19.2.09

Carnaval na aldeia (de 20 a 24 de Fev. em Podence, Matela e Santulhão) para conhecer os caretos e o entrudo de Trás-Os-Montes


Ainda resistem em Portugal algumas celebrações do Entrudo que mantêm a sua singularidade e tradição. Em Trás-os-Montes salientam-se pelo menos duas localidades em que a festa do Entrudo ainda é o que era: Podence e Santulhão.

Em Podence, pequena aldeia situada a poucos quilómetros de Macedo de Cavaleiros, ninguém se atreve a opor às iras dos Caretos. Apenas as Matrafonas (raparigas disfarçadas de homens e vice-versa) são poupadas à sumária justiça carnavalesca, assaz singular no caso da aldeia transmontana: os demónios mascarados lançam-se ao assalto das moças e encostando-se a elas, ensaiam uma dança um tanto erótica, agitando a cintura e fazendo embater os chocalhos que trazem pendurados contra as ancas das vítimas. Na investida bárbara que faz ecoar por toda a aldeia o alarido dos chocalhos e o tropel surdos dos passos, os Caretos levam tudo pela frente, indistintamente. Não conhecem entraves ou proibições: subir às varandas, trepar aos telhados ou correr pelo Largo da Capela. Tudo vale para «chocalhar» e misturar o tilintar dos chocalhos com os risos das raparigas.

Já em Santulhão, aldeia do concelho de Vimioso, a tradição é outra e os mascarados desfilam pelas ruas da aldeia, atirando farinha uns aos outros inclusive aos transeuntes que tentam escapar a tamanha algazarra. A festa espalha-se por toda a localidade, cumprindo-se uma tradição antiga que vai passando de geração em geração. A rebeldia dos mascarados é consumada com um concurso de máscaras e com o julgamento e queima do Entrudo, que encerra as festividades do Carnaval.

Venha conhecer de perto as antigas tradições das aldeias transmontanas, traga consigo uma máquina fotográfica e capte as mais belas paisagens do Rio Sabor nos dias antecedentes aos grandes festejos carnavalescos.


PROGRAMA

Sexta, dia 20 de Fevereiro
Aldeia de Matela, Vimioso

21h30: Recepção dos participantes no Salão do Povo da aldeia de Matela.
Apresentação do programa.

Sábado, dia 21 de Fevereiro
Aldeia de Matela, Vimioso

09h30: Concentração dos participantes no Salão do Povo da aldeia de Matela.

10h00: Mata-bicho

10h30: Inicio da “Expedição Fotográfica: Pelas aldeias do Rio Sabor”

Infelizmente, muito do património natural e cultural do Planalto Mirandês e Vale do Rio Sabor está em perigo devido a uma série de ameaças de diferente tipo e origem. Confrontados com esta realidade óbvia, a Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino organiza esta expedição fotográfica, visando a recolha de testemunhos de pessoas que desejam expressar através de fotografias, tanto a sua preocupação sobre o futuro das paisagens desta região, como os impactos e as agressões que sofrem neste momento.

O objectivo é retratar imagens do meio natural (fotografias mostrando locais de grande valor ecológico e paisagístico que estão comportando diferentes impactos), mas também paisagens fortemente influenciadas pela presença humana (fotografias onde está patente o abandono de práticas e construções tradicionais ou o impacto de certas estruturas e edifícios modernos).

13h00: Almoço campestre nas margens do Rio Sabor

14h30: Continuação da Expedição Fotográfica

20h00: Jantar com produtos regionais

21h30: Arraial Tradicional


Domingo, dia 22 de Fevereiro
Aldeia de Matela e Santulhão, Vimioso

09h30: Concentração dos participantes no Salão do Povo da aldeia de Matela.

10h00: Mata-bicho

10h30: Continuação da “Expedição Fotográfica: Pelas aldeias do Rio Sabor”

13h00: Almoço campestre (local a definir)

14h30: Continuação da Expedição Fotográfica

20h00: Jantar com produtos regionais

21h30: Prova de licores caseiros
Projecção das fotografias seleccionadas


Segunda, dia 23 de Fevereiro
ENTRUDO CHOCALHEIRO
Podence, Macedo de Cavaleiros

09h30: Concentração dos participantes na “CASA DO CARETO”

10h00: Passeio com Burro no “Trilho dos Caretos” na Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo

13h00: Almoço

17h00: Prova de Vinhos e Azeites Regionais (org.: Grupo de Caretos de Podence,


20h00: Noite Gastronómica, Restaurantes Locais

21h30: Pregão Casamenteiro (org.: Grupo de Caretos de Podence,



Terça, dia 24 de Fevereiro
CARNAVAL TRADICIONAL DE SANTULHÃO
Santulhão, Vimioso

12h00: Almoço-Convívio

14h00: Carnaval Tradicional na Aldeia de Santulhão

Arruada tradicional com gaita, caixa e bombo em que os mascarados percorrem as ruas da aldeia desafiando tudo e todos para a festa do Carnaval

17h30: Julgamento e queima do entrudo no largo da aldeia

18h30: Lanche regional
Fim dos festejos carnavalescos




Para mais informações, não hesite em contactar-nos quer através do
e-mail
burranco@gmail.com
quer por telefone para 96 6151131/ 96 0050722.


Organização e inscrições em:
http://www.aepga.pt/

Freguesia de Santulhão -
http://www.santulhao.net/




"Os Caretos representam imagens diabólicas e misteriosas que todos os anos desde épocas que se perdem no tempo saem à rua nas festividades carnavalescas de Podence – Macedo de Cavaleiros.
Interrompendo os longos silêncios de cada Inverno, como que saindo secretos e imprevisíveis dos recantos de Podence, surgem silvando os Caretos e seus frenéticos chocalhos bem cruzados nas franjas coloridas de grossas mantas."
Em Podence, nos dias de Carnaval, os Caretos surgem em magotes, de todos os sítios, percorrendo a aldeia em correrias desenfreadas, num clima fantástico e fascinante, pleno de sedução e mistério. Ninguém lhes consegue ficar indiferente, aqueles que não se vestirem de Careto abrem as suas adegas aos passantes.
As crianças de sexo masculino, os Facanitos perseguem os Caretos tentando imitá-los, as raparigas solteiras, são o principal alvo dos mascarados, admiram-nos das janelas ou varandas das suas casas, com um certo receio de que o entusiasmo dos Caretos os leve a trepar para as poderem chocalhar.
Mergulhando na raiz profana e carnal, o verdadeiro motivo que move o Careto é apanhar raparigas para as poder chocalhar. Sempre que se vislumbra um rabo de saia, o Careto é impelido pelo seu vigor.
Ao CARETO tudo se permite nesses dias, pois ele assume uma dupla personalidade. O indivíduo ao vestir o fato torna-se misterioso e o seu comportamento muda completamente, ficado possuindo de uma energia transcendental. Existe algo de mágico e de forças sobrenaturais ocultas em todo este ritual de festa que atribui a estas personagens prerrogativas a imunidade interditas a outros mortais. A antiguidade e originalidade desta tradição, cheia de cor e som e a vontade das gentes de Podence, em preservar estas figuras, fizeram dos Caretos personagens famosas para lá dos limites da aldeia... e são cada vez mais frequentes os convites a este grupo etnográfico para deslocações a vários pontos do país e do estrangeiro.


http://caretosdepodence.no.sapo.pt/