25.3.06

O bed-in for peace de Lennon e Yoko Ono




O bed-in for peace de Lennon e Yoko Ono foi em 24 de Março de 1969

No dia 24 de Março de 1969 o músico John Lennon e a sua companheira, Yoko Ono, realizaram o primeiro bed-in pela paz: chamaram os jornalistas à suite presidencial do Hotel Hilton em Amsterdam, Holanda, e receberam-nos deitados na cama num gesto que pretendia ter impacto e ser a favor da paz. E durante 7 dias o casal assim se manteve na cama o que atraiu inúmeros jornalistas e foi uma forma original de fazer passar a mensagem a favor da paz a todo o mundo, inserindo-se na vasta campanha que então estava em curso contra a guerra do Vietname

"Todos falam de paz, mas ninguém faz nada por ela. A gente pode deixar crescer os cabelos ou renunciar a uma semana de férias pela paz. O importante é que ela só pode ser atingida com métodos pacíficos. Combater um sistema com as armas é errado. Eles são milhares e ganhariam sempre. Se quiserem neutralizar-te, matam-te. Mas com humor pacífico, eles não têm estratégia", foi a mensagem de Lennon.

Eles pretendiam repetir o bed-in for peace nos Estados Unidos mas as autoridades norte-americanas recusaram o visto de entrada. Resolveram então ir para Montreal, no Canadá, onde promoveram sua campanha pela paz durante dez dias num quarto do Hotel Rainha Elizabeth. Na ocasião – estávamos em Junho de 1969 –, gravaram o tema Give Peace a Chance (Dê uma oportunidade à Paz).
Esta campanha dos Lennon durou quase dez meses, entre Março e Dezembro de 1969. Apoiado por Yoko Ono, Lennon encontrou várias maneiras para promover a paz.
Uma delas foi devolver a medalha de honra de Membro da Ordem do Império Britânico ao Palácio de Buckingham, em protesto pela intromissão inglesa na Guerra de Biafra e pelo apoio da Grã-Bretanha aos Estados Unidos na Guerra do Vietname
.

Os primeiros livros da nova editora «Objecto Cardíaco»

A nova editora Objecto Cardíaco já lançou as suas primeiras edições. Tratam-se de pequenos livros, quase sempre de muita boa qualidade e com bastante interesse.
Temos assim, no campo da poesia os livros:

Os Animais Antigos, de João Habitualmente

Declaração de Amor ao Primeiro-Ministro, de A. Pedro Ribeiro;

A Longa Blasfémia, de Jorge Melícias

33 Poesias, de Vladimir Maiakovski, com tradução e prefácio de Adolfo Luxúria Canibal

Música de Câmara, de James Joyce, com tradução de Rui Costa

Livro de maldições, de valter hugo mãe..

Cabeças, de Pedro Marqués D’Armas


O Corvo, de Edgar Allan Poe


Na áreas da prosa, são editados os seguintes livros:


Maria! Não Me Mates Que Sou Tua Mãe!, de Camilo Castelo Branco

Cartas, de Isidore Ducasse, Conde de Lautréamont, com tradução de Jorge Melícias; pela primeira vez traduzido e editado entre nós

Conselhos Aos Jovens Literatos, de Charles Baudelaire, com tradução de Jorge Melícias

Dorme Cá Hoje, de João Gesta (um neo-surrealista, conhecido pela subversão constante)


O Crocodilo Que Voa – Entrevistas, de Luiz Pacheco, com org. e prefácio de João Pedro George ( colecção das maiores e importantes entrevistas de Pacheco concedidas na última dúzia de anos)


Bibliomania, de Gustave Flaubert, com tradução de valter hugo mãe


Main info:
http://www.objectocardiaco.pt/