (Espanha) 58'
Keepers of Eden (Guardas do Paraíso), de Yoram Porath (EUA) 75'
22:00 Horas Exibição de filmes a concurso
Moka, de M. e S. Fiocco, F. Minervini () 5'
The Meadow (A Campina), de Jan Haft (Alemanha) 43'
En Tannstikker Til Kina (Um Palito para a China), de Ingvild Sobstad (Noruega) 43'
Daruvonulás a Hortobágyon (Migração de Garças em Hortobágy), de Zsolt Cséke
(Hungria) 53'
Carpa Diem (Carpa Diem), de Sérgio Cannella (Itália), 2'


CISE - Centro de Interpretação da Serra da Estrela - SALA DE HOMENAGENS

15:00 Horas Ciclo João Batista de Andrade:
RESTOS (1975) Doc. sobre catadores de lixo em SSP (proibido pela ditadura militar)
VIDA DE ARTISTA (2004) doc
18:00 Horas Homenagem a Ingmar Bergman:
FANNY E ALEXANDRE
22:00 Horas Homenagem a Michelangelo Antónioni:
A AVENTURA
Cine-Teatro da Casa Municipal da Cultura de Seia
10:00 Horas SÓ ANIMAÇÃO:
SHREK, O TERCEIRO (Shrek the Third), de Chris Miller e Raman Hui (EUA, 2006), com vozes de Mike
Myers, Eddie Murphy, Cameron Diaz, Antonio Banderas, Julie Andrews, etc. M/6 anos; 92 minutos;
Animação; Lusomundo.
15:00 Horas ANIMAÇÃO:
OS SIMPSONS: O FILME (The Simpsons Movie), de David Silverman (EUA, 2007), com Dan Castellaneta,
Julie Kavner, Nancy Cartwright, Yeardley Smith, etc. M/6 anos; 87 minutos; Animação; Filmes Castello
Lopes.
18:00 Horas OUTRAS TERRAS OUTRAS GENTES:
A RAPARIGA MORTA (The Dead Girl), de Karen Moncrieff (EUA, 2006), com Toni Collette, Rose Byrne,
Mary Beth Hurt, Marcia Gay Harden, Brittany Murphy, etc. M/ 16 anos; 93 minutos; Mistério; Lusomundo.
21:30 Horas OUTRAS TERRAS OUTRAS GENTES:
DIÁRIO DE UM ESCÂNDALO (Notes on a Scandal); de Richard Eyre (Inglaterra, 2006), com Judy Dench,
Cate Blanchett, Bill Nighy, etc. M/16 anos; 92 minutos; Drama; Filmes Castello Lopes
24:00 Horas OUTRAS TERRAS OUTRAS GENTES:
INIMIGOS DO IMPÉRIO (Ye Yan ou Banquet), de Feng Xiaogang (China, 2006); com Ziyi Zhang, Daniel Wu,
Xun Zhou, You Ge, etc. M/ 12 anos; 131 minutos; Drama; Vitória Filmes.


Dia 26 Sexta Feira


CISE - Centro de Interpretação da Serra da Estrela

10:00 Horas Exibição de filmes a concurso
Portugal, Um Retrato Social, 7, de Joana Pontes (Portugal) 61'
O Fogo Contra o Fogo, de Francisco Manso (Portugal) 41'
O Fogo Controlado, de Francisco Manso (Portugal) 52'
15:00 Horas Exibição de filmes a concurso
Vilarinho das Furnas, de Sofia Leite (Portugal) 27'
A Ponte de Todos, de Anabella Saint-Maurice (Portugal) 52'
Grande Hotel, de Anabella Saint-Maurice (Portugal) 52'
Tijmomenten (Momentos de Marés), de Janna Dekker (Holanda) 27'
18:00 Horas Exibição de filmes a concurso
Beyond the Forest (Para lá da Floresta), de Yoni Bentovim e Emily Harris (Índia) 28'
Villsaven, Reven og Ksaerligheten (A Ovelha Selvagem, A Raposa e o Amor) de Anne
Magnussen (Noruega) 28'
Always Coca-cola (Sempre Coca-cola), de Inge Altemeier e Reinhard Hornung
(Alemanha) 30'
Heursdorfer Erde (Carvão, Terra, Casa), de Robert Harding Pittman (Alemanha) 40'
22:00 Horas Exibição de filmes a concurso
Tirol - Land der Wasser (Tirol - Terra de Água), de Joannes Koek (Áustria) 8'
My Life at 40 (A Minha Vida aos 40), de Laurie Hill (Inglaterra), 8'
Ine Svety (Outros Mundos), de Marko Skop (Eslováquia) 15'
Ol' Man River - Mighty Mississippi - I e II Parte (Ol' Man River - Poderoso
Mississipi - I e II Parte), de Michael Schlamberger, Steve Nichols (Austria) 2 x 50'


