3.4.05

Steve Kurtz, acusado de bioterrorismo, recebe apoios da comunidade artística internacional



Steve Kurtz, fundador do Critcal Art Ensemble (CAE) e professor de arte na Universidade de Buffalo, assim como Robert Ferrell, professor de genética da Universidade de Pittsburg, são acusados pela polícia norte-americana de bioterrorismo e de fraude postal.

Face à acusação ridícula de que é alvo, não tem faltado apoios a solidariedade dos mais variados quadrantes, em especial, da comunidade de artistas de todo o mundo que têm expressado o seu apoio e oferecido ajudas monetárias a fim de custear as despesas da defesa.

Recorde-se que em Maio de 2004 Kurtz foi incriminado ( com outros membros do CAE) de bioterrorismo devido ao material documental, que foi encontrado na sua posse, e que pertencia aos seus projectos «GenTerra» e «Free Range Grains» e que estavam relaconados com a investigação biotecnológica.

O Júri do tribunal retirou algumas das acusações mas manteve a de fraude postal, que é punido com 20 anos de prisão. É acusado de comprar bactérias (inofensivas) por 256 dólares para os seus projectos!!!

Desde a década de 1990 que Steve Kurtz é conhecido pelo seu trabalho artístico com implicações sociais e políticas através de trabalhos e projectos que combinam investigação, crítica social, perfomance e novas tecnologias

http://caedefensefund.org
www.critical-art.net