18.6.05

Criminoso de guerra vai estar à frente da União Europeia!!!


Após a presidência do Luxemburgo à frente da União Europeia segue-se a presidência da Grã-Bretanha que, como se sabe, participa na agressão, invasão e ocupação ilegal de um país soberano como é o Iraque.
O primeiro-ministro inglês Tony Blair é um dos principais responsáveis pelo acto criminoso que constituiu o acto de guerra contra a soberania do Iraque.
Torna-se importante recordar que à luz do Direito Internacional os responsáveis por actos criminosos semelhantes podem vir a ser alvo de uma acusação e serem detidos por qualquer autoridade a pedido de um tribunal.

Reproduz-se a notícia que está a correr hoje o mundo e proveniente da Austrália ligada à possibilidade de Blair, Bush, Rumsfeld e Howard serem alvo de acusações por crimes de guerra, segundo declarações de um prestigiado advogado especialista em Direito Internacional.


O primeiro-ministro inglês e o primeiro-ministro australiano John Howard podem ter que enfrentar um processo criminal pelo facto de, quer a Grã-Bretanha quer a Austrália terem invadido e agredido ilegalmente um país soberano como o Iraque, declarou um advogado especialista em direito internacional, Philippe Sands, director do Center for International Courts na University College London. Howard em conjunto com o primeiro-ministro britânico Tony Blair podem enfrentar a breve prazi pesadas acusações enquanto criminosos de guerra pela invasão e agressão ilegal ao Iraque. O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush e o secretário de estado da defesa Donald Rumsfeld também poderiam ter de enfrentar acusações semelhantes, disse o Professor Sands. "Segundo o direito internacional uma guerra ilegal consiste num crime de agressão e em certos países um tal crime de agressão pode ser objecto de jurisdição do respectivo Estado" declarou o professor Sands à cadeia de televisão ABC. " Assim não pode ser excluída a possibilidade real de Blair e Howard, durante qualquer uma das suas futuras viagens, depois de cessarem as suas funções governamentais, serem detidos num país que tenha um acordo de extradição para com outros países, e a pedido de um tribunal independente de um destes países. Pedidos de extradição como estes podem sempre surgir. Aliás, já há precedentes nesse sentido "

Ver:

http://www.smh.com.au/news/World/PM-could-be-prosecuted-over-Iraq-war-lawyer/2005/06/17/1118869052416.html?oneclick=true

http://www.news.com.au/story/0,10117,15639337-1702,00.html

http://www.thecouriermail.news.com.au/common/story_page/0,5936,15639337%255E1702,00.html

http://www.stopwarcoalition.org/