28.10.06

Apelo para bloquear e atacar o capitalismo


O ciclo das últimas contra-cimeiras mostrou que nós ganhámos quando inventamos uma nova táctica em vez de procurarmos reproduzir as rituais confrontações do costume. No ano de 1999 em Seattle os capitalistas não esperavam uma tão larga mobilização para neutralizar as suas reuniões. No ano de 2001 em Génova, eles esperavam que as nossas acções se concentrassem na zona vermelha, e foi por isso que nos batemos fora desse perímetro. Na reunião do G8 em 2003, as ruas comerciais de Genebra foram iluminadas graças a um blitz nocturno em que ninguém foi detido graças ao efeito surpresa de que beneficiamos. Desde Génova que temos tido poucas vitórias e tal deve-se ao facto de andarmos a tentar repetir Génova. Mas a polícia, entretanto, organizou-se para o impedir. Salónica (Grécia), São Petersburgo, Gleneagles e outras contra-cimeiras foram outras tantos fracassos para quem quer sabotar o capital uma vez que mais não se fez do que repetir o espectáculo anterior. Apesar de tudo, esses acontecimentos foram ocasiões para nos encontrarmos e renovar os laços entre pessoas e grupos.

No fundo a questão é: quem bloqueia quem? Se organizarmos uma grande mobilização num só local a estratégia do Estado-capital é mais que previsível. Eles irão mobilizar também todas as suas forças. E é da natureza própria do capital terem mais meios do que nós. Depois há ainda que referir que as condições de luta política mudaram nos últimos anos; em certas circunstâncias, a sabotagem nocturna tornou-se menos arriscada que a manifestação de rua. O terrorismo é o novo espectáculo do capital, a moeda de troca em que se tornou o medo serve para fazer leis contra nós, para nos dividir e nos prender. Ao mobilizarmo-nos num só local mais não fazemos que facilitar o trabalho deles, pois podem-nos assim apontar em bloco. Lutar contra o capital, nos nossos dias, significa bloquear a economia. Os insurgentes, os piqueteros argentinos, o movimento contra a CPE em França têm de comum o facto de atacarem com todos os seus meios a circulação capital. É por isso que dizemos que ao bloquear a economia com um ataque concertado às infra-estruturas e aos fluxos mercantis no mundo nós podemos esboçar aquilo que seria uma insurreição. Fazem-se frequentemente críticas às contra-cimeiras por estas se terem tornado um espectáculo. Mas isso é desconhecer as potencialidades dos encontros, dos laços, a inspiração para novas lutas que despertam nessas ocasiões. Pensamos que este poder de convergência não se deve perder, mas importa concentrarmo-nos na conspiração, na partilha e no saber-fazer. Por outras palavras, propomos a dissociação entre concentração e acção. Lançamos este desafio porque não é de todo aconselhável discutir estas questões sob pressão policial que inevitavelmente existe após as acções de protesto. E depois sempre é mais fácil agir quando não se está sob o seu olhar. Na verdade, é do maior interesse reunirmo-nos e trocar ideias antes e depois das cimeiras. E tudo de forma descentralizada. Temos necessidade de elaborar um conjunto de estratégias, pois se estamos convencidos que é imperioso levar a cabo uma série de sabotagens em todo o mundo, não é menos importante perspectivar teoricamente tudo isso, ou seja, fazer as coisas de maneira a não fornecermos informações suplementares à vigilância policial.
Propomos assim para a contra-cimeira de 2007 na Alemanha que as grandes concentrações sejam votada elaboração estratégica, à organização de uma campanha de acções coordenadas, e à análise dos resultados. O alvo não deve ser Heiligendamm mas a economia global. Propomos que as grandes concentrações internacionais se realizem antes e após os dias de acção contra o G8. Teremos assim tempo e espaço para conspirar e inspirarmo-nos mutuamente sem dar o flanco a uma repressão massiva. Apelamos a cada um para agir por sua iniciativa pelo mundo inteiro, durante os dias de realização da cimeira (6,7, e 8 de Junho de 2007) com o objectivo comum de paralisar a economia mundial. Apelamos para que esta ideias seja discutida em todas as reuniões de preparação para a contra-cimeira.
Esta proposta não é dirigida contra as acções públicas mas sim contra a sua concentração num só local, por ocasião da reunião do G8. As acções simbólicas têm sempre uma utilidade, ainda que o capital esteja em guerra não de forma simbólica. Os nossos únicos limites são as nossa imaginação.

