O automóvel é uma droga dura...
.
O automóvel é o meio utilizado em mais de 85% dos quilómetros feitos nas deslocações dos portugueses e o país está entre os três países com maior densidade de automóveis (quase 600 por 1.000 habitantes), mais de um carro por cada dois residentes, atrás do Luxemburgo e da Itália.
Os números constam de um relatório divulgado pelo Eurostat sobre a evolução dos meios de transportes utilizados na União Europeia, o qual sublinha que entre 1990 e 2004 a utilização do automóvel para deslocações aumentou 38% na UE a Vinte cinco. A incidência de utilização de carro próprio nas deslocações diárias em Portugal não é muito superior à média da UE (83%).
A generalidade dos países está acima de 70%, com excepção da Hungria, onde a percentagem de utilização do automóvel (em relação a outros meios de transporte) é 59%.
O estudo refere que, em 2002, o parque automóvel nacional totalizava cerca de 5,79 milhões de ligeiros de passageiros. Comparando o stock entre os anos 1990 e 2004, o parque nacional registou um crescimento superior a 130%, o ritmo mais elevado dos Quinze e o terceiro mais forte de toda a UE-25. Do total de km percorridos/habitante o autocarro foi a opção para menos de 10% da distância, enquanto o comboio foi o modo de transporte utilizado em menos de 5% das deslocações. Ainda para Portugal, o total de quilómetros (km) percorridos por pessoa (em automóvel) superou os 9.320 km, em 2003, para uma distância média diária de 29,9 km.
O relatório, divulgado no âmbito da semana da Mobilidade (Dia Europeu sem carros celebra-se a 22 de Setembro), indica que a distância total percorrida nas deslocações dos europeus aumentou 14% entre 1995 e 2003, devido a maior utilização de carro próprio e de ouros modos de transporte (metro e eléctrico).
Em 2004, indica o gabinete europeu de estatística, 20% de todo o parque automóvel da UE estava registado na Alemanha (45 milhões de veículos), enquanto a Itália detinha 35% dos motociclos (nove milhões de unidades).
Comparando recursos em outros meios de transporte, a República Checa é a campeã em termos de rede ferroviária, com uma densidade de 122 metros por cada km2 do território, mais do dobro da média europeia (55 metros/km2).
Os números constam de um relatório divulgado pelo Eurostat sobre a evolução dos meios de transportes utilizados na União Europeia, o qual sublinha que entre 1990 e 2004 a utilização do automóvel para deslocações aumentou 38% na UE a Vinte cinco. A incidência de utilização de carro próprio nas deslocações diárias em Portugal não é muito superior à média da UE (83%).
A generalidade dos países está acima de 70%, com excepção da Hungria, onde a percentagem de utilização do automóvel (em relação a outros meios de transporte) é 59%.
O estudo refere que, em 2002, o parque automóvel nacional totalizava cerca de 5,79 milhões de ligeiros de passageiros. Comparando o stock entre os anos 1990 e 2004, o parque nacional registou um crescimento superior a 130%, o ritmo mais elevado dos Quinze e o terceiro mais forte de toda a UE-25. Do total de km percorridos/habitante o autocarro foi a opção para menos de 10% da distância, enquanto o comboio foi o modo de transporte utilizado em menos de 5% das deslocações. Ainda para Portugal, o total de quilómetros (km) percorridos por pessoa (em automóvel) superou os 9.320 km, em 2003, para uma distância média diária de 29,9 km.
O relatório, divulgado no âmbito da semana da Mobilidade (Dia Europeu sem carros celebra-se a 22 de Setembro), indica que a distância total percorrida nas deslocações dos europeus aumentou 14% entre 1995 e 2003, devido a maior utilização de carro próprio e de ouros modos de transporte (metro e eléctrico).
Em 2004, indica o gabinete europeu de estatística, 20% de todo o parque automóvel da UE estava registado na Alemanha (45 milhões de veículos), enquanto a Itália detinha 35% dos motociclos (nove milhões de unidades).
Comparando recursos em outros meios de transporte, a República Checa é a campeã em termos de rede ferroviária, com uma densidade de 122 metros por cada km2 do território, mais do dobro da média europeia (55 metros/km2).