1.7.09

FIG - 7º festival internacional de gigantes ( no Pinhal Novo, a 3, 4 e 5 de Julho)



Promovido pela Câmara Municipal de Palmela, em conjunto com os parceiros Bardoada – O Grupo do Sarrafo, ATA – Acção Teatral Artimanha, Associação Juvenil COI e PIA – Projectos de Intervenção Artística, o Festival Internacional de Gigantes ocupa lugar de destaque no cartaz cultural da região e do país, ao reunir a cultura tradicional com a contemporaneidade, numa festa para todos os públicos.

Durante três dias, a vila de Pinhal Novo acolhe este festival inédito, de cruzamento entre as artes tradicionais e as expressões mais contemporâneas do teatro, da música e da dança. O FIG é espaço por excelência de divulgação da arte dos gigantones, na sua componente tradicional, e das figuras de grande proporção no universo do espectáculo.

Na sua busca de novos caminhos, no domínio da arte figurativa, sem perder de vista as suas raízes profundamente populares, o FIG é presença bienal no calendário cultural do concelho e ganhou o seu espaço dentro do panorama europeu de festivais.

Neste sentido, integra, como membro fundador, a Rede de Festivais de Cultura Popular – uma rede internacional, constituída em 2004 por festivais de Portugal, Espanha, França, Itália e Brasil. A Rede tem, como principais objectivos, a criação de um circuito de comunicação intercultural e de promoção das diferentes identidades regionais e nacionais, no respeito pelos valores da interculturalidade, da cidadania, da tolerância e da solidariedade.

FIG - MISSÃO, VISÃO, VALORES

Visão FIG O FIG é um festival de cultura popular que aspira dar corpo ao Programa Municipal de Teatro, fazendo ressaltar a sua dimensão comunitária. Ambiciona a ruptura com a exclusividade dos espaços convencionais, favorecendo a rua como espaço para a manifestação da cultura de cariz popular e mais tradicional.

Missão FIG Evento (Festival), dirigido ao grande público, de promoção de Cultura Popular onde tradição e inovação se encontram na expressão artística, tendo como palco o espaço público - a rua. O FIG tem cumprido como objectivo último, a pretexto do evento e das suas características mobilizadoras, estímulos determinantes na concretização das artes e das culturas identitárias como veículos de participação, cidadania e partilha, de promoção da inter e multiculturalidade, formação de públicos e fruição das artes, apoio à criação e formação artística, defesa e inovação da Cultura Popular. O FIG está enquadrado num plano estratégico de promoção das artes performativas (Programa Municipal de Teatro).

Valores FIG: • Proximidade • Partilha • Cooperação • Solidariedade • Acessibilidade (o FIG é um festival acessível) • Interculturalidade/ Multiculturalidade • Democraticidade no acesso aos meios culturais