O colectivo do 22 de Outubro

(tradução de um texto que circula há alguns dias entre os activistas que se preparam para a realização de uma contra-cimeira em Heiligendamm, Alemanha, em Junho de 2007. Uma proposta para a renovação de estratégias também apareceu no Indymedia UK)

Lágrima de preta

Lágrima de preta

Encontrei uma preta
que estava a chorar,
pedi-lhe uma lágrima
para a analisar.

Recolhi a lágrima
com todo o cuidado
num tubo de ensaio
bem esterilizado.

Olhei-a de um lado,
do outro e de frente:
tinha um ar de gota
muito transparente.

Mandei vir os ácidos,
as bases e os sais,
as drogas usadas
em casos que tais.

Ensaiei a frio,
experimentei ao lume,
de todas as vezes
deu-me o que é costume:

nem sinais de negro,
nem vestígios de ódio.
Água (quase tudo)
e cloreto de sódio.

António Gedeão, Máquina de Fogo (1961)

Entrevista com António Pedro Ribeiro


Por vezes, ao observarmos uma fotografia antiga de Oscar Wilde, de Ernest Hemingway ou um qualquer outro mestre da literatura, somos invadidos por uma vaga de nostalgia; a da figura romântica do escritor, despreocupado pelos pormenores secundários de uma vida passada nas boémias tertúlias de café, por entre o tabaco, o ópio e o álcool, em viagem recreativa por entre as paisagens paradisíacas de países estrangeiros ou em comunhão telúrica com a terra em qualquer esconderijo pessoal no meio da Natureza
Quem nunca teve um secreto ensejo de ser um Fernando Pessoa a escrever na esplanada d’A Brasileira, um Sebastião da Gama a colocar por palavras a beleza da Serra da Arrábida ou um Almeida Garrett a inspirar-se nas paisagens verdejantes do Douro, que atire a primeira pedra.
Claro que estou a exagerar, esta é apenas uma visão romântica do escritor. No entanto, é uma imagem que já não colamos aos autores contemporâneos. A culpa é da sociedade moderna e de conceitos como o capitalismo ou a globalização. Actualmente, existem demasiadas coisas com que nos preocuparmos, demasiada informação para assimilarmos e bastante pouco tempo livre para desfrutarmos.
O poeta portuense António Pedro Ribeiro parece não querer acreditar nisso e poderá vir a ser o último poeta romântico português. Isto apesar de “Declaração de Amor ao Primeiro-Ministro e Outras Pérolas – Manifestos do Partido Surrealista Situacionista Libertário”, o livro que acaba de editar pela Objecto Cardíaco, ser uma obra política, irónica, satírica e algo surrealista, directa e quase panfletária.
Declaração de Amor ao Primeiro-Ministro…” é ainda uma obra influenciada pelos situacionistas, que não se furta a utilizar a técnica da colagem, ao utitilizar machetes ou excertos de notícias da comunicação social escrita misturadas com palavras suas.
A Rua de Baixo decidiu dar a conhecer um pouco mais sobre o poeta (e músico) António Pedro Ribeiro, que fez furor na recente edição do festival Paredes de Coura com as suas declamações. Foi sobre isto, sobre o seu inusitado amor pelo primeiro-ministro, sobre os The Doors e sobre muitas outras coisas que conversámos. Para conferir nas linhas seguintes.

Confessou-se apaixonado pelo primeiro-ministro. Pelo actual em particular?

A "Declaração de Amor…" não se aplica só a um primeiro-ministro, aplica-se a todos os poderes que estão podres, como dizem os surrealistas, os situacionistas, os anarquistas e outros esquerdistas. É claro que José Sócrates merece uma menção especial pela sua postura mecânica, robótica, arrogante e intolerante. Julga-se um super-homem, um homem-providência, cheio de rigor e competência como Salazar, mas é uma grande treta. Aliás, tal como a maior parte dos dirigentes dos partidos portugueses. Além disso, faz o jogo do imperialismo e do capitalismo mundial. Nada faz para combater a pobreza ou o desemprego. Os únicos primeiros-ministros portugueses que estimo são Afonso Costa, Vasco Gonçalves e Maria de Lourdes Pintassilgo.

Depois de algumas edições de autor, “Declaração De Amor Ao Primeiro-Ministro…” é o seu primeiro livro publicado por uma editora. Como surgiu o encontro com a Objecto Cardíaco?

