18.6.05

Os portugueses são dos mais apáticos perante a política e dos mais infelizes na Europa.



Um estudo do «Eurobarómetro» dedicado a «Valores sociais, ciência e tecnologia», encomendado pela Comissão Europeia, divulgado esta semana, revela que os portugueses são dos europeus aqueles que mais infelizes sentem com a vida que levam: sobre a taxa de satisfação com o rumo da sua vida, os portugueses registam uma taxa de 72%, a mais baixa da Europa dos 15. Atrás dos portugueses, só as populações da Lituânia (60%), Hungria (62%), Estónia (65%), Letónia (66%) e Eslováquia (67%). Os mais satisfeitos são os holandeses (97%), filandeses (93%), espanhóis, suecos e cipriotas ( todos com 90%), sendo a média europeia de 82%
Do estudo conclui-se ainda que os portugueses são dos mais crentes (80% dizem acreditar em Deus), só ultrapassados em convicção religiosa pelos malteses e cipriotas, numa Europa dos 25 Estados em que a média é de 52% a acreditar em Deus.
Na parte destinada à política Portugal é o país em que se verifica maior apatia, com apenas 53% dos inquiridos a afirmarem-se interessados na actualidade política. A média europeia é de 67%. Os portugueses são também dos que se consideram menos informados.