10.11.07

Elliott Sharp, músico experimentalista, vai estar em Barcelos no dia 11, num concerto promovido pela ZOOM (associação cultural)

11 de Novembro - 22horas

ELLIOTT SHARP
no AUDITÓRIO DO MUSEU DE OLARIA

Multi-instrumentista (guitarras, saxofones tenor e soprano, clarinete baixo, instrumentos de cordas inventados pelo próprio como o pantar e o slab, baixo eléctrico, computador, electrónica) e compositor, Elliott Sharp é um dos principais protagonistas da cena experimental de Nova Iorque desde há cerca de 30 anos. Lançou mais de 200 discos num espectro musical que vai dos blues e do jazz ao rock “no wave” e ao techno, passando pela música para orquestra e pelo noise. Lidera os projectos Carbon, Orchestra Carbon, Tectonics e Terraplane, tendo sido um pioneiro na aplicação da geometria fractal, da teoria do caos e de metáforas genéticas na composição e na interacção musicais, assim como no uso da informática na improvisação ao vivo.
As suas composições foram interpretadas por RadioSinfonie Frankfurt, Ensemble Modern, Ensemble Rezonanz, Continuum, Flux Quartet, Kronos Quartet e Zeitkratzer e os seus colaboradores incluíram já o cantor qawaali Nusrat Fateh Ali Khan, a lenda dos blues Hubert Sumlin, o dramaturgo Dael Orlandersmith, a violoncelista inovadora Frances-Marie Uitti, os escritores de ficção científica Jack Womak e Lucius Shepard, os gigantes do jazz Sonny Sharrock, Jack DeJohnette e Oliver Lake e o líder dos Master Musicians of Jajoukah, Bachir Attar. A sua composição “Quarks Swim Free” foi estreada na Bienal de Veneza em 2003 e a sua ópera de câmara “EmPyre” na edição da mesma de 2006. Um dos mais recentes álbuns do músico, “Sharp? Monk? Sharp! Monk!”, consiste na interpretação em guitarra acústica solo de peças de Thelonious Monk. Outros são “Racing Hearts-Calling-Tessalation Row” com a sinfónica de Frankfurt, “Forgery” dos Terraplane e “Dispersion of Seeds” para quarteto de cordas. Sharp fundou a editora zOaR Records em 1978, onde tem lançado algumas das suas produções, como as compilações “Peripheral Vision” e “State of the Union”. Completou recentemente as partituras para os filmes “What Sebastian Dreamt”, “Commune” e “Spectropia”.
Tem dedicado também alguma atenção à criação de instalações sonoras, casos de “Fluvial”, “Chromatine”, “Cryptid Fragments”, “Timetable”, “Sequences”, “Prey”, “Tag” e “Distressed Vivaldi”, para espaços e eventos de prestígio como a Gallery of the School of Fine Art de Boston, o Whitney Museum (Bitstreams) ou a Bienal NTT ICC de Tóquio.




Acerca da ZOOM:
Associação Cultural, sem fins lucrativos, com sede em Barcelos, tendo como actividade principal a exibição cinematográfica, com o objectivo de promover e divulgar o cinema, organizando mostras e ciclos cinematográficos (com destaque para o cinema português e europeu). Pretende ainda promover a realização e divulgação de projectos, actividades e produtos culturais, bem como formação, nas áreas da música, artes plásticas, fotografia, vídeo e multimédia.

Sede:
E.S.A.F. Av. D.Nuno Álvares Pereira, 4750-324 Barcelos
arturdurao@iol.pt
zoom_cine@portugalmail.pt
info@zoom.pt
Telefone: 253824595
Telemóvel: 917303594