CISE - Centro de Interpretação da Serra da Estrela - SALA DE HOMENAGENS

15:00 Horas Ciclo João Batista de Andrade:
VEIAS E VINHOS (2006) ficção (com Eva Wilma, Simone Spoladore)
17:00 Horas Homenagem a Ingmar Bergman:
LÁGRIMAS E SUSPIROS
19:00 Horas Homenagem a Ingmar Bergman:
SONATA DE OUTONO
22:00 Horas Homenagem a Michelangelo Antónioni:
A NOITE


Cine-Teatro da Casa Municipal da Cultura de Seia

10:00 Horas SÓ ANIMAÇÃO:
RATATUI (Ratatouille), de Brad Bird (EUA, 2007); com as vozes de Patton Oswalt, Lou Romano, Janeane
Garofalo, Ian Holm, Peter Sohn, etc. M/6 anos; 110 minutos; Animação; Lusomundo.
15:00 Horas ANIMAÇÃO:
OS SIMPSONS: O FILME (The Simpsons Movie), de David Silverman (EUA, 2007), com Dan Castellaneta,
Julie Kavner, Nancy Cartwright, Yeardley Smith, etc. M/6 anos; 87 minutos; Animação; Filmes Castello
Lopes.
18:00 Horas OUTRAS TERRAS OUTRAS GENTES:
AS VIDAS DOS OUTROS (Das Leben der Anderen), de Florian Henckel von Donnersmarck (Alemanha,
2006); com Martina Gedeck, Ulrich Mühe, Sebastian Koch, Ulrich Tukur, etc. M/ 16 anos; 137 minutos;
Drama; Vitória Filmes.
21:30 Horas OUTRAS TERRAS OUTRAS GENTES:
O VÉU PINTADO (The Painted Veil), de JOHN CURRAN (EUA, China, 2006), com Naomi Watts, Edward
Norton, Liev Schreiber, Toby Jones, Diana Rigg etc. M/ 12 anos; 125 minutos; Drama; Vitória Flmes.
24:00 Horas OUTRAS TERRAS OUTRAS GENTES:
A MALDIÇÃO DA FLOR DOURADA (Man cheng jin dai huang jin jia ou Curse of the Golden Flower), de
Zhang Yimou (China, 2006), com Yun-Fat Chow, Li Gong, Jay Chou, Ye Liu, etc. M/ 12 anos; 114 minutos; Drama; Vitória Filmes.



Dia 27 Sábado


CISE - Centro de Interpretação da Serra da Estrela

Das 9:30 Horas às 17:30 Horas Conferência subordinada ao tema
"Ao Centro... Desenvolvimento Sustentável"
SALA DE HOMENAGENS
15:00 Horas Ciclo João Batista de Andrade:
CASO NORTE (1977) doc. de 38 minutos sobre migrantes nordestinos em São Paulo. Prémio da Imprensa, "Melhor Programa de TV "/1978)
VLADO, 30 anos depois (2005) doc
17:00 Horas Homenagem a Ingmar Bergman:
DA VIDA DAS MARIONETAS
19:00 Horas Homenagem a Ingmar Bergman:
SARABANDA
22:00 Horas Homenagem a Michelangelo Antónioni:
O ECLIPSE
DESERTO VERMELHO


