11.4.08

Exposições do Museu Nacional de Imprensa para comemorar o 25 de Abril


As comemorações do “25 de Abril” e o cartoon estão a marcar as actividades do Museu Nacional da Imprensa, com a apresentação de dez exposições de norte a sul do país, para além das cinco patentes na sua sede.

De Guimarães a Sesimbra, o MNI mostra ao público testemunhos da história recente de Portugal e o melhor do humor mundial, prosseguindo dessa forma a sua política de descentralização cultural.

Em Guimarães podem ser vistas duas mostras promovidas pela autarquia local:
“Livros Proibidos na Ditadura de Salazar” na Biblioteca Municipal Raul Brandão; e “RevoluSam” no Museu de Arte Primitiva Moderna. A primeira apresenta dezenas de livros e outros documentos ilustrativos da acção dos Serviços de Censura na literatura portuguesa e estrangeira. “RevoluSam” mostra cerca de 100 desenhos originais do caricaturista SAM. Muito censurado durante a ditadura, nos desenhos que produzia para o Expresso e a revista Seara Nova, o humorista revelou-se, com o 25 de Abril, um dos espíritos mais clarividentes na análise satírica do rumo dos acontecimentos durante a “revolução” e depois, até pouco antes de morrer, em 1993.

As centenas de cartazes que o Museu Nacional da Imprensa possui sobre o 25 de Abril, permitem que Albergaria, Palmela e Sesimbra possam mostrar ao público, dezenas de cartazes alusivos à “Revolução dos Cravos”. Promovidas pelas respectivas Câmara Municipais, as exposições apresentam ícones do “
25 de Abril” da autoria de Vieira da Silva, João Abel Manta e Vespeira.


Em Santo Tirso, o Museu Municipal Abade Pedrosa tem patente ao público a exposição “Bordallo Pinheiro: um génio sem fronteiras”.

Ainda no âmbito da descentralização, o Museu da Imprensa tem patente no Museu do Hospital das Caldas da Rainha, a exposição internacional de cartoon “
Água com Humor”.

Em Paços de Ferreira,
na Casa da Eira (no Parque Urbano da cidade) podem ser vistos cerca de 40 dos melhores desenhos (em reproduções) d “Água com Humor”.

Também no Aeroporto do Porto (Maia) pode ser vista uma mostra do Museu da Imprensa: “
Fuga Real por um triz”.
Na sua sede, o Museu Nacional da Imprensa tem patentes cinco mostras: “memórias vivas da imprensa” (permanente); “As Manchetes do Regicídio”; a mostra original da “Fuga Real por um triz”; o “IX PortoCartoon” e o Riso do Mundo. Esta última mostra tem uma extensão dos melhores desenhos na estação da CP de Braga.

O Museu Nacional da Imprensa está aberto ao público, todos os dias, entre as 15h e as 20h.





MORADA do MUSEU:
Estrada Nacional 108, nº206
4300-316 Porto (junto à Ponte do Freixo)


Telefones: 22 530 49 66 / 22 530 06 48
Fax: 22 530 10 71
E-mail: mni@museudaimprensa.pt

ACESSIBILIDADES
. STCP (Autocarro 400, 205 e ZR – Zona Rio)
. Gondomarense
. Comboio (o museu fica a cinco minutos da Estação de Campanhã)
. Parque de Estacionamento