2.12.09

Clube de Contadores de Histórias da Biblioteca da Escola Secundária Daniel Faria, em Baltar

Nestes tempos tão apressados, em que não há lugar para a reflexão e em que as preocupações materiais se sobrepõem ao prazer das coisas simples, a leitura de pequenas histórias, repassadas de humanidade e de beleza, pode contribuir de uma forma significativa para um alargar de horizontes que a sociedade tem querido, por força, restringir às superficialidades e canseiras do dia-a-dia.
Da constatação deste facto, nasceu, na
Escola Secundária Daniel Faria - Baltar, o CLUBE de CONTADORES de HISTÓRIAS, com a finalidade de levar às diferentes turmas da referida escola histórias capazes de proporcionarem momentos de diálogo, de reflexão e de sonho, que tão necessários se tornam para a libertação de tensões.


O Clube de Contadores de Histórias
Biblioteca da Escola Secundária Daniel Faria - Baltar

ac
@contadoresdehistorias.com


http://www.prof2000.pt/users/historias/

Nesta época dominada pela tecnologia, os meios audiovisuais têm exercido sobre os jovens um fascínio tal, que a reflexão e a leitura são frequentemente relegadas para um plano muito secundário. As diversões falam mais alto do que o sentido de responsabilidade, com sérios prejuízos para o futuro destes mesmos jovens, cuja ausência de referências éticas os torna presas fáceis de uma sociedade materialista, em que não se olha a meios para se atingir determinados fins. Nestes tempos tão apressados, em que as pessoas vivem dominadas pela luta pela sobrevivência, os valores da infância do coração, da justiça e da tolerância têm sido substituídos por um materialismo crescente, que não olha a meios para atingir os seus fins.

Neste contexto de aridez, o Clube de Contadores de Histórias da Escola Secundária Daniel Faria, Baltar, concelho de Paredes, distrito do Porto, tem tomado a iniciativa de enviar semanalmente por e-mail a todas as escolas de Portugal uma pequena história cujo tema convide à reflexão. Em virtude do interesse manifestado pelas mais diversas pessoas, decidiu o referido Clube tornar o seu projecto extensivo a outros sectores da sociedade, algumas instituições vocacionadas para o apoio à comunidade, às comunidades portuguesas dispersas pelo mundo, bem como aos países de língua portuguesa e demais pessoas eventualmente interessadas. Convicto de que essas mesmas histórias, lidas em família, poderão contribuir para o estreitamento de laços afectivos e para a transmissão de valores fundamentais para a formação do carácter dos mais jovens, o referido clube propõe-se enviar, todas as semanas, por e-mail, uma pequena história, a f im de que o maior número de pessoas venha a beneficiar com a sua leitura.

Agradece-se, por isso, o reencaminhamento das mesmas e o envio, se possível, de opiniões sobre o projecto.

http://www.prof2000.pt/users/historias/index.htm