28.10.06

Trabalhadores do sexo uni-vos! Organização Laboral na Indústria do Sexo


Já está nos escaparates das livrarias o livro da antropóloga portuguesa Ana Lopes, natural da cidade do Porto, com o título «Trabalhadores do sexo uni-vos! Organização Laboral na Indústria do Sexo», da Ana Lopes.» que reproduz a sua tese de mestrado na University of East London na Inglaterra, onde exerceu uma profissão ligada à indústria do sexo britânica, e onde promoveu e fundou o Sindicato Internacional dos Trabalhadores do sexo (Internacional Union of Sex Workers).
Sobre este sindicato, diz Ana Lopes:
"Desde 2002, ano em que oficializámos o sindicato, conquistámos alguns dos objectivos que estabelecemos no início: Defendemos trabalhadores quando os seus direitos foram violados, resolvemos problemas pontuais e conseguimos ser a voz organizadora dos trabalhadores do sexo."

Recorrendo a técnicas como a investigação-acção e a etnografia, o estudo apresenta uma análise do debate feminista sobre o trabalho e a indústria do sexo e defende a aceitação do trabalho do sexo como um trabalho legítimo, a descriminalização da prostituição e a atribuição de direitos laborais a todos aqueles que trabalham na indústria do sexo.
Ana Lopes defende que as pessoas que estão na indústria do sexo contrariadas «devem ter liberdade de abandonar o meio, enquanto as que aí permanecem por sua iniciativa, devem ver os seus direitos reconhecidos, em lugar de serem tratadas como párias».
«Trabalhadores do Sexo, Uni-vos!» analisa os fenómenos da prostituição e do tráfico de pessoas e debate as políticas públicas e as mudanças legislativas nestas áreas que estão em curso em vários países europeus.
O livro relata a luta que permitiu aos profissionais do sexo alcançarem a sindicalização oficial no Reino Unido e coloca questões sobre o movimento internacional de trabalhadores deste sector.
Ana Lopes nasceu no Porto há 30 anos, viveu dez anos em Inglaterra e doutorou-se na University of East London, onde Chris Wright, especialista em estudos culturais daquele estabelecimento de ensino, a considerou «a mais brilhante aluna de sempre da instituição», segundo a Dom Quixote.
Activista pelos direitos dos trabalhadores do sexo, é reconhecida internacionalmente como especialista em assuntos relacionados com as indústrias sexuais e secretária-geral do sindicato britânico International Union of Sex Workers.
O livro "Trabalhadores do Sexo - Uni-vos!" vai ser lançado em Lisboa no próximo dia 4 de Novembro.

http://www.iusw.org/