3.4.05

Permacultura

O pensamento de Permacultura foi inicialmente concebido por Bill Mollison como um sistema de agricultura ecologicamente sustentável, utilizado em diversos países.
Mollison fundou o Instituto de Pesquisas de Permacultura, na Austália, que desenvolve várias experiências inovadoras voltadas para a restauração e o uso sustentável da terra através da educação ambiental.

Apesar do conceito de Permacultura ter surgido basicamente na agricultura ecológica, ele acabou por ser extrapolado para uma série variada de outras áreas, como o desenho, a composição paisagística, o projecto de casas ecológicas e de estruturas arquitectónicas, o uso eficiente da água através da reciclagem e armazenamento de água da chuva, o uso de depósitos com tecnologia de compostagem, a reciclagem de nutrientes em solos filtrantes, e mais recentemente, o design.

Permacultura quer dizer cultura permanente que aproveita as facilidades e os produtos da natureza sem causar-lhe dano.

A Permacultura trabalha com 4 princípios básicos que funcionam como um processo cíclico: o 1º princípio constitui a observação da natureza; o 2º está no pensamento sobre a observação realizada; o 3º representa a adaptação das técnicas e o desenho de esquemas permaculturais permanentes; o 4º constitui o fazer na prática o que foi pensado. Chega-se então ao ponto inicial de observação para rematar o ciclo.

O conceito de Permacultura está informalmente por toda a parte.

Desde a revolução industrial, a agricultura tradicional tem abusado da monocultura extensiva de espécies únicas. Ora esta prática tem contribuído em muito para o esgotamento dos nutrientes dos solos e a degradação da microbiologia, além de introduzir elementos químicos artificiais no sistema agrícola dentro dos ecossistemas circundantes.


A agricultura permacultural procura desenvolver tecnologias de baixo impacte ambiental através de processos que favoreçam a natureza.

Mas há outras áreas em que se aplicam os princípios da Permacultura:
- gestão participativa
- eco-restauração
- composição paisagística
- utilização de materiais reciclados ou usados para vários fins
- incorporação dos conceitos de moradia ecológica e o desenho das eco-aldeias
- reciclagem de nutrientes no solo através da compostagem e re.uso de água domésticas
- recuperação de áreas degradada
- etc