1.7.09

Passos Contados, ciclo de passeios pedestres de interpretação da Paisagem, organiza no dia 4 um passeio pelas margens da Ria Formosa

http://www.ciip-cacela.blogspot.com/


Continua em Julho a 3ª edição do ciclo de passeios pedestres de interpretação da paisagem "Passos Contados" com o percurso:

Pelas margens da Ria Formosa, à procura dos animais da maré baixa

Dia: 4 de Julho
Ponto de encontro: Cacela Velha, junto à Cisterna às 9.30 h
Com a Bióloga Maria Dias

Passeando pelas margens da Ria, os olhares mais curiosos não ficam indiferentes á diversidade de formas e cores das conchas que embelezam a linha de maré. São testemunhos de vida passadas, de animais que outrora viveram nas areias, que ficam à vista durante a maré baixa. Mas debaixo dessas mesmas areias podemos encontrar uma variada fauna de pequenos invertebrados, escondida do apetite das aves, peixes, e até pessoas. Amêijoas, berbigões, ostras, chocos, todos nós também os conhecemos associados a deliciosos petiscos. Mas há mais: caranguejos e minhocas de várias cores e feitios, algumas tão pequenas que só com a ajuda de uma lupa as conseguimos ver. Neste percurso vamos conhecer um pouco melhor a vida destes pequenos animais e o seu papel fundamental no ecossistemas único da Ria Formosa.

Passos Contados...porque os caminhos, os lugares, as pessoas contam estórias. O Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela/CMVRSA propõe este ano novas experiências de interpretação e descodificação das paisagens culturais e naturais do sotavento algarvio. Nesta terceira edição iremos à descoberta das plantas e dos seus usos na medicina e alimentação; de vestígios da presença romana em Cacela; vamos observar o céu durante a noite e conhecer as antigas mitologias aos astros; com os pés na água vamos procurar os animais da maré baixa; vamos escutar morcegos e procurar a fauna nocturna; e terminaremos na ria formosa observando as aves.


Inscrições
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António
Tel./Fax: 281 952 600
Email:
ciipcacela@gmail.com

As participações são gratuitas e limitadas. Inscreva-se com antecedência, deixe contacto.

Participe e divulgue!


Recorde-se que a 3ª edição do ciclo anual de passeios pedestres de interpretação da paisagem »passos Contados» começou em Abril passado em Cacela ( Algarve).
Passos Contados... porque os caminhos, os lugares, as pessoas contam estórias. O Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela / CMVRSA propõe este ano novas experiências de interpretação e descodificação das paisagens culturais e naturais do sotavento algarvio.
Nesta terceira edição iremos à descoberta das plantas e dos seus antigos usos na medicina e alimentação; de vestígios da presença romana em Cacela; vamos observar o céu durante a noite e conhecer as antigas mitologias ligadas aos astros; com os pés na água vamos procurar os animais da maré baixa; vamos escutar os morcegos e procurar a fauna nocturna; e terminaremos na ria formosa observando as aves.


Próximos Passeios:

O mundo inaudível. Escutando os morcegos à roda de Cacela
The inaudible world. Listening to the bats around Cacela
Com a bióloga Sofia Lourenço
1 Agosto
Ponto de encontro: 21.00 em Cacela Velha


À procura das criaturas da noite
Searching for night creatures
Com o ornitólogo Filipe Moniz
12 Setembro
Ponto de encontro: 21.00 em Cacela Velha

Visitantes alados. Observando as aves da ria
Winged visitors. Watching birds in Ria Formosa
Com o ornitólogo Filipe Moniz
3 Outubro
Ponto de encontro: 9.30 em Cacela Velha



Inscrições
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela
Antiga Escola Primária de Santa Rita
Tel. / Fax: 281 952600
ciipcacela@gmail.com
www.ciip-cacela.blogspot.com
As participações são gratuitas e limitadas. Inscreva-se com antecedência, deixando o seu nome e contacto



Cacela Velha é uma aldeia localizada numa elevação arenítica em frente à
Ria Formosa e ao mar (freguesia de Vila Nova de Cacela, Vila Real de Santo António), de onde se vislumbra uma das mais belas panorâmicas do sotavento algarvio. A designação Cacela Velha é recente, pois este local era conhecido como Sítio da Igreja