11.2.10

Peregrinação às Fontes, de Lanza del Vasto, uma das referências da Não-Violência e discípulo de Gandhi, acabou de ser editado em português




Lanza del vasto - Um dos mais destacados discípulos de Gandhi no ocidente
Finalmente editado em português o seu livro chave

«Peregrinação às Fontes» de Lanza del Vasto

Proposto desde há mais de 30 anos a vários editores, só agora este livro é publicado em versão portuguesa. Nada perdeu, porém, do seu interesse permanente. O seu ponto culminante é o encontro de duas grandes figuras da não violência, Lanza del Vasto e Gandhi.

Lanza del Vasto proferiu conferências em Portugal, em Abril de 1978, em Lisboa, Porto, Coimbra e Évora, tendo voltado ao nosso país em 1979. A elas assistiram muitas centenas de pessoas. Segundo os que o acompanharam, Lanza teve um grande impacto em quem o ouviu, pelo seu profundo humanismo, pelo idealismo aliado a um grande realismo, pela vontade firme e lúcida que ele tinha de concretizar os sonhos, pela sua atenção aos pormenores. Na base do pensamento que transmitia, encontrava-se o conceito hindu e gandhiano de «satyagraha», de força da verdade e de adesão à verdade.


Lanza del Vasto nasceu em 1901, na Itália do sul, de mãe belga e pai siciliano. Fez estudos clássicos em Paris e de filosofia em Pisa, enquanto se ia dedicando também à arte da poesia, da pintura e da música. Em 1937 partiu para a Índia, na viagem que ele narra em Peregrinação às Fontes, cujo ponto culminante foi o encontro com Gandhi. Em Gandhi vê aquele que pode trazer uma solução aos problemas dos homens, que abre os caminhos da paz pela não violência e que propõe uma resposta aos excessos e desordens da civilização moderna.

Com Simone Gebelin (Chanterelle), com quem casa em 1948, funda uma comunidade, mais tarde refundada com o nome A Arca (L'Arche). Passa a dedicar a sua vida ao desenvolvimento da comunidade, à sua obra filosófica e poética, e à luta pela paz, à denúncia do perigo nuclear militar e civil. Alguns jejuns públicos que efectuou, por vezes com outras personalidades bem conhecidas, tiveram grande repercussão em França e na Europa, destacando-se, em 1972, a sua activa presença contra a extensão do campo militar do planalto de Larzac, no sul de França.

Nessa acção esteve ao lado dos camponeses e agricultores locais, do nascente e vigoroso movimento ecológico e dos movimentos pela paz e pela justiça. Ao longo da vida, continuou a exercer os seus talentos de artista no desenho, na arte do cinzel, na música e na poesia. Antecipando o debate sobre as alterações climáticas, alertou com vigor para o risco de um «dilúvio feito pela mão do homem». Faleceu em 1981, em Múrcia (Espanha) e está enterrado na comunidade da Arca (La Borie Noble, Hérault, França).


Em pré-venda, o custo de cada exemplar é de €20,00, o que representa uma redução de cerca de 20 por cento sobre o preço previsto de comercialização. Cada comprador receberá um documento contabilístico comprovativo do pagamento, que inclui um compromisso de entrega.

Enviar para:
J. C. COSTA MARQUES, EDITOR
Edições Sempre-Em-Pé
Rua Camilo Castelo Branco, 70/52 . 4425-037 Águas Santas
Telefax 22 975 9592
www.sempreempe.pt
nif 152 977 023
nib 00 33 0000 45320830239 05
IBAN PT 50 00 33 0000 45320830239 05 • SWIFT/BIC: BCOMPTPL


APRESENTAÇÃO DO LIVRO EM LISBOA

23 de Fevereiro de 2010 às 18h00
no Centro Nacional de Cultura ( CNC)
Pré-lançamento e apresentação da edição portuguesa da obra chave de Lanza del
Vasto
, Peregrinação às Fontes

Centro Nacional de Cultura
Rua António Maria Cardoso, 68 – 1249-101 Lisboa, ao Chiado,
t. 21 346 67 22 fax 21 342 82 50,
info@cnc.pt
Participarão na sessão Frei Bento Domingues, Jorge Leandro Rosa, Luís Lopes, António Cândido Franco, Mário Cruz, e diversas pessoas ligadas à problemática da não violência e aos Amigos da Arca, comunidade fundada em França por Lanza del Vasto, e que em Portugal ficou conhecida também pelas referências a ela feitas, e ao seu fundador, por António Alçada Baptista.

Este debate e este pré-lançamento inserem-se na sequência da acção de Manuela Bio Lourenço, dos Amigos da Arca e da ALOOC – Associação Livre de Objectoras e Objectores de Consciência desde os anos 1970-80. Lembre-se que Lanza del Vasto esteve em Portugal em Abril de 1978, em Lisboa, Porto, Coimbra e Évora, onde proferiu conferências que despertaram grande afluência e interesse, tendo voltado ao nosso país no ano seguinte.

A sessão será moderada por José Carlos Costa Marques, responsável pela edição portuguesa (
www.sempreempe.pt ), estando a tradução a cargo de Helena Langrouva.