7.5.05

Pequeno manifesto dos comunistas sem classe e sem partido (por Elsa Morante)




A conhecida escritora italiana Elsa Morante escreveu em 1970 um breve manifesto contra o monstro que percorria o mundo: a falsa revolução. Assumindo-se radicalmente contra toda a tentação do poder, e animada por uma visceral desconfiança face a todos os totalitarismos, Elsa Morante opõe o seu Tao ao que ela chamava por Mao.
Interpela e contesta a divisa muito conhecida segundo a qual os fins justificam os meios ( que, não por acaso, foi utilizado por Mussolini)e que é o símbolo da falsidade da revolução. Para ela a verdade está na sua inversão: são os meios que mostram e abrem caminho aos fins.
O pequeno manifesto só foi publicado em 1988, três anos após a sua morte, ainda que tenha sido escrito em 1970. Nela a escritora confronta-se com os mais conhecidos lugares-comuns da revolução propugnada pelos comunistas.


Casada com Aberto Morávia, Elsa manteve-se na clandestinidade com o marido, contra a ocupação nazi da Itália nos anos de 1943 e seguintes, durante os anos da II Grande Guerra Mundial. Acabou por se separar em 1962, tendo escrito algumas obras importantes ( La Storia, de 1974), algumas delas destinadas aos leitores jovens. Morre em 25 de Novembro de 1985
Trata-se de um pequeno volume que se recomenda. Infelizmente não se encontra traduzido para português.