19.2.09

Em defesa do património histórico de S. Pedro da Cova (Gondomar) e pela preservação do património mineiro português

Um grupo de operárias britadeiras e separadoras de carvão



Criou-se um movimento cívico em S. Pedro da Cova (Gondomar) para defesa do património industrial, mais particularmente o emblemático cavalete do Poço de S. Vicente, das minas de carvão, o qual há vários anos aguarda o desfecho do processo de classificação.


Petição em defesa do Cavalete de S.Vicente das minas de S.pedro da Cova, em Gondomar:

Considerações Arquitectónicas:
«O Cavalete do Poço de S. Vicente é uma construção digna de classificação não só como edificação industrial de grande interesse, (…) mas como elemento de um conjunto com grande valor paisagístico.»
Prof. Dr. António Madureira


Pela Preservação do Património Mineiro Português

PETIÇÃO

Em Defesa do Cavalete do Poço de S. Vicente S. Pedro da Cova, Gondomar


O Cavalete do Poço de S. Vicente é, não obstante o seu estado de degradação, o Ex-Libris de S. Pedro da Cova e um dos elementos edificados mais relevantes para a conservação da memória histórica das minas de carvão que, durante cerca de 17 décadas, fizeram da freguesia um centro industrial de inquestionável valor para a economia nacional.De acordo com o Plano de Urbanização de S. Pedro da Cova ― ratificado em Conselho de Ministros[1] ― e considerando o processo que decorre no IPPAR com vista à classificação do Cavalete, assim como a urgência na tomada de medidas para a sua recuperação e preservação enquanto testemunho histórico para gerações vindouras, os signatários deste documento decidem:
1º Manifestar a sua preocupação pelo estado de degradação em que se encontra o referido Cavalete do Poço de S. Vicente, reclamando das entidades competentes (autarquia e governo) medidas indispensáveis à sua protecção efectiva;
2º Reclamar do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) e do Ministério da Cultura a rápida conclusão do processo de classificação do Cavalete como objecto material com elevado interesse na arquitectura industrial do século XX.

Enviar este abaixo – assinado aos Exmos. Senhores:Presidente da República Presidente da Assembleia da República Presidentes dos Grupos Parlamentares da Assembleia da República Ministro da Cultura Presidente do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) Presidente da Assembleia Municipal de Gondomar Grupos Municipais da Assembleia Municipal de Gondomar Presidente da Câmara Municipal de Gondomar Vereadores da Câmara Municipal de Gondomar Presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro da Cova.

Para assinar esta Petição
www.pnetpeticoes.pt/cavaletesvicente/