9.11.08

Campanha 1 milhão de sementes para o Vale do Côa promovida pela ATN (Associação Transumância e Natureza)

No âmbito do projecto Bosques da Faia Brava, a ATN desafia-o a passar dias diferentes, dedicados à conservação do bosque autóctone, através da iniciativa de voluntariado “1 Milhão de Sementes para o Vale do Côa”.
Com o apoio de voluntários, pretendemos recuperar e melhorar o coberto florestal de áreas que foram afectadas pelos incêndios, as principais linhas de água e zonas agrícolas abandonadas, contribuindo assim para a conservação do mosaico agro-florestal e das espécies florísticas e faunísticas que dele depende.
A grande meta desta iniciativa é recolher e semear 1 milhão de sementes de árvores autóctones nos próximos 5 anos, numa área de cerca de 500 ha, incluindo freixos, sobreiros, azinheiras, carvalhos negral e cerquinho, lodão bastardo e zelha. Inscreva-se já, as vagas são limitadas. Apoie-nos fazendo parte da nossa equipa!


Datas: 15 de Outubro de 2008 a 15 de Março de 2009 (iguais períodos entre 2009 e 20013).

Local: Reserva da Faia Brava, Algodres, Figueira de Castelo Rodrigo.

Principais Tarefas: recolha de sementes, manutenção do viveiro florestal, plantação de árvores e sementes.

Outras tarefas: Observação de aves, monitorização de fauna, manutenção de pombais, podas de azinheiras e sobreiros, percursos pedestres, gestão da manada de garranos.


A todos os participantes a ATN oferece Alojamento em acampamento ou casa dependendo do período de participação (mínimo 1 semana).

Inscrições limitadas. Participantes individuais ou grupos disponíveis.

Marcações e pedidos de informação:
Alice Gama (96 210 22 62)

Descarregue o folheto
aqui

A ATN e o Colectivo Germinal, organizam duas acções de reflorestação nas margens do rio Côa. O objectivo principal é o repovoamento de áreas ardidas e agrícolas abandonadas, promovendo assim a recuperação destes ecossistemas. Haverá também a manutenção de um viveiro florestal e recolha de sementes de espécies autóctones.

Nos próximos dias 24, 25 e 26 de Outubro e dias 7, 8 e 9 de Novembro a ATN, em conjunto com o Colectivo Germinal, organiza duas acções de voluntariado para a reflorestação do Vale do Côa.

As árvores utilizadas são autóctones, sobreiros, azinheiras, freixos, entre outras. Estas acções têm por objectivo criar as condições necessárias para a recuperação de um ecossistema natural e aumento da biodiversidade.

Estas actividades realizam-se de Sexta a Domingo, sendo a Sexta-feira dedicada à recepção dos participantes. e apresentação do programa de trabalhos. O ponto de encontro é Figueira de Castelo Rodrigo, junto à Câmara Municipal. A partir daqui asseguramos transporte até ao local ao acampamento, nas Hortas da Sabóia, e regresso. Durante os três dias da reflorestação, o Colectivo Germinal garante refeições veganas / vegetarianas confeccionadas no local (Pequeno-almoço, Merenda no campo e Jantar).

Necessitas trazer tenda, saco-cama, o teu próprio prato, copo e talher, lanterna, termo, impermeável e roupa quente, botas ou galochas, instrumentos musicais, alegria e boas vibrações!!

Os Bosques da Faia Brava contam contigo


Colectivo Germinal - Associação Cultural.
Rua Dr. Pedro Lemos nº 14, R/c 3200-237 LOUSÃ.
Telefones: 239422927 963605378