Email: cicloficina.lisboa@gmail.com
http://cicloficina.wordpress.com/
Próxima sessão da Cicloficina: 21 de Dezembro de 2008, na Crew Hassan, entre as 14h30 e as 16h30.
Última sessão realizada: 16 de Novembro ( ver as fotografias desta sessão, aqui)
O que é a Cicloficina?
http://cicloficina.wordpress.com/
Próxima sessão da Cicloficina: 21 de Dezembro de 2008, na Crew Hassan, entre as 14h30 e as 16h30.
Última sessão realizada: 16 de Novembro ( ver as fotografias desta sessão, aqui)
O que é a Cicloficina?
É uma iniciativa informal, e aberta a todos os que nela queiram colaborar. É um serviço de assistência técnica simples prestado à população ciclista, e funciona apoiado no tempo, dedicação e mais valias dos voluntários que a fazem acontecer.
Qual o objectivo da Cicloficina?
# 1 - Promoção do uso quotidiano da bicicleta, dando-lhe visibilidade.
# 2 - Animação da rua e da vida colectiva do local onde decorre a Cicloficina.
# 3 - Aumento das interacções e fortalecimento das relações da comunidade.
# 4 - Empoderamento dos utilizadores de bicicleta, ensinando-os a regular, ajustar, afinar e manter as suas bicicletas, de modo a aumentar a sua autonomia, a sua segurança e o seu conforto, com vista a fomentar um maior uso da bicicleta na cidade.
Quem faz a Cicloficina?
Voluntários. É um evento realizado a nível individual e num tom informal. Ciclistas, pessoas com apetência e à vontade com bicicletas, ferramentas, mecânica, disponibilizam-se a ajudar outras com menos experiência, recursos ou vocação para essas lides. Quem estiver interessado em colaborar basta aparecer, e/ou entrar em contacto para o mail cicloficina.lisboa@gmail.com.
Quando e onde é que acontece?
Sempre que haja voluntários disponíveis. Apontamos para procurar garantir uma regularidade mensal: no terceiro domingo de cada mês, entre as 14h30 e as 16h30. Cada sessão será anunciada e confirmada previamente no site. O local é num espaço cedido pela Crew Hassan, na sua sede, na Rua das Portas de Santo Antão, em Lisboa (ver localização no mapa aqui). Outras iniciativas que entretanto vão surgindo noutros pontos do país partilhando este conceito/identidade “Cicloficina” poderão definir dias e horas diferentes, e poderão incluir diferentes actividades da de Lisboa.
O que fazem na Cicloficina?
Depende de projecto para projecto (e do seu estado de desenvolvimento), dos voluntários, das condições logísticas, dos apoios, etc. No mínimo, fazem-se coisas simples como mudar uma câmara de ar ou remendar um furo, encher os pneus, afinar os travões ou as mudanças, regular a altura do selim, apertar umas porcas e parafusos, etc. Não se fazem geralmente substituições de peças (salvo talvez umas câmaras de ar ou uns cabos de travão) ou reparações mais avançadas, para isso poderemos encaminhá-lo para uma oficina de bicicletas devidamente equipada e profissionalizada. Consoante as circunstâncias poderão haver workshops de recuperação de bicicletas (ex.: pegar em peças disponíveis e (re)construir uma bicicleta que poderá ser vendida ou doada a alguém), e estes poderão ter ou não um ênfase na formação - aproveitar o processo para ensinar outras pessoas a fazer este tipo de coisas.
É uma oportunidade de aprender e conversar com outros ciclistas sobre estas pequenas afinações, para conseguir fazê-las sozinho posteriormente. Outros assuntos relacionados com a utilização regular da bicicleta como meio de transporte surgem também facilmente à conversa.
Quanto custam os serviços?
Nada. É um serviço gratuito assegurado por trabalho voluntário. Só se houver pequenas peças (parafusos, câmaras de ar, remendos, cabos, etc) que seja necessário usar é que poderá haver lugar a alguma compensação, mas isso será visto na altura.
A Cicloficina não prejudica as empresas que operam oficinas de bicicletas profissionais?
Não. Durante a Cicloficina apenas são feitos pequenos serviços muitos simples ao alcance de qualquer utilizador de bicicleta, e que não ameaçam as oficinas profissionais. A Cicloficina complementa os serviços comerciais, e o seu papel de divulgação e promoção do uso da bicicleta beneficia as empresas do ramo ao expandir a sua base potencial de clientes (mais pessoas a andar de bicicleta mais vezes). Estes utilizadores recorrerão depois às lojas e oficinas normais para serviços especializados e para procurar melhorias de equipamento para uma melhor experiência de utilização da bicicleta, que serão estimulados a valorizar.
Quando surgiu a Cicloficina?
Em Fevereiro de 2007 um grupo de cidadãos iniciou o projecto em Lisboa. A Cicloficina começou a funcionar na Rua dos Bacalhoeiros em colaboração com a Associação Bacalhoeiro, a Junta de Freguesia da Sé e a FPCUB. Essa parceria tinha como objectivo ocupar a rua, que tinha sido fechada ao trânsito recentemente, e dar um uso ao espaço e uma ocupação às crianças da Freguesia, ajudando-as a arranjar as suas bicicletas. O projecto acabou por se desvanecer porque um dos seus principais impulsionadores e voluntários, o António Cruz, deixou Lisboa e pouco a pouco todos os outros foram desistindo. À falta de um esforço constante de divulgação da Cicloficina no Bacalhoeiro, esta acabou mesmo por parar. Para um pouco mais de história, espreite este post do Ricardo.
Em Novembro de 2008 a Cicloficina Lx foi reavivada e esperamos conseguir mantê-la, com maior ou menos regularidade, por muito mais tempo. A ideia é expandir o conceito para outras zonas do país. Usando o mesmo nome, logo e conceito, poderão surgir iniciativas similares em diversos locais, promovidas informalmente por indivíduos ou integradas em outros projectos, entidades, associações…
O projecto usufrui de alguns apoios extra-voluntários?
O objectivo é estabelecer parcerias com outras entidades, mas neste momento ainda está tudo numa fase muito embrionária.