Localizado numa casa tradicional recuperada, da aldeia do Salgueiro, concelho do Fundão, o Museu da pastorícia é um espaço dedicado à memória pastoril.
O Núcleo Museológico da Pastorícia tem como objectivo principal reunir patrimónios ligados a um quadro relacional económico e cultural desde sempre presente na humanidade: o trato dos homens com os animais.
Pretende-se conjugar dimensões patrimoniais diversificadas quer quanto ao tempo e espaço, quer quanto às matérias, contribuindo, deste modo, para uma definição mais objectivada do que se entende por “cultura pastoril” na sociedade contemporânea.
Enraizado a um território específico, este pequeno núcleo museográfico reforça a ligação e o reencontro entre as pessoas e as comunidades ao mundo e às paisagens da pastorícia. Um mundo que a partir das memórias das durezas de antanho se revisita hoje, com imaginação e sonho em contínuos reflexos temporais e (i)materiais.
Desde o presente mês de Janeiro o núcleo museológico apresenta a exposição: “O Pastor e o artesão José dos Santos - matérias sonoras”. A exposição estará patente até Abril de 2009.
Links sobre pastorícia:
Ecomuseu da pastorícia na Itália: