5.10.08

«Os professores contam!» é o lema deste dia mundial do professor



"OS PROFESSORES CONTAM!" é o lema com que se comemora, em 5 de Outubro, este ano, o Dia Mundial do Professor. Os professores contam. Sem eles não há Escola, não há Educação, não há desenvolvimento. Os professor querem exercer com eficácia a sua profissão e exigem que o governo reconheça o seu importante papel social.

O Governo não pode:

- destruir a carreira docente;

- agravar as condições de trabalho;

- aumentar os horários;

- impor mecanismos absurdos de avaliação do desempenho;

- afastar os professores dos centros de decisão;

- elevar os índices de precariedade e desemprego;

- atacar a dignidade de ser professor.

O GOVERNO TEM DE RESPEITAR OS PROFESSORES!
Em 5 de Outubro, o Mundo celebra a profissão docente, porque OS PROFESSORES CONTAM!




A UNESCO começou a comemorar o "World Teachers' Day" em 1993. Este dia representa a convicção da contribuição vital que a profissão de professor tem para a Educação e o Desenvolvimento.
Apesar dos investimentos que a Comunidade Internacional tem feito nesta área, a UNESCO estima que são precisos mais 18 MILHÕES de Professores e Educadores em todo o mundo, para garantir até 2015 uma educação básica universal para todas as crianças do Planeta.
A falta de Profissionais qualificados é o principal problema - também por isso, as actividades comemorativas centram-se na Formação de Professores - por todo o mundo, organizações profissinais de professores chamam a atenção para a necessidade de garantir formação adequada aos PROFESSORES - because teachers matter!