11.4.08

A biblioteca municipal de Vila Nova de Famalicão foi enriquecida com a biblioteca pessoal de Eduardo Prado Coelho que já pode ser consultada


O espólio de Eduardo Prado Coelho que foi graciosamente doado pela sua família, após o seu falecimento em Agosto de 2007, à Biblioteca Municipal de Vila Nova de Famalicão e que atinge 10.500 publicações ( 8.760 livros e 1.875 revistas) já se encontra à disposição dos leitores interessados desde o passado dia 15 de Março, ocupando uma sala com o nome daquela conhecida figura das letras portuguesas.
Os livros e publicações distribuem-se por diversos campos do saber como a Filosofia, a Sociologia, o Cinema, a Economia, o Teatro, a Literatura, a Política e a História.

Eduardo Prado Coelho considerava a sua própria biblioteca “como um seguro de vida”, “com tantos livros por ler, como os já lidos”. Costumava dizer que tinha “livros para duas ou três vidas” e que, por isso, tinha muitas obras que nunca teria tempo para folhear.
Alexandra Prado Coelho, filha do ensaísta, confessou já publicamente que através dos livros e das anotações feitas neles é possível “construir um percurso biográfico” do seu pai. Com esta colecção de livros, “é possível ver os temas que lhe interessaram e em que altura da sua vida”, explica.
Entretanto, o município local, responsável pela biblioteca, manifestou a intenção de colocar brevemente a referida biblioteca na Internet para consulta “online.


Fonte da informação: aqui