Cine-Teatro da Casa Municipal da Cultura de Seia

10:00 Horas SÓ ANIMAÇÃO:
RATATUI (Ratatouille), de Brad Bird (EUA, 2007); com as vozes de Patton Oswalt, Lou Romano, Janeane
Garofalo, Ian Holm, Peter Sohn, etc. M/6 anos; 110 minutos; Animação; Lusomundo.
15:00 Horas OUTRAS TERRAS OUTRAS GENTES:
O TERCEIRO PASSO (The Prestige), de Christopher Nolan (Inglaterra, EUA, 2006); com Hugh Jackman,
Christian Bale, Michael Caine, Scarlett Johansson, etc. M/12 anos; 128 minutos; Mistério; Columbia
TriStar Warner.
21:30 Horas Cerimónia de Encerramento.
Entrega de Prémios. Concerto de Rão Kyao: "Porto Alto"

Sala 2 do CISE - Centro de Interpretação da Serra da Estrela


De 22 a 26 de Outubro
Sessões às 15 Horas - Ciclo dedicado a Joana Pontes - Realizadora de "Portugal - Um Retrato Social"
Sessões às 18 Horas - Homenagem a Ingmar Bergman
Sessões às 22 Horas - Homenagem a Michelangelo Antonioni

* Programa sujeito a pequenas alterações

Jazz visto por dentro ( sob a forma de concertos comentados)


Esta série de concertos foi pensada para a Comunidade Académica da Universidade do Porto e para o público em geral, com o objectivo de contribuir para o fortalecimento do interesse, compreensão e apreciação deste este tipo de música.
Deseja-se que este evento seja uma abordagem inovadora do Jazz em Portugal e uma experiência profunda com uma forte componente de interactividade com o público.
Ao entendermos a História do Jazz e a sua evolução, procuraremos dar a conhecer o que o torna uma expressão musical tão única.
Desde as suas origens como marcha fúnebre em Nova Orleães, o Jazz transformou-se numa arte musical sem fronteiras.
Este evento - ancorado no conceito de Concerto Comentado - proporcionará uma visão educacional relativamente ao "como" e ao "porquê" de os músicos de Jazz tocarem como tocam, bem como uma nova abertura relativamente ao "som modificado" do Jazz.
Esta série de concertos explorará a evolução histórica do Jazz, o processo de improvisação e o desenvolvimento "do Som da Big Band".
São igualmente objectivos desta série de três Concertos, compreender o processo criativo no Jazz, aprender a escutar Jazz de uma forma mais inteligível e "compreender" o que se passa na mente dos músicos de Jazz durante as suas actuações.
Esta será uma oportunidade para dar a conhecer à Comunidade Académica e ao público em geral a excelência dos músicos de Jazz convocados para este evento e também o ensejo em criar uma ligação (que se desejar continuada) entre o Departamento de Jazz da ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo) - a única Escola em Portugal que confere um grau superior em Jazz - e a Universidade do Porto.

Michael Lauren
Coordenador do Curso de Jazz da ESMAE


PROGRAMA

Concerto I / 12 de Outubro '07 - 18h00
O rosto variável de Jazz: uma visão histórica sobre o desenvolvimento do Jazz (um olhar sobre as modificações do som e do papel dos instrumentos).

Concerto II / 19 de Outubro ‘ 07 - 18h00
Improvisação - o coração e a mente do Jazz (a expressão do "solo").


Concerto III / 26 de Outubro ‘ 07 - 18h00
O Som da Big Band - uma Comparação (Porquê uma Big Band? Evolução histórica do seu som).

Músicos: Carlos Azevedo, Hugo Alves, António Aguiar, Pedro Barreiros, Sérgio Carollino, Nuno Ferreira, Laurent Philipe, Pedro Guedes, Michael Lauren, Telmo Marques, Claus Nymark, Rogério Ribeiro, José Luís Rego, Mário Santos e a Big Band da ESMAE .

Direcção Artística do projecto: Michael Lauren, Coordenador do Curso de Jazz da ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo).

Preços:
UP: 1 Euro
Não UP: 2 Euros


Informações:
Ana Martins
anamartins@reit.up.pt
Tel. 22 0408193