A “Declaração de Amor" não é o primeiro livro publicado por uma editora. Em 2001 publiquei "À Mesa do Homem Só. Estórias" através da Silêncio da Gaveta, uma pequena editora sedeada em Vila do Conde e na Póvoa de Varzim, dirigida pelo João Rios e pelo José Peixoto. Ainda assim, em Maio desse ano, surgiu uma boa crítica na revista do "Diário de Notícias" [DNA] que já falava numa certa "descida aos infernos do álcool", só que como nem eu nem a editora éramos conhecidos, a coisa caiu no esquecimento. Eu e o Valter Hugo Mãe, da Objecto Cardíaco, já nos conhecíamos das andanças dos bares e da poesia. Contudo, no ano passado o Valter ouviu-me recitar no café Pátio, em Vila do Conde, o "Poema do Défice" e o texto "Declaração de Amor ao Primeiro-Ministro". Perguntou-me se eu tinha mais coisas do género e eu disse que tinha quatro ou cinco coisas antigas e inéditas. Depois, de Julho a Setembro, escrevi o resto, até porque encontrei na casa da minha avó em Braga uma antologia do surrealismo francês e a "Arte de Viver para a Geração Nova" do situacionista Vaneigem. Foi mais uma volta à cabeça. O livro, no fundo, é um manifesto surrealista situacionista libertário em linguagem poética.

É o A. Pedro Ribeiro um autor exclusivamente político, de intervenção, ou o seu próximo livro poderá muito bem ser sobre outra coisa qualquer?

Não me considero um autor exclusivamente político. Até porque, na senda de Breton, a política não existe separada da vida. O amor, o sexo, a liberdade e a revolução são todas uma coisa só que as máquinas castradoras do sistema sempre tentaram dividir. Mas, ao fim e ao cabo, felizmente nunca o conseguiram no que respeita a alguns homens e mulheres. Nietzsche fala no espírito livre e em Dionisos e eu acredito.
Eu tenho um livro para sair há um ano chamado "Saloon", através das Edições Mortas. O problema é que o editor - António Oliveira, mentor da livraria "Pulga" no Porto - anda teso e eu também. Esse livro é diferente. Tem a ver com a atmosfera dos bares, com as mulheres que estão do lado de cá e de lá, com o sexo que espreita mas raramente vem, com o engate, com as mulheres que amamos e com as outras que passam, com a noite e com os copos até cair, com o pistoleiro que entra no saloon a gingar e que assusta toda a gente, ou então é ostracizado. O meu próximo livro talvez se chame "Um Poeta a Mijar" e terá talvez duas partes ou dois livros: uma das partes vai ser estilo Dada e humorística com textos já conhecidos mas nunca editados em livro, como "Borboletas", "Futebol Dada" ou "Mamas2". A segunda parte ou livro poderá conter as tais iluminações, delírios ou alucinações - a fronteira é ténue -, estilo "Eu vi a morte nos olhos de Deus", os tais textos que não sabemos de onde vêm. Contudo, não deixarei nunca de tomar posições políticas, talvez até funde uma coisa nova, mas não um partido, não suporto mais ver a coisa dividida entre dirigentes e dirigidos.

Não teme que não o levem a sério?
Eu já fiz muitos disparates. Mas se não tivesse feito alguns deles teria apodrecido de tédio ou de depressão. Mesmo quando estou a brincar ou com os copos, penso que as pessoas inteligentes entendem que já escolhi o meu lado da barricada. Há quem me ame e quem me odeie. Isso é natural quando dizemos ou cantamos determinados textos ou tomamos determinadas posições. É claro que custa não reagir às provocações quando insultam aqueles que amamos.

Sente-se um “poeta maldito”, como o eram Rimbaud, Baudelaire ou Sade?

Não me coloco ao nível de Rimbaud, Baudelaire ou Sade. No entanto, tenho a certeza que sou deles, que venho dessa linha de malditos onde incluo também Blake, Lautreamont, Jim Morrison, Nietzsche, Henry Miller, Bob Dylan, Allen Gingsberg, Péret e tantos outros. Não nasci para os empregos das 9 às 5 - dou-me mal neles, a rotina mata-me. Léo Ferré disse que o artista aprende a profissão no inferno. Eu vou lá muitas vezes e gosto, porque o céu, muitas vezes, é uma seca, com todos aos beijinhos, aos abracinhos, aos boatos, aos mexericos, às panelinhas e eu detesto. Serei um poeta maldito, mas isso não significa que não ame a Humanidade, as mulheres bonitas, o sol, as crianças. Esta merda que nos querem impingir é que eu não aceito. De qualquer modo, não sou, não quero ser, o versejador da corte.

São eles as suas referências ou existem outros?

