1.3.07

A festa das Amendoeiras em flor celebra a chegada da Primavera

Os quatro concelhos do Douro Superior (Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa) são o palco privilegiado para apreciar a beleza natural das amendoeiras em flor que anunciam a chegada da Primavera.
E o facto é digno de se ver enquanto é tempo uma vez que segundo os rumores que correm e as informações das pessoas das terras as lindas amendoeiras são cada vez menos e a flor é cada vez mais escassa. Ao facto não é estranho o desinteresse e abandono a que as árvores são votadas pelos agricultores que procuram antes outras actividades que lhes sejam mais rentáveis do que cuidarem da saúde e da beleza das amendoeiras. Por isso é que se aconselha uma visita enquanto é tempo pois o espectáculo da natureza a florir vale bem a pena nos vales dos rios Douro e Sabor que ficam literalmente pintados de rosa e branco nas áreas onde ainda sobrevivem aquelas arvores.
As festas das Amendoeiras nos referidos concelhos vão desde o dia 17 de Fevereiro até 18 de Março.Até ao final de Março, cada um dos concelhos põe à disposição dos visitantes e interessados diversas iniciativas onde a gastronomia, os vinhos do Douro, artesanato, etnografia, mostras de produtos regionais e os espectáculos musicais assumem papel de relevo.
Consultar:
http://www.amdourosuperior.pt/noticias/noticia.asp?ID_DB=933


Entretanto como sugestão recomenda-se o visionamento destes dois vídeos sobre Torre de Moncorvo, que bem pode servir como estímulo para se perderem por aquelas terras transmontanas.