18.10.07

Jazz visto por dentro ( sob a forma de concertos comentados)


Esta série de concertos foi pensada para a Comunidade Académica da Universidade do Porto e para o público em geral, com o objectivo de contribuir para o fortalecimento do interesse, compreensão e apreciação deste este tipo de música.
Deseja-se que este evento seja uma abordagem inovadora do Jazz em Portugal e uma experiência profunda com uma forte componente de interactividade com o público.
Ao entendermos a História do Jazz e a sua evolução, procuraremos dar a conhecer o que o torna uma expressão musical tão única.
Desde as suas origens como marcha fúnebre em Nova Orleães, o Jazz transformou-se numa arte musical sem fronteiras.
Este evento - ancorado no conceito de Concerto Comentado - proporcionará uma visão educacional relativamente ao "como" e ao "porquê" de os músicos de Jazz tocarem como tocam, bem como uma nova abertura relativamente ao "som modificado" do Jazz.
Esta série de concertos explorará a evolução histórica do Jazz, o processo de improvisação e o desenvolvimento "do Som da Big Band".
São igualmente objectivos desta série de três Concertos, compreender o processo criativo no Jazz, aprender a escutar Jazz de uma forma mais inteligível e "compreender" o que se passa na mente dos músicos de Jazz durante as suas actuações.
Esta será uma oportunidade para dar a conhecer à Comunidade Académica e ao público em geral a excelência dos músicos de Jazz convocados para este evento e também o ensejo em criar uma ligação (que se desejar continuada) entre o Departamento de Jazz da ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo) - a única Escola em Portugal que confere um grau superior em Jazz - e a Universidade do Porto.

Michael Lauren
Coordenador do Curso de Jazz da ESMAE


PROGRAMA

Concerto I / 12 de Outubro '07 - 18h00
O rosto variável de Jazz: uma visão histórica sobre o desenvolvimento do Jazz (um olhar sobre as modificações do som e do papel dos instrumentos).

Concerto II / 19 de Outubro ‘ 07 - 18h00
Improvisação - o coração e a mente do Jazz (a expressão do "solo").


Concerto III / 26 de Outubro ‘ 07 - 18h00
O Som da Big Band - uma Comparação (Porquê uma Big Band? Evolução histórica do seu som).

Músicos: Carlos Azevedo, Hugo Alves, António Aguiar, Pedro Barreiros, Sérgio Carollino, Nuno Ferreira, Laurent Philipe, Pedro Guedes, Michael Lauren, Telmo Marques, Claus Nymark, Rogério Ribeiro, José Luís Rego, Mário Santos e a Big Band da ESMAE .

Direcção Artística do projecto: Michael Lauren, Coordenador do Curso de Jazz da ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo).

Preços:
UP: 1 Euro
Não UP: 2 Euros


Informações:
Ana Martins
anamartins@reit.up.pt
Tel. 22 0408193