O Centro de Estudos Teatrais da Universidade do Porto oferece a sua primeira formação interdisciplinar, de acordo com a relação fundacional entre as três áreas científicas que são sua matriz desde 2006. Direito, Letras e Arquitectura organizam-se em módulos autónomos, procurando um diálogo articulado entretanto ensaiado na actividade investigativa do Centro, no sentido de desenvolver a nível nacional, com destacada participação estrangeira, as potencialidades dos Estudos Teatrais na Universidade do Porto. Dinâmico na consciência de novas possibilidades entre escolas, atento às interpelações, hoje, da nossa cidade, o curso de Estudos Teatrais tenta uma Teoria do Drama, esboça um actual e futuro jurídico do exercício profissional, explora o texto dramático em si e nas suas projecções espectaculares, reflectirá dinâmicas da cenografia. Professores das Universidades de Nova Iorque, Londres, Bristol, Paris, Grenoble partilham, assim, na Universidade do Porto, as suas melhores experiências, desenhando connosco roteiros próximos.
MÓDULOS DO CURSO:
- Módulo A (Martial Poirson - U.Grenoble) - Atelier “classiques”: le théâtre de répertoire à l´épreuve de la scène contemporaine.
- Módulo B (Glória Teixeira - U.Porto, Regina Redinha - U.Porto) - Direito a) Fiscalidade, Gestão e Segurança Social. b) Direito do Trabalho.
- Módulo C (Jorge Croce Rivera - U. Évora) - Verdade, representação e subjectividade.
- Módulo D (Armando Nascimento Rosa) - Imaginação Simbólica e Mitanálise em Teatro - Modos de comunicação teatral.
- Módulo E (José Manuel Martins - U. Évora) - Representação e realidade: O teatro de Pasolini entre o Enigma e o Mistério.
- Módulo F (Nuno Pinto Ribeiro) - O Mago, o Judeu e o Mouro: algumas projecções de mitos do Ocidente no drama de William Shakespeare e dramaturgos seus contemporâneos.
- Módulo G (Cristina Marinho) - Clássicos da literatura Europeia: Anfitriões.
- Módulo H (Awam Kapwa - U.NIorque) - Postcolonial Studies General Topic - Drama and Ist Modernities.
Program 1 - Colonial places, Postcolonial Spaces: The Politics of Drama and Performance;
Program 2 - Ethics and Subjectivity: Performance, Activism and Citizenship;
Program 3 - Drama, Performance and Inventions of Antiquity.
- Módulo I (Martin White - U.Bristol) - Performing Theatre History a) Development of theatre history; b) Theatre studies and performing studies; c) Archives and documents; d) Resuscitating and paste performance; e) Enacting historical practices: documentation and dissemination.
DURAÇÃO: De Janeiro a Dezembro de 2009.
Inscrições de 1 de Out. a 30 de Nov.