3.4.05

Squa(r)t da Rue de Rivoli, 59, em Paris, vai ser renovado e reaberto



Tornado já num símbolo habitual para os que costumam passar em frente do nº 59 da Rue de Rivoli, em Paris, o squat ali existente vai fechar para sofrer obras de remodelação e, mais tarde, abrir novamente as suas portas à população em geral.
Recorde-se que este squat – mais conhecido por «squart» - é o emblema do colectivo de artistas conhecido por «Chez Robert-Electron libré» que ocupou aquele espaço - propriedade do município parisiense – há 5 anos atrás. Este squat tem constituído um exemplo de uma conseguida ocupação ilegal e um oásis de liberdade artística. O trio que tomou a iniciativa, KGB ( das iniciais dos seus membros, Kalex, Gaspard e Bruno) decidiu em 1999 ocupar o edifício abandonado e em ruínas e transformá-lo em espaço de criação artística anti-elitista e permitir o acesso da população à criação e fruição artística.
O local acabou, entretanto, por ganhar fama mundial e tinha cerca de 40.000 visitantes por ano, tornando-se um dos centros de arte contemporânea mais conhecidos e visitados da capital francesa.