1.7.09

Escola de Verão 2009 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

A FCSH realiza, nos próximos meses de Julho e Setembro, e a partir dos seus vários Departamentos e Centros de Investigação, a quarta edição da sua Escola de Verão, a qual consiste num conjunto de cursos intensivos e de curta duração oferecidos por todas as suas áreas durante dois períodos: de 6 de Julho a 7 de Agosto, e entre 31 de agosto e 18 de Setembro.

http://www.fcsh.unl.pt/

As inscrições para a Escola de Verão 2009 estão abertas desde 1 de Abril e prolongam-seaté 19 de Junho (cursos de Julho) ou 21 de Agosto (cursos de Setembro). Depois destas datas, pode ainda inscrever-se com o pagamento de uma propina suplementar de inscrição tardia.
Para saber mais sobre inscrições e propinas: http://verao.fcsh.unl.pt/inscricoes


Escola de Verão 2009 é composta por um conjunto diversificado de mais de 70 cursos, independentes entre si, que decorrerão em dois períodos: Julho e Setembro. Os participantes poderão optar por fazer um ou vários cursos, da mesma área ou de áreas diferentes, consoante os seus interesses e a disponibilidade de horários e lugares.

Os cursos são de admissão livre, o que significa que não necessita de apresentar qualquer certificado ou candidatura prévia.

Cada curso terá a duração de 18/20 horas lectivas e dará direito à obtenção de um diploma de frequência (para o qual será necessária a participação em todas as sessões). Os estudantes que assim o solicitarem poderão ser sujeitos a uma avaliação, a qual, sendo positiva, dará lugar à obtenção de 1,5 créditos ECTS (sistema de Bolonha). [
saber mais]Alguns cursos estão igualmente acreditados, em formação adequada, para professores dos Ensinos Básico e Secundário [saber mais]
Os cursos em que for realizada avaliação darão direito a um diploma de frequência no qual constará a nota obtida.

Requisitos para a inscrição:
• Ser maior de 18 anos*
• Ter o perfil exigido para o curso seleccionado (em alguns casos)• Ter efectuado os pagamentos devidos• Entregar a documentação requerida, ou seja: - formulário de inscrição - fotocópia do seu cartão de estudante (se for o caso)
* Se termina o Ensino Secundário e gostaria de participar, deverá contactar a Organização
Avaliação:Para a obtenção de créditos (ECTS ou créditos para Professores) a avaliação é obrigatória. Pode inscrever-se para essa avaliação logo no momento da sua inscrição num curso ou ainda durante o decorrer do mesmo. As normas concretas de avaliação (formas, prazos), podendo variar ligeiramente consoante as matérias, são da responsabilidade do professor responsável por um dado curso, e serão combinadas na sua primeira sessão. Alojamento:

A Escola de Verão dispõe de lugares em residências universitárias da Universidade Nova de Lisboa. Veja as condições e os preços aqui.

Bolsas de frequência:
A Escola de Verão disponibiliza, nesta sua 4ª edição, 20 bolsas para a frequência dos seus cursos. O valor de cada bolsa será equivalente ao valor da inscrição, ou seja, a frequência do curso escolhido será gratuita.
Veja mais informações aqui.


Os Cursos da Escola de Verão 2009
Lista Alfabética dos Cursos da Escola de Verão da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

6 Passeios nos Bosques da Ficção... Científica
A Civilização do Islão Clássico: “Religião” e “Estado”
A Língua em contextos multiculturais
A mulher na sociedade mesopotâmica: o erotismo, a sexualidade e o casamento
Antropologia Biológica II – Introdução à Análise Paleopatológica
Arquitectura portuguesa, 1481-1557. Perspectivas historiográficas
Arte, Poder e Identidades
As variações em pintura ou o diálogo com o passado
Assimetrias de Género: Poder e Violência
Brasil, século XX: três poetas radicalmente modernos
Classificações de Imagens de Satélite Orientadas para Ordenamento do Território e Ambiente
Clio sabe surfar! A Internet como ferramenta para as Ciências Históricas
Criação de materiais para o ensino da Gramática
Current and future impacts of computer and biological technologies on society and mankind
Cópias, Duplos, Máscaras e Clones na Arte e na Literatura
Educação de Adultos
Electroacoustic Music and Sound Design - Level I
Electroacoustic Music and Sound Design - Level II
Empreendedorismo e valorização do conhecimento
Entre guerras e revoluções - o século XX português
Escrita ensaística
Escrita para Cinema e Televisão
Escrito nas paredes - as novas literacias: construção de sentido nos graffitis urbanos
Faiança portuguesa, da olaria à investigação
Ferramentas Online de Produtividade Escolar e Académica
Filosofia das Emoções
Gil Vicente e o espectáculo de teatro em Portugal no século XVI
Guerra, estratégia, terrorismo e religião
Herança musical portuguesa na América: estudos de caso
História da Arte em Portugal - do século XV à Arte Contemporânea
História das Relações Internacionais (1648-1919)
História das Relações Internacionais do Século XX (1945-1990)
Iniciação ao Grego antigo
Iniciação ao Latim (I)
Iniciação ao Latim (II)
Introdução ao Flash CS3 (programação em AS2)
Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica com ArcGis
Introdução à Análise de Redes com ArcGIS (extensão Network Analyst)
Introdução à Filosofia para Crianças (√ Quase esgotado)
Introdução à Genealogia e à Heráldica (épocas medieval e moderna)
Introdução à Psicologia da Música
Islão, Cultura e Contexto
Lisboa Medieval: o espaço e os homens
Literatura (portuguesa) e a web2 – práticas criativas e pedagógicas
Léxico, Dicionários e Ensino
Língua Gestual Portuguesa (Introdução)
Machado de Assis: a forma da ficção
Marketing Digital
Medo, sofrimento e curas: antropologia, religião e terapias alternativas no mundo contemporâneo
Mitos Clássicos n’ Os Lusíadas
Mobilidades: Viagem, História, Literatura, Ciência. Portugal em relatos de viajantes europeus de finais do Século XVIII
Modelação Geográfica e Análise espacial
Música Electroacústica, Sound Design e Espacialização (nível inicial)
Música Electroacústica, Sound Design e Espacialização (nível avançado)
O calendário festivo em Portugal
O conto popular
O corpo e o rosto
Oficina de Paleografia I - NOVA TURMA
Oficina de Paleografia II
Organizar e fazer a Guerra no Portugal Medieval (de meados do séc. XIII a inícios do século XV)
Os comportamentos: um olhar ético
Os epigramas amorosos: ética e erotismo
Photoshop CS2
Planeamento e Gestão de Projectos SIG
Plone - publicando sites na FCSH
Políticas de desenvolvimento & sustentabilidade
Por entre gerações. Os lugares dos media e os desafios da literacia mediática na sociedade portuguesa
Portuguese Art History
Prospectiva e Planeamento Territorial
Realidade e ficção - prosa portuguesa do século XX
República e Educação: momentos de encontro entre duas ideias
Tendências do Pensamento Político Contemporâneo
The Lusophone Black Atlantic: Cultures and Religions across the ocean
Tradição e Modernidade no Modernismo Português
Transportes e Mobilidade Sustentável
Usos Políticos da Cultura
Virginia Woolf e a representação do corpo: do social ao visionário
√ ESGOTADO - Antropologia Biológica I – Introdução à Análise Osteológica Humana
√ ESGOTADO - Análise de dados com recurso ao SPSS
√ ESGOTADO - Escrita criativa
√ ESGOTADO - SPRING: software open source para Detecção Remota