9.11.08

Exposição e apresentação do livro de etnopoética, «Aromas de Urze e de Lama», de João de Pina Cabral, no Museu de Etnologia (13 de Nov às 18h30)




A Imprensa de Ciências Sociais e o Museu Nacional de Etnologia realizam, numa iniciativa conjunta, a apresentação da exposição e do livro Aromas de Urze e de Lama: uma viagem antropológica ao Alto Minho, de João de Pina Cabral (2ª ed. revista) que será feita pelo Prof. António M. Feijó a 13 Novembro de 2008, pelas 18.30h no Museu Nacional de Etnologia.


De Novembro 2008 a Janeiro 2009 decorre a exposição Aromas de Urze e de Lama: uma viagem antropológica ao Alto Minho, de desenhos de Ruth Rosengarten inspirados nos poemas de Pedro Homem de Mello e na viagem antropológica de João de Pina Cabral, acompanhada pelo filme “Regresso à Terra” (1992) de Catarina Alves Costa.



Livro:
Aromas de Urze e de Lama
por João de Pina Cabral, edição ICS


Aromas de Urze e de Lama é um ensaio de etnopoética situado na área nebulosa entre a experiencia vivida e a ficção.
O leitor encontra relatos das vidas e das mortes dos camponeses minhotos, das suas noções, dos seus fantasmas, dos seus amores, dos seus medos - recentes ou antigos, verosímeis ou fantasiosos.
Na sua viagem ao terreno, o antropólogo recolhe «dados» com os quais escreve uma monografia etnográfica. Algo, no entanto, fica por contar; algo que não é factual nem ficcional: a experiencia vivida, a catálise efectuada por essa viagem na sua personalidade e na sua própria visão do mundo.
Estas são as «historias» com que o Alto Minho marcou o narrador - e a sua experiencia que, por fim, dá unidade ao texto.
Escrita nos meados dos anos 80 como primeira reacção ao reflexivismo que então se impunha nas Ciências Sociais, esta obra está fora de circulação há bem mais de uma década. A Imprensa de Ciências Sociais trá-la de novo ao prelo por sentir que representa indubitavelmente um dos principais marcos de viragem da antropologia portuguesa contemporânea. Aromas de Urze e de Lama é um hino a uma ruralidade que se esvaía. Passados vinte anos sobre a sua escrita, o texto continua a desafiar o leitor tanto pelo que conta como pela forma como conta.


Museu Nacional de Etnologia
Avenida Ilha da Madeira
1400-203 Lisboa
Telefone: (351) 21 304 11 60 / 9
Fax: (351) 21 301 39 94
mnetnologia@ipmuseus.pt

http://www.mnetnologia-ipmuseus.pt/Museu.html