10.11.07

Não se pode pensar a escola rural seguindo o modelo da escola urbana


Nos dia 16 e 17 de Novembro de 2007 vão realizar-se em Chantada ( Lugo, na Galiza) as «jornadas de renovação pedagógica» subordinadas ao tema do «Meio rural galego: um olhar sobre o futuro da educação no meio rural», que são promovidas pela associação «Nova Escola Galega», e nelas serão abordadas questões relativas com a formação inicial e permanente dos professores, estando ainda previstas a apresentação e debate sobre projectos de escola rural, e o contacto com experiências educativas singulares.

A associação organizadora segue assim as linhas que resultam das conclusões do I Debate, realizado em Outubro do ano passado no Museu Pedagógico da Galiza (MUPEGA) em Santiago de Compostela, e que vão no sentido de reforçar as acções direccionadas para o meio rural como forma de defender a educação em meio rural. E nas quais se destaca a necessidade de uma consciencialização para o contexto escolar no meio rural a fim de garantir o seu desenvolvimento com parâmetros próprios e não a partir de uma mímese do modelo urbano.

O reconhecimento dos direitos laborais do professorado que trabalha em meio rural e a dotação de material são as medidas mais urgentes que devem ser tomadas, acompanhadas de uma reformulação curricular e do estabelecimento de canais de comunicação entre todos os agentes educativos a trabalhar em contexto rural.

Este ano os objectivos destes encontros vão para a divulgação e valorização dos colectivos e das entidades que lutam pela melhoria da educação em meio rural.

A deterioração das condições de vida que afectam o meio rural e as políticas marcadas por uma «racionalidade administrativa» que levam à negação de recursos e ao estiolamento das educação rural irão ser também objecto de grande atenção no sentido de se avaliar as oportunidades e ameaças que pairam sobre a educação em meio rural.

A associação Nova Escola Galega nasceu a 11 de Junho de 1983 em Santiago de Compostela e constitui um movimento associativo de base com o objectivo geal de impulsionar o trabalho de renovação pedagógica e de galeguização linguística e curricular do sistema educativo da Galiza por meio do agrupamento e cooperação de todos os educadores galegos de qualquer nível educativo e de todas as pessoas sociais e colaborações que queiram contribuir com a sua acção e reflexão para um sistema educativo galego, público e democrático.



Museu pedagógico galego

Museu pedagógico galego (MUPEGA) é um centro destinado a recuperar, salvaguardar, estudar,mostrar e difundir todas aquelas expressões educativas que ponham de manifesto a riqueza do património pedagógico da Galiza