Existem todo um conjunto de técnicas designadas de «perception management» e que não têm outro objectivo que não seja enganar as pessoas.
Indicamos alguns exemplos a propósito da propaganda suja em tempo de Guerra ( do Iraque, mas que poderia ser em qualquer outra guerra):
- ocultar os cadáveres, de forma a torná-los invisíveis
- silenciar as mortes dos soldados como resultado de fogo amigo
- encobrir as violações de soldados por parte dos próprios soldados
-exonerar de responsabilidade os criminosos de guerra ou investigá-los tão lentamente que as pessoas acabem por os esquecer
- enviar centenas de cartas à imprensa a dizer mentiras, fazendo-se passar por pessoas diferentes, o que permite criar a ilusão de que se trata de «grassroots», quando na verdade não passa de um truque de desinformação governamental («False flag»)
-inventar histórias totalmente falsas sobre o seu inimigo
- mentir descaradamente sobre o seu inimigo
- mentir sistematicamente de tal modo que a imprensa nem sequer tenha tempo para averiguar a veracidade das notícias
- não comentar e nada fazer mesmo depois de que as histórias difundidas tenham caído em descrédito
-usar a mesma mensagem, mas transmiti-la por intermédio de várias pessoas, mas repetindo-a sempre
- criar falsas associações – como por exemplo, Iraque e terrorismo – e repeti-las até à exaustão
- difamar os seus inimigos reiteradamente – dizer deles, por exemplo, que são terroristas, apesar de se saber que o não são, ou qualificá-los de «agressores», quando eles não fazem mais do que defenderem-se dos ataques perpetrados pelos difamadores
- repetir mentiras, ainda que com ligeiras alterações
- intimidar imprensa: caso os jornais e os outros órgãos de comunicação social não publiquem as tuas atoardas, taxá-los de imediato de «anti-americanismo»
- pagar para que a imprensa publique as mentiras