10.11.07

Literatura irlandesa na casa Fernando Pessoa (14,15 e 16 de Nov.)


O poeta Derek Mahon, a romancista Jennifer Johnston e o dramaturgo Enda Walsh estarão em Lisboa, nos próximos dias 14, 15 e 16, para falarem das suas obras no quadro do Festival de Literatura Irlandesa.

"Este festival tem o duplo objectivo de dar a conhecer autores irlandeses estudados em Portugal e reflectir sobre o modo como esses escritores têm influenciado a cultura portuguesa, nomeadamente através do teatro, com a publicação de textos, traduções e encenações de obras", disse, a propósito, Maria Helena Serôdio, presidente da comissão organizadora da iniciativa.

Para esta professora catedrática, um dos exemplos da influência dos escritores irlandeses na cultura portuguesa é o do espectáculo "The pillow man" (O homem-almofada), de Martin McDonagh, que esteve em cena nos teatros Maria Matos, em Lisboa, e Nacional de S. João, no Porto, e que inspirou um tríptico à pintora Paula Rego.

O festival arranca na próxima quarta-feira, às 18.30 horas, na Casa Fernando Pessoa, com uma sessão de leitura de poemas de Derek Mahon, ditos pelo próprio.


No dia seguinte, o encontro com os autores irlandeses decorrerá no Anfiteatro 3 da Faculdade de Letras, a partir das 10 horas, altura em que Jennifer Johnston e Derek Mahon falarão das suas obras e serão apresentadas algumas comunicações sobre a literatura irlandesa.

Na tarde deste mesmo dia e no mesmo local, Enda Walsh falará com o encenador Jorge Silva Melo a propósito da peça "Disco pigs", que os Artistas Unidos têm actualmente em cena, na Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul.

Organizado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em colaboração com a Casa Fernando Pessoa e com o Museu Nacional do Teatro , o festival tem o apoio da Culture Ireland e da Embaixada da Irlanda em Portugal.

Fonte: Jornal de Notícias


Consultar ainda:
http://mundopessoa.blogspot.com/


O Festival da Literatura Irlandesa é um caloroso tributo a poetas, romancistas e dramaturgos da Irlanda, mas pretende dar também testemunho do contínuo fascínio que a cultura irlandesa tem exercido sobre criadores portugueses em âmbitos tão diversos quanto a literatura, o teatro, o cinema ou a música, construindo-se assim, pelas artes, laços de união, sólidos e duradouros, entre as nossas duas culturas.

Ao longo de três dias - 14, 15 e 16 de Novembro -, acolheremos a Irlanda contemporânea através da leitura (e tradução) de poemas, de debates e encontros com escritores, encenadores e críticos, da música de tradição popular, de espectáculos teatrais e de visionamentos de filmes.

O convívio entre leitores, autores, espectadores e artistas - portugueses e irlandeses - é, seguramente, a melhor forma de estimular uma compreensão mais funda das nossas identidades e modos de ver, investigar o nosso "sentido de lugar" e fortalecer um mútuo envolvimento.

Rising to Meet You/ Indo ao Vosso Encontro pretende não só celebrar o poder da palavra na página, na pauta, no écrã e no palco, mas também contribuir para erguer pontes e fazer confluir caminhos entre a Irlanda e Portugal, numa colaboração estreita e recíproca, evocando a antiga benção irlandesa:

"May the road rise up to meet you and the wind be ever at your back"/ "Que a estrada se erga ao teu encontro e que o vento te seja sempre favorável".


DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

14 NOV. 18h30. Casa Fernando Pessoa
Encontro com o poeta Derek Mahon. Leitura de seis poemas de Derek Mahon, traduzidos por Rui Carvalho Homem, por Pedro Mexia. Traduzir poesia: conferência por Hélia Correia.

Às 20h30, serão de música irlandesa por Teresa O'Donnell e David Creevy (entrada gratuita)

15 NOV. 9h45. Faculdade de Letras (Anfiteatro 3)
Um Sentido de Lugar, com Jennifer Johnston e Derek Mahon. Encontro moderado por Teresa Casal e Rui Carvalho Homem. Às 11h30, Olhares Sobre a Literatura Irlandesa com Teresa Casal e Nicholas Grene. Moderação a cargo de Mick Greer e Angélica Varandas.

Às 15h00, Um Sentido de Palco, com Enda Walsh e Jorge Silva Melo. Moderação de Maria Helena Serôdio.

16 NOV. 14h e 16h. Faculdade de Letras (sala 5/2)
Visionamento dos filmes The Dawning (1988, real. Robert Knights) e Disco Pigs (2001, real. Kirsten Sheridan) seguido de debate com Mário Jorge Torres.

Todos os eventos com entrada livre