Existe uma Petição para subscrição pública,aberta a todos, promovida pela Plataforma do Choupal, em defesa da Mata do Choupal em Coimbra.
Entretanto, está convocada para o próximo dia 15 de Fevereiro entre as 11 e as 16 horas uma Grande Concentração no Choupal/Acção de Protesto em defesa da Mata do Choupal
O Movimento Cívico Plataforma do Choupal formou-se para defender a preservação da conhecida Mata do Choupal na cidade de Coimbra, parte integrante do seu património natural, e que corre o risco de ser duramente amputada por causa da construção do traçado do IC2 , que obriga a uma nova travessia do rio Mondego, e cujo projecto foi recentemente aprovado por um Secretário de Estado sem que antes tivesse sido realizado um verdadeiro impacto ambiental de mais aquela infra-estrutura rodoviária.
Na verdade, o Movimento Cívico repudia o facto de o Secretário de Estado do Ambiente ter emitido uma Declaração de Impacto Ambiental (DIA) favorável, contrariando as conclusões da Comissão de Avaliação (CA), que afirma que a construção da ponte e do viaduto sobre o Choupal terá efeitos “negativos significativos e permanentes” sobre os recursos hídricos, o ambiente sonoro e a componente biológica da Mata Nacional do Choupal.
Os cidadãos que subscrevem o documento consideram, também, que este traçado pelo centro da cidade degrada a qualidade de vida, deteriora a qualidade do ambiente urbano e, por via das emissões poluentes, acarreta riscos de saúde acrescidos para as populações.
Ontem, realizou-se uma sessão de apresentação pública da Plataforma em que forma intervenientes Jorge Paiva e Massano Cardoso, professores na Universidade de Coimbra, e o arquitecto Luís Sousa.
NÃO MATEM A MATA
Movimento Cívico Plataforma do Choupal
Ontem, realizou-se uma sessão de apresentação pública da Plataforma em que forma intervenientes Jorge Paiva e Massano Cardoso, professores na Universidade de Coimbra, e o arquitecto Luís Sousa.
NÃO MATEM A MATA
Movimento Cívico Plataforma do Choupal
Por Coimbra, Pelo Choupal
http://www.plataformadochoupal.org/
O Movimento Cívico Plataforma do Choupal acaba de lançar uma petição-line contra o traçado do novo IC2 em Coimbra que prevê uma nova ponte sobre o rio Mondego e um viaduto sobre a Mata Nacional do Choupal, e que se reproduz a seguir:
Petição
Os cidadãos abaixo assinados manifestam a sua total oposição ao novo traçado do IC2 em Coimbra que prevê uma nova ponte sobre o rio Mondego e a Mata Nacional do Choupal.
Os signatários:
1. Não aceitam a amputação de parte da Mata do Choupal, património natural e cultural da cidade e do país e não concordam com o novo traçado do IC2 (volume de tráfego superior a 100 mil veículos /dia) pela proximidade a uma área de relevância ambiental tão sensível.
2. Consideram também que este traçado do IC2 pelo centro da cidade degrada a qualidade de vida das populações, deteriora a qualidade do ambiente urbano e, por via das emissões poluentes, acarreta riscos de saúde acrescidos para as populações.
3. Estranham e repudiam o facto de o Secretário de Estado do Ambiente ter emitido uma Declaração de Impacto Ambiental (DIA) favorável contrariando as conclusões da Comissão de Avaliação (CA), que afirma que a construção da ponte e do viaduto sobre o Choupal terá efeitos “negativos significativos e permanentes” sobre os recursos hídricos, o ambiente sonoro e a componente biológica da Mata Nacional do Choupal;
4. Lembram ainda que a Autoridade Florestal Nacional também emitiu parecer desfavorável devido à “afectação do Regime Florestal Total e incompatibilidade com a Lei de Bases da Política Florestal.”
Por tudo o que foi exposto, os signatários exigem a imediata revogação da DIA, a imediata suspensão do concurso público e uma discussão pública alargada no sentido de serem encontradas alternativas para este traçado do IC2.
Movimento Cívico Plataforma do Choupal
plataformadochoupal@gmail.com
Volta ao Choupal ( Coimbra) de bicicleta