18.6.08

Revista Nada - já foi editado o nº 11 desta revista de Pensamento, Arte e Ciência


O volume 11 da revista NADA está disponível


A NADA edita o 11º volume da sua colecção. Este projecto tem vindo a afirmar-se como uma referência no panorama editorial, tanto pelos seus conteúdos como pelo design.

A NADA já se encontra à venda em várias livrarias de São Paulo, Brasil e em Barcelona no CCCB.

Sobre o volume 11:

Esta é uma NADA peculiar. Pela primeira vez a sua concepção e coordenação é entregue a outros e esses outros, embora fazendo parte da equipa da revista, são o Pedro Peixoto Ferreira e o Emerson Freire, que, por seu lado, integram o CTeMe, um grupo pluridisciplinar que tem desde 2005 colaborado estreitamente com a NADA. E para piorar as coisas esta NADA 11 foi toda forjada a partir do Brasil. Desde o inicio a NADA apostou no espaço de lingua portuguesa e em especial no eixo Portugal / Brasil, que nos parece fundamental.

Segundo as palavras dos coordenadores desta NADA 11:

«Esta revista é impossível. Mas nem por isso deixa de funcionar a seu modo, e o modo de funcionamento é o que importa. O impossível se concretiza enquanto tal na pura tensão de sua impossibilidade. Isso é bom. Isso move, isso flui, isso funciona e isso se transforma. Mas se transforma em quê? Numa revista?
Como isso pode funcionar? Por um lado, este número da revista gira em torno de processos como afecção, sensação e percepção, seja como tema principal dos textos, seja como método de trabalho dos autores, ou ainda como efeito intencionado sobre os leitores. Por outro lado, a questão da técnica atravessa todos os textos como um precipitador problemático que informa o seu conjunto. Cada texto tem uma história, e foi escolhido a dedo por isso, mas nem tentaremos contá-las aqui. Apenas com relação às traduções da Donna Haraway e do Gilbert Simondon, vale dizer que elas são, antes de qualquer coisa, homenagens do CTeMe a esses dois pensadores e à potência de suas idéias.
Muitos nos ajudaram a concretizar essa experiência e gostaríamos de agradecer especialmente: às pessoas que propuseram textos para publicação; àquelas que nos ajudaram a transcrever as duas horas e meia da entrevista que fizemos com Eduardo Viveiros de Castro; e àquelas da própria Nada que possibilitaram o projeto em primeiro lugar. Sem vocês, essa revista não teria textos bons, não teria ficado pronta no prazo e nem sairia dos hardwares dos nossos computadores. O que nos devolve ao início. Nada é impossível, e só existe transmitindo sua própria impossibilidade numa tensão que levará o leitor a fazer, justamente, o impossível: Nada.»


-------------------------
Pode encontrar o volume 11 da revista NADA nas livrarias de todo o país (ver lista de livrarias no site) ou encomendar através do mail@nada.com.pt

Mais informações, locais de venda e assinaturas em
www.nada.com.pt
Tlm 962560227
Telf. 21 796 52 58
Fax 21 796 52 58