1.7.09

Cenas na Rua - 5º festival internacional de teatro e artes na rua em Tavira ( de 1 a 11 de Julho)


A quinta edição do “Cenas na Rua”, de 01 a 11 de Julho, a realizar em Tavira, Algarve, conta com muitas novidades na sua programação e alguns dos melhores grupos e projectos portugueses e internacionais.
Da comédia clássica burlesca, comédia d’el arte, aos espectáculos visuais e de interacção com o público, um pouco de tudo poderá acontecer no “Cenas na Rua” deste ano. Estarão presentes, em Tavira, espectáculos vindos de Espanha, Argentina, Austrália e Inglaterra, também companhias nacionais, como o Teatro Regional da Serra do Montemuro, Associação Vo’Arte, Joana Teatro, Acta- A Companhia de Teatro do Algarve, Teatro ao Largo, Al-Masrah e Armação do Artista. Teatro e artes de rua para todos, em vários locais da cidade, a não perder….


Para ver a programação clique aqui.



1 de Julho - 22h - Praça da República
Niño Costrini • Argentina
Após o sucesso alcançado em Tavira, em 2006 e 2007, volta com o seu mais recente projecto Humanus Comicus a abrir o "Cenas na Rua".
Sebastian Guz (Niño Costrini) nasceu na Argentina em 1975. Os seus espectáculos com-binam humor, delírio, circo e destreza física.
Humanus Comicus é um solo interactivo e "clownesco" baseado no humor físico, na paródia e na comédia visual.



Dias 1 (21h), 4 (22h), 8 (21h) e 11 (21h) de Julho
Rua da Liberdade e Praça da República
Armação do Artista"A Família que perdeu a Cabeça

A Armação do Artista, projecto teatral e asso-ciativo de Tavira, apresenta-nos um espectá-culo inspirado no imaginário do artista plástico René Magritte. Cada personagem transporta-nos para uma linguagem de impacto poético-visual influenciada por um "realismo mágico" assente no amor surrealista.



2 e 3 de Julho - a partir das 21h
Praça da República
The Whalley Range All Stars • Inglaterra "Pig"

Companhia inglesa que vai apresentar em Tavira "PIG", um espectáculo cheio de sur-presas, onde o público, a convite de um camponês, terá a oportunidade de assistir a uma curta actuação de 10 minutos, dentro do ventre da porca. No exterior uma imagem espectacular, explorada pelo público.



4 e 5 de Julho - 22h
Convento do Carmo
AL’ MasrahTeatro "IN" Estreia nacional
"In" mistura tragédia, sátira, comédia, absurdo, realismo, epopeia, música, dança, canto, máscara, mímica, marionetas, luz e vídeo, entre outros.
Subvertendo a estrutura convencional de um espectáculo, cria uma outra relação entre espectador e actor. Deixe-se surpreender…



6 de Julho - 22h
Praça da República
Teatro Regional da Serra do Montemuro"Presos por uma corrente de ar"
A Companhia de Teatro Regional da Serra do Montemuro surgiu em 1995 e está integrada na vida quotidiana de uma pequena aldeia beirã, Campo Benfeito, com ela partilhando as vivências teatrais e sociais.
Imaginem uma praça no meio da cidade,uma banda filarmónica e um Presidente que quer lançar a 1ª.a pedra de uma grande obra…



7 de Julho - 21h
Zona envolvente à Praça da República
Iñaki Mata • Espanha"Barreras"
Iñaki Mata nasceu no País Basco e iniciou a sua carreira teatral em 1987.
"Barreras" é um espectáculo de rua que utiliza a cadeira de rodas para enfrentar a "distância" e o "isolamento".
A cadeira é apenas uma metáfora, uma des-culpa, um objecto através do qual a poesia nos convida a reflectir e questionar sobre a mobilidade e habitabilidade das nossas cidades.



7 de Julho - 22h
Praça da República
Associação Vo’Arte com a Banda Musical de Tavira"Sobre Rodas"
"Sobre Rodas" combina dança, teatro, música e circo. Conta com a participação especial da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa e do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian – ISS.
Uma pequena troupe que aparece misteriosa-mente deslizando, instala-se para nos falar de histórias do passado e do futuro




7 de Julho - 22h30
Praça da República
Radar 360º"Baile dos Candeeiros"
Todos nós temos um universo mágico que transportamos da infância. Espectáculo inspi-rado no famoso "Baile dos cinco candeeiros", originalmente criado na Foz do Douro.
Candeeiros humanos, autónomos, espalhados por pontos estratégicos, ganham características sonoras dos espaços que habitam. Acendem, apagam, respiram, interagem, reagem...




8 de Julho - 22h
Largo da Galeria
Teatro ao Largo"As Justiceiras"
‘As Mulheres da Assembleia’ escrita no séc. V A.C., pelo grego Aristófanes, numa nova tradução de Pureza Pinto Leite.
Mantendo-se fiel ao texto original, esta versão é transportada da Grécia Antiga para uma aldeia portuguesa nos anos 70.
Esta peça é rica em comédia, música ao vivo e interacção com o público.



9 de Julho - 22h
Percurso – Largo da Caracolinha/ Praça da República
Acta - A Companhia de Teatro do Algarve"Canto *Nono"a partir de Luís de Camões
Este espectáculo tem como pretexto narrativo o Canto IX de Os Lusíadas. A este serão acrescidas liberdades poéticas relacionadas com episódios e figuras transversais à narrativa épica, prove-nientes de outros Cantos, como será o caso de Adamastor e o Velho do Restelo.
Espectáculo com forte componente visual e musical.



10 de Julho - 22h
Praça da República
Joana Teatro"Debaixo da Mesa!"Estreia nacional
Os espectáculos deste grupo distinguem-se pelo uso de uma linguagem universal e multi-disciplinar, e pela abrangência de públicos diversificados.
"Debaixo da mesa" é inspirado em perso-nagens da pintura de Paula Rego. Espectáculo plástico e físico, pretende "quebrar o real", desorientar os sentidos e subverter as apa-rências.



Dia 11 de Julho - 21h30
.Percurso – Mercado da Ribeira/Praça da República
Companya Karam • Espanha"ResidualGurus"
Espectáculo musical itinerante de percussão reciclada. Músicos, com aspecto de executivos, descobrem, de forma singular, sonoridades em materiais de construção que foram aban-donados em obras interrompidas devido à crise.
"ResidualGurus" é um projecto optimista, positivo, cheio de alegria e música.


Dia 11 de Julho - 22h
Praça da República
Xirriqiteula • Espanha"Papirus"
"Papirus" retrata o encontro ocasional de dois desconhecidos, fugidos da guerra. Juntos, com sentido de humor e muita criatividade, dão vida a um novo mundo.
Um espectáculo sem palavras que aborda a amizade, a guerra, os temores que nos fazem sentir pequenos, os sentimentos e a esperança.
O gesto, o humor e a criatividade são os prota-gonistas desta peça.