Antes de falar em mais artistas queria elogiar todas as mulheres bonitas que amei e continuo a amar (mesmo quando nos chateiam a cabeça...). O meu amigo António Manuel Ribeiro, dos UHF, dizia que "a mulher é fundamental para o homem na sua criatividade". Além do mais, tudo quanto nos rodeia, tudo quanto nos vem à cabeça, são referências. Posso também falar de Salvador Dali, Mário de Sá-Carneiro, Pessoa, Herberto, Cesariny, António José Forte, Led Zeppelin, Deep Purple, Breton, Artaud, Monty Phyton, Lucky Luke, Obélix, Eurípedes, Dioniso, Afrodite, Sócrates (o filósofo), Agostinho da Silva, Jack London, Henry Miller, Jack Kerouac, Platão, Marx, Bakunine, Rosa Luxemburgo, Hugo Chavez, Trotsky, Proudhon, Pasolini, Fellini, João César Monteiro, Marlon Brando, Bárbara Guimarães, Merche Romero, Minka, Sharon Stone, Kim Basinger, Pamela Anderson, Zapata, Pancho Villa, Marcos e Che Guevara. E tantos outros e outras...

O A. Pedro Ribeiro foi um dos grandes destaques das sessões de leituras realizadas este ano no festival Paredes de Coura, promovidas pela Objecto Cardíaco. Sentiu-se como uma estrela de música?

Essa coisa da estrela do rock n' roll... da fama... é muito perigosa. Já me aconteceu antes por motivos políticos enquanto candidato do PSR, do Bloco ou à presidência da República. Os gajos põem-nos nos píncaros e depois, no fim, dão-nos porrada. Todos nos vêm cumprimentar, somos os maiores, mas passado um mês ou dois tudo se esquece no altar do tédio e da rotina. É uma ilusão. É claro que eu sempre tive a noção de que esta é uma sociedade de imagens. Mesmo quando cantava numa banda chamada "Ébrios" em Braga em 1990 e fui acusado de mandar fechar o hipermercado Feira Nova com um bando de guerrilheiros imaginários. Delírios, né? Às vezes temos de utilizar os "media" a nosso favor, sem os desprezar como fazem alguns dos meus camaradas anarquistas. Não nos podemos fechar num "ghetto" elitista, onde somos os detentores da verdade. O Rui Reininho fala em "subir ao povo". Agora só me falta que o povo suba até mim... a coisa tem de ter uma sequência, senão torna-se uma viagem sem regresso. De qualquer modo, se vier a ser uma estrela (se não for preso ou internado antes...) acho que me vou retirar para o deserto ou para a montanha, para um sítio onde ninguém me conheça, ou então... talvez vá ter com os meus camaradas revolucionários da América Latina.

Ainda Paredes de Coura: um dos poemas que declamou foi «When The Music’s Over», de Jim Morisson. Porquê essa escolha?

Aos 16/17 anos, um amigo do Liceu Sá de Miranda, em Braga, – o Jorge Pereira – emprestou-me o disco "Strange Days" dos Doors, banda que eu só conhecia muito vagamente. À primeira audição estranhei. À segunda, sobretudo quando ouvi a canção «When The Music's Over» parecia que o mundo recomeçava ali. Eu já percebia as letras críticas do Roger Waters, dos Pink Floyd, mas ali foi uma porta que se abriu, uma luz que veio ter comigo e nunca mais foi embora. "We want the world and we want it...Now!", gritou o Jim Morrison e todos os sinos, todas as missas, todas as convenções, todas as ilusões, todas as falsas convicções, todas as aparências, todas as conveniências, todas as normas, todas as infâncias acabaram ali, naquele momento. E depois veio o "The End" e o "Apocalipse Now" do Coppola com o Marlon Brando no papel de xamã, como o Jim era. E, a partir daí, tive de ir sempre atrás da loucura... até hoje.

A música é também um dos seus prazeres? Houve algum grupo que tivesse gostado particularmente de ver em Paredes de Coura?

"Music is your only friend", canta outra vez o Jim. A música sempre foi fundamental na minha escrita e na minha alma. Lembro-me do "boom" do rock português em 80/81 com os «Cavalos de Corrida» dos UHF, o «Chico Fininho» do Rui Veloso, a «Chiclete» dos Táxi, os Jafumega. Mais tarde, os Xutos, os GNR, os Mão Morta. E depois, claro, os Pink Floyd, os Doors, os Velvet Underground, a Nico e o Lou Reed, os Bauhaus, os Joy Division, os Led Zeppelin, os Rolling Stones, a Patti Smith, os Who, o Freddy Mercury, o John Lennon e o Bob Dylan. Ultimamente, ando mais virado para o punk (Clash, Sex Pistols), porque a linguagem directa do punk é a que melhor se aplica a estes dias de tédio e imbecilidade militante, e também para os blues – B.B.King, Muddy Waters, John Lee Hooker –, mas continuo a ouvir o José Mário Branco, o Zeca Afonso, o Fausto e o Pedro Barroso.
Em Paredes de Coura adorei os Panico, os Yeah, Yeah, Yeah, os Cramps e os Bauhaus – embora tivesse gostado mais deles no Coliseu em 99, estavam mais "iluminados". A minha maneira de escrever sempre foi muito musical, muito rítmica. As letras que escrevo para a minha banda – Mana Calórica & Las Tequillas, que inclui o Rui Costa (guitarra), o Henrique Monteiro (guitarra), a Betânia Loureiro (baixo) e o Hélder Sottomayor (bateria) –, reflectem isso mesmo e são cada vez mais directas.

E quanto ao futuro, pode-nos adiantar algo sobre o seu próximo livro, ou sobre os seus planos para o futuro próximo?

De futuro espero estar vivo e inteiro, com ou sem as mulheres que amo, fazer concertos e performances com a Mana por todo o país e pelo estrangeiro e viver disso. Conto também escrever mais livros/fanzines "underground" como o "Sexo, Noitadas e Rock n' Roll" (2004) e participar activamente na revolução mundial.

Para além deste “Declaração de Amor ao Primeiro-Ministro e Outras Pérolas – Manifestos do Partido Surrealista Situacionista Libertário”, editado pela Objecto Cardíaco (www.objectocardiaco.pt), o António Pedro Ribeiro pode ainda ser lido no seu blogue pessoal, o “Trip Na Arcada” (www.tripnaarcada.blogspot.com).

Entrevista retirada de:
http://www.ruadebaixo.com/

Trabalhadores do sexo uni-vos! Organização Laboral na Indústria do Sexo


Já está nos escaparates das livrarias o livro da antropóloga portuguesa Ana Lopes, natural da cidade do Porto, com o título «Trabalhadores do sexo uni-vos! Organização Laboral na Indústria do Sexo», da Ana Lopes.» que reproduz a sua tese de mestrado na University of East London na Inglaterra, onde exerceu uma profissão ligada à indústria do sexo britânica, e onde promoveu e fundou o Sindicato Internacional dos Trabalhadores do sexo (Internacional Union of Sex Workers).
Sobre este sindicato, diz Ana Lopes:
"Desde 2002, ano em que oficializámos o sindicato, conquistámos alguns dos objectivos que estabelecemos no início: Defendemos trabalhadores quando os seus direitos foram violados, resolvemos problemas pontuais e conseguimos ser a voz organizadora dos trabalhadores do sexo."

Recorrendo a técnicas como a investigação-acção e a etnografia, o estudo apresenta uma análise do debate feminista sobre o trabalho e a indústria do sexo e defende a aceitação do trabalho do sexo como um trabalho legítimo, a descriminalização da prostituição e a atribuição de direitos laborais a todos aqueles que trabalham na indústria do sexo.
Ana Lopes defende que as pessoas que estão na indústria do sexo contrariadas «devem ter liberdade de abandonar o meio, enquanto as que aí permanecem por sua iniciativa, devem ver os seus direitos reconhecidos, em lugar de serem tratadas como párias».
«Trabalhadores do Sexo, Uni-vos!» analisa os fenómenos da prostituição e do tráfico de pessoas e debate as políticas públicas e as mudanças legislativas nestas áreas que estão em curso em vários países europeus.
O livro relata a luta que permitiu aos profissionais do sexo alcançarem a sindicalização oficial no Reino Unido e coloca questões sobre o movimento internacional de trabalhadores deste sector.
Ana Lopes nasceu no Porto há 30 anos, viveu dez anos em Inglaterra e doutorou-se na University of East London, onde Chris Wright, especialista em estudos culturais daquele estabelecimento de ensino, a considerou «a mais brilhante aluna de sempre da instituição», segundo a Dom Quixote.
Activista pelos direitos dos trabalhadores do sexo, é reconhecida internacionalmente como especialista em assuntos relacionados com as indústrias sexuais e secretária-geral do sindicato britânico International Union of Sex Workers.
O livro "Trabalhadores do Sexo - Uni-vos!" vai ser lançado em Lisboa no próximo dia 4 de Novembro.

http://www.iusw.org/