31.8.10

Concentração contra a expulsão dos ciganos ( dia 4 de Setembro às 15h.30 em frente à Embaixada de França em Lisboa)




Este Sábado, dia 4 de Setembro, realizar-se-á em França, um protesto contra a politica de expulsão étnica de Sarkozy. Segundo esta politica todos os indivíduos de etnia cigana , não franceses, vão ser repatriados para o País de origem de onde emigraram buscando melhores condições de vida. Infelizmente, nada tem impedido esta imposição Francesa e a mesma política está em vias de execução noutros países. Esta política e as medidas em curso são xenófoba e vão contra os direitos de livre circulação na Europa Sem Fronteiras.

A manifestação europeia em Paris é promovida pela União do Povo Cigano. O apelo que lançou conta já com o apoio de três dezenas de organizações sociais e partidos políticos franceses.
A manifestação, preparada cuidadosamente, deverá ser unitária não só dos ciganos europeus, mas de todas as forças democráticas comprometidas com o respeito dos direitos humanos», lê-se no apelo divulgado no site da organização


CONCENTRAÇÃO EM LISBOA

Em Portugal realiza-se uma concentração frente à embaixada francesa em Lisboa ( Calçada Marquês de Abrantes, nº 5, em Santos) no dia 4 Setembro, às 15h.30.


E no Porto também foi convocada uma concentração para a frente do Consulado francês ( Avenida da Boavista nº 1681) para a mesma hora.
Esta concentração acompanha a manifestação do mesmo dia, em Paris, convocada por muitas Associações de Direitos Humanos.

Em Portugal a Concentração, entre muitas outras pessoas, está a ser apoiada por:
Ass. Cigana de Braga
Ass. Cigana Canto e Dança Cigana (Porto)
Ass. Cigana de Coimbra
Ass. Cigana de Espinho
Ass. Cigana de Gondomar
Ass. Cigana de Matosinhos
Ass. Cigana Os Vikings (Porto)
Ass. Cigana Pedro Bacelar Vasconcelos (Braga)
Ass. Desportiva dos Ciganos do Porto
AMUCIP (Seixal)
APODEC (Lisboa)
Centro de Estudos Ciganos (F. da Foz)
Ciganos d’ Ouro
Gipsy Produções Ass. Cultural (Águeda)
Olho Vivo
Solim
SOS Racismo
